Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

INCRA TEM SÉDE PRÓPRIA EM FIGUEIREDO

Pres.Figueiredo-(AM)- Moderna, ampla e funcional. Estas são algumas características do prédio que a superintendência regional do Incra/AM inaugurou no último final de semana, para abrigar de forma definitiva a Unidade Avançada (UA) do município de Presidente Figueiredo, que ocupava prédio locado.
A inauguração com a presença da superintendente do Instituto, Maria do Socorro Marques Feitosa, do senador João Pedro (PT), do vice-prefeito do município, Vicente Limão da Silva, do presidente da Câmara, Miguel Leopoldo, do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Lúcio Carril, do pároco do município, Frei Ronaldo Araújo e de presidentes de comunidades rurais, representantes de órgãos estaduais ligados ao setor primário, sindicato rural e assentados.
A moderna sede, com a planta assinada pela arquiteta Maria Soraya do Vale Ferreira Rebouças, servidora de carreira do Incra e responsável pelo setor cartográfico da SR/15.
O prédio com área construída de 450 m², tem seis cômodos funcionais, banheiros e ainda dois alojamentos, situada na Rua Onça Pintada, bairro Galo da Serra, um dos mais novos da cidade.
A obra construída com recursos oriundos de uma emenda parlamentar do senador João Pedro, teve custos da ordem de R$ 339.000,00, construído pela Empresa de Construção e Restauração de Imóveis, vencedora da concorrência pública através pregão eletrônico.

CONSOLIDAÇÃO

Durante o ato de inauguração, vários oradores se pronunciaram a respeito e todos foram unânimes em reconhecer o trabalho do Governo Federal vem realizando em favor dos trabalhadores do campo e da reforma agrária de um modo geral, além do carinho que o governo do presidente Lula vem dispensando ao Amazonas.
Emocionada, a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, que é servidora de carreira da Instituição, disse da sua alegria em inaugurar a nova sede da UA do Incra no município, garantindo que o fato, representava a consolidação da órgão em Presidente Figueiredo.
A superintendente lembrou que o Incra atua no município desde 1987 com a criação do Projeto de Assentamento (PA) Uatumã, vindo a seguir as Canoas, Rio Pardo e finalmente o PDS Moreno, totalizando 1.162 famílias assentadas nos quatro projetos.
Ressaltou ainda os investimentos feitos pelo Incra nos últimos dois anos, em forma de construção e recuperação de estradas vicinais e ramais, construção de centros comunitários, e recuperação de casas, somando mais de R$ 3 milhões.
Os assentamentos, em parceria com a Prefeitura são servidos por escolas, transporte e merenda escolar. A titular do Incra ressaltou a importância das parcerias no município, e falou na ampliação das ações em favor da reforma agrária e da agricultura familiar e sua dinamização.
A assentada Zita Gomes, presidente da comunidade do Canoas, uma senhora de idade avançada, mas com disposição de uma jovem, enalteceu o trabalho do Incra no município, fez reivindicações e garantiu que se sentia muito feliz em participar da festa de inauguração da nova sede no município. “Isto para nós é muito importante”, é sinal de que o Incra esta cada vez mais perto de nós”, disse.

RESPONSABILIDADE

O servidor de carreira da instituição, o chefe da Unidade, Antonio Alfredo de Lisboa Nonato, emocionado, disse que o novo prédio do Incra na cidade demonstra claramente a vontade do Governo Federal em investir na reforma agrária no Amazonas, que segundo ele vive um novo e grande momento.
O mesmo pensamento foi externado pelo delegado do MDA no Amazonas, Lúcio Carril, que aproveitou a oportunidade para anunciar a chegada brevemente do Centro Digital no PA Canoas, que será o primeiro do Estado, a ser implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O senador João Pedro, ex-servidor e ex-superintendente do INCRA, autor da emenda parlamentar que garantiu os recursos para a construção da moderna sede, reconheceu a responsabilidade que a superintendência do INCRA no Amazonas teve para a consolidação da obra. “Nós conseguimos os recursos através da Emenda Parlamentar e coube a superintendente Socorro Feitosa e toda a sua equipe, tocar o barco e viabilizar a construção desta moderna e confortável sede do Incra em Presidente Figueiredo, que será sem nenhuma dúvida, a casa dos assentados, a casa dos trabalhadores da terra e da agricultura familiar”.(Fonte: Ascom - foto: Johanan de Paula)

Nenhum comentário: