Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

Fumar não é chique
AS MULHERES ESTÃO FUMANDO MAIS
 Manaus - O alerta do Dia Mundial sem Tabaco, data comemorada onteeste ano foi dedicada inteiramente as mhlheres.
 De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), elas já representam 20% dos fumantes. Há cinco anos, segundo a OMS, esse percentual não chegava a 10%.
Em Manaus, a abertura da programação aconteceu neste, com atividades no Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul da cidade. As ações foram antecipadas para ontem devido a abertura da campanha de Educação da Secretaria Municipal de Saúde (Sema). O tema deste ano é Fumar não é chique. O Fumo acaba com sua imagem”.
Programação
Ontem a ação foi realizada em cinco shopping centers, com equipes da Semsa distribuindo folhetos educativos e orientando sobre o serviço que a Prefeitura de Manaus disponibiliza para tratamento de fumantes. Estão programadas, ainda, palestras em escolas, empresas e órgãos públicos. Em cada um dos quatro Distritos de Saúde da zona urbana, equipes formadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sairam às ruas para distribuir folhetos e adesivos da campanha para carros.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, os estudos da OMS apontam que o marketing das indústrias de tabaco voltou-se para as mulheres, nos últimos anos. Segundo a OMS, a propaganda associa o cigarro à mulher independente e charmosa. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que, em Manaus, seguindo uma tendência mundial, as mulheres vêm sucumbindo a esse apelo. O estudo, realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), considerou os anos entre 2007 e 2009.
Dados
O uso do tabaco entre as mulheres aumentou de 6,8% para 7,3%, entre 2008 e 2009, em Manaus. Os homens continuam sendo a maioria entre os fumantes, embora o sexo masculino tenha fumado menos nos últimos três anos. Em 2007, eles representavam 22,9% dos fumantes de Manaus. Em 2009, esse número caiu para 17,4%.
Outra boa notícia é que o número de fumantes com idade acima de 18 anos diminuiu cerca de 4,2% entre os moradores de Manaus. No primeiro ano da pesquisa, o total de fumantes acima dos 18 anos correspondia a 16,3% da população local. Este número reduziu para cerca de 12,1%, em 2009, o que representa cerca de 136 mil fumantes em Manaus, conforme dados da Vigitel. “Trata-se de uma redução significativa, em função da dificuldade que é abandonar o vício”, afirma o secretário Francisco Deodato.
A coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Semsa, Marlene Souza, diz que um dos motivos para o aumento do número de fumantes entre as mulheres é o “status” social que o cigarro atingiu neste público. A coordenadora ressalta que esse fenômeno vem ocorrendo em todo o mundo. “Conforme a OMS, hoje, 20% dos fumantes no mundo são mulheres. Há cinco anos, esse percentual não era nem a metade disso”, reforça Marlene Souza.
Ambulatório de fumantes
Para quem deseja parar de fumar, a rede municipal de saúde conta com o serviço de apoio oferecido em quatro “Ambulatórios de Tratamento Fumantes”, que funcionam em cada uma das zonas da cidade. Em junho, de acordo com o secretário Francisco Deodato, mais quatro ambulatórios serão inaugurados.
Nos “Ambulatórios de Tratamento de Fumantes”, as pessoas que buscam ajuda recebem atendimento multiprofissional, com médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, odontólogo e assistente social. O tratamento dura cerca de um ano. Na primeira fase, o paciente realiza exames, passa por encontros semanais com a equipe médica e participa de sessões de terapia cognitivo-comportamental em grupo. Dependendo da necessidade, poderá participar de sessões individuais e, conforme o quadro clínico, o paciente pode receber, inclusive, tratamento medicamentoso.
Caminhada
A programação relativa ao “Dia Mundial sem Tabaco” que acontecerá no Parque dos Bilhares incluirá uma caminhada em prol da saúde, com o objetivo de estimular a realização de atividades físicas. “Querer parar de fumar e ter hábitos mais saudáveis é o primeiro passo para deixar o tabaco”, diz a coordenadora da campanha e do Programa de Combate ao Tabagismo da Semsa, Marlene Souza.
Após a caminhada, o público poderá assistir a uma palestra, proferida pelo médico cardiologista Aristóteles Alencar, sobre o tema “Tabaco e Gêneros. Com Ênfase no Marketing para Mulheres”. Após a palestra, haverá um espaço para depoimentos de ex-fumantes, que foram atendidos no serviço para tratamento oferecido pela Semsa. Ao final, está programado um show da banda Contágio. (Semsa)



Nenhum comentário: