Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Demonstração de fé
MAIS DE 40 MIL NA PROCISSÃO 
 DE CORPUS CRHISTI EM MANAUS 

Manaus - Segundo a Pllícia Militar do Estado, mais de 40 mil católicos participaram nesta quinta-feira da procissão que marca o início da celebração de Corpus Christi nas igrejas e comunidades de Manaus. O cortejo teve início às 15h, na Igreja da Matriz, no Centro, e seguiu até o fim da Avenida Eduardo Ribeiro. Foi lá que o Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Luiz Soares, celebrou uma missa campal para os participantes.
A missa solene de adoração eucarística, presidida pelo Diácono Aluysio, reuniu centenas de fiéis. Com todos os bancos ocupados, muitos acompanharam a celebração das laterais e até mesmo de fora da Catedral.
No fim da adoração, os devotos tomaram a Avenida Sete de Setembro. Com bandeiras coloridas, estandartes ou segurando as folhas de cânticos, os fiéis seguiram em procissão que ocupou toda a avenida, desde o cruzamento com a Rua da Instalação até a Avenida Getúlio Vargas.
Já na Avenida Eduardo Ribeiro, o cortejo liderado por dezenas de coroinhas de várias paróquias de Manaus pôde se instalar diante do palco onde ocorreu a missa campal, celebrada pelo Arcebispo Dom Luiz Soares Vieiras. O ato simbolizou o encerramento das festas de Corpus Christi.
O taxista Sebastião Cavalcante, presente na comemoração, ressaltou o valor do evento para a manifestação da fé. Com o neto Victor, de apenas dois anos, ele contou que fez questão de trazer a família para manter a continuidade da tradição cristã.
A ambulante, Marli Barbosa, 46, já vende bebidas durante a festa de Corpus Christi há cinco anos. Católica, ela garantiu que consegue trabalhar e, ainda, louvar o Sacramento. “A procissão passa e eu vou cantando. Assim o meu pensamento fica em Deus”, comentou.
Enquanto a procissão cruzava a Av. Getúlio Vargas, o trânsito na Av. Floriano Peixoto foi interrompido. Dentro do ônibus da linha 427, preso no engarrafamento, a aposentada Iozeli de Souza, de 71 anos, assistiu ao cortejo. “Fico feliz pelo que está acontecendo. Tanto que nem dá para ficar com raiva de esperar”, declarou.
Benção aos enfermos
Já na Avenida Joaquim Nabuco, a procissão parou diante do Hospital da Beneficente Portuguesa. Em um carro ornamentado com flores e veludo escarlate, o Arcebispo Metropolitano orou pela saúde dos enfermos e profissionais na instituição.
O que representa a data?
Corpus Christi, da expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É uma das principais festas do calendário da Igreja Católica.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo.





Nenhum comentário: