Pesquisar este blog

sábado, 1 de agosto de 2009

Vazante esbarra nos 70 centímetros


Manaus – Após o período de enchente, a capital amazonense está aos poucos voltando à normalidade com a descida das águas do Rio Negro.
Na manhã desta quinta-feira (30), o nível registrado do Rio Negro foi de 29,10 metros, 67 centímetros abaixo da maior marca já registra de 29,77 metros em julho deste ano.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Solimões que impedia a vazante do Rio Negro formando uma represa natural das águas, está com o nível mais baixo, permitindo a vazante do Negro.
De acordo com a técnica em hidrologia do CPRM, Alice Amorim, o processo de vazante completa hoje, 27 dias. Ela explica que o declínio do rio é muito importante para que as áreas atingidas pela cheia voltem à normalidade, mas observa que o nível do rio, ainda está acima da marca de emergência (28,90 metros).
A técnica disse ainda, que o processo de vazante também pode ser identificando mais facilmente em algumas ruas do Centro da cidade. Tais como, o trecho da Avenida Eduardo Ribeiro próximo ao Relógio Municipal e Feira da Manaus Moderna, antes interditadas e atualmente liberadas para o trânsito de pessoas e veículos.
Apesar da descida das águas, Alice esclarece que a vazante só será confirmada em definitivo, quando for atingido nível inferior ao da cota de emergência.

Nenhum comentário: