sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Bananais do Amazonas livres do ácaro vermelho
Manaus - Um levantamento preliminar feito pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) concluiu que não existe ácaro vermelho nas plantações de banana do Amazonas, entre os quilômetros 0 e 206 da rodovia BR-174.
O ácaro vermelho das palmeiras foi detectado há pelo menos 15 dias em bananais e em oito em quintais de residências de Roraima. A expectativa é de que, até a próxima sexta-feira (21), as coletas em Roraima já tenham sido feitas e as amostras enviadas para análise, em Brasília.
De acordo com Luiz Fernando da Silva, Gerente de Defesa Sanitária Vegetal da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), o levantamento consistia em análise e observação de amostras de hospedeiros como palmeiras, coqueiros e bananeiras ao longo dos primeiros 206 quilômetros da rodovia BR-174, considerado rota de risco para as plantações de banana do Amazonas, pois compreende a área sul de Roraima e o norte do Amazonas.
Sobre o abastecimento da banana no Amazonas, a Sepror garante que a população não sofrerá com preços abusivos, nem com a falta do fruto porque já houve contato com os municípios produtores, inclusive de Santarém no Pará, para vender banana no Feirão da Sepror, e, assim, evitar a especulação de atravessadores.(Fonte:Sepror)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário