Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SNPH COLOCA BALSAS EXTRAS  NA
TRAVESSIA PARA O CACAU PIRERA

Manaus – Nesse feriado da Semana Santa, nove balsas vão operar na travessia de Manaus a Iranduba. A expectativa é de que três mil veículos de passeio façam o trajeto, de hoje (1), até sábado (3), e 20 mil pessoas sejam transportadas em balsa, de forma gratuita. Outras três mil devem atravessar em voadeiras.
Para atender a demando do período, a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) vai disponibilizar serviços extras. Serão distribuídos 700 litros de água mineral, em garrafas de dois litros.
A distribuição de água será feita por voluntários do grupo de escoteiros do bairro São Raimundo, da ONG Jovens Solidários e alunos formandos de psicologia da Uninorte. Uma barraca de apoio, com mesa e cadeiras, vai auxiliar os voluntários que também distribuirão o informativo “Travessia News”.
A Polícia Militar vai checar a documentação dos motoristas. A partir de sexta-feira o Conselho Tutelar Rural também fará operações rápidas nos momentos de maior movimento.
Uma equipe do núcleo de manutenção vai funcionar 24 horas, com três mecânicos de máquinas pesadas, em escalas de 12 horas, para garantir a operacionalização de todas as balsas, mesmo que haja uma paralisação rápida para a troca de filtros ou checagem de peças.
A SNPH recomenda que o retorno da travessia seja antecipado para domingo pela manhã, para garantir rapidez no embarque. O horário de fila sempre ocorre a partir das 15h.
Disque Travessia
Para garantir uma melhor distribuição de veículos, a SNPH vai manter o serviço de Disque Travessia. Quem precisar de informações pode ligar de qualquer parte da cidade e em 40 minutos ficará sabendo quantos veículos há na fila, quantas balsas estão operando, quanto tempo vai aguardar para o embarque e navegando, além da previsão do tempo e temperatura para o dia.
Desde o carnaval, o Disque Travessia já recebeu pouco mais de 3 mil ligações. O telefone é 3232 6868.
Conheça as balsas que operam na travessia:
- Boto Navegador I e Boto Navegador II: têm capacidade para transportar até 40 veículos de passeio, ou 20 carros de passeio e 8 caminhões e operam com uma média de 8 viagens dia, ida e volta. Boto Navegador I pode transportar 520 passageiros no salão e Boto Navegador II, 250. As duas balsas possuem coletes salva-vidas para todos os passageiros.
- Bacurau, Solimões e Cacau Pirêra: têm capacidade para transportar até 23 carros de passeio, ou 12 carros de passeio e 4 caminhões, com uma média de 8 viagens por dia, ida e volta. Bacurau pode transportar até 320 passageiros, Solimões, 250 e Cacau Pirêra, 350. As três balsas possuem coletes salva-vidas para todos os passageiros.
- Iranduba: tem capacidade para transportar até 23 carros de passeio, além de 120 passageiros no salão, resguardados pelo mesmo número de coletes salva-vida. Opera com uma média de 8 viagens por dia, ida e volta.
- Lady Irene, Edu III e Acre/Brasil: têm capacidade para transportar até 45 carros de passeio, ou 20 carros de passeio e 9 caminhões, além de 300 passageiros na casaria (área coberta), resguardados pelo mesmo número de coletes salva-vidas. Operam com uma média de 9 viagens dia, ida e volta.(Fonte:SNPH)

Nenhum comentário: