Manaus – A Unidade de Produção de Alevinos, localizada em Manaus, vai começar a produzir alevinos de tambaqui, em aproximadamente 35 dias. O insumo terá como destino os pequenos piscicultores pré-selecionados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). A estação de alevinagem foi inaugurada no mês de julho. Mais treze unidades devem ser construídas em todo o Estado.
Pelo menos 70 famílias de agricultores de área de assentamento, comunidades indígenas e populações tradicionais do entorno de Manaus serão os beneficiários com o recebimento dos filhotes de peixe. Em média, serão doados três mil alevinos por família, o que vai gerar três toneladas de pescado e uma renda bruta de R$ 18 mil para cada.
As 400 mil pós-larvas de tambaqui foram estocadas ontem, na unidade. Elas são oriundas da Estação de Balbina, até então, única produtora de alevinos do Governo do Estado. Após o período de 35 dias, as pós-larvas serão transformadas em 250 mil alevinos. A partir daí, os peixinhos crescem e podem ser comercializados como tambaqui-curumim – de peso entre 300 e 500 g com cinco meses de criação -, ou como tambaqui-roelo, com idade entre 10 e 12 meses e peso de até 2,5 kg.
Além da orientação técnica, a Secretaria vai ampliar as atividades de difusão e transferência de tecnologia, por meio de palestras, cursos e dias de campo. Os eventos serão realizados nas comunidades previamente selecionadas e aonde houver necessidade.(Sepror)
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário