Balsas da Manaus Moderna
terão regularização temporária
Manaus - As balsas do Ajato e das verduras não vão sofrer qualquer manobra de retirada. As balsas amarela e a verde devem ser posicionadas em frente à feira da banana, onde há pista dupla. Essa foi a conclusão da segunda reunião ocorrida na Capitania dos Portos com a presença da SNPH, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Gerência de Patrimônio da União e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O objetivo é de reordenar a principal área de atracação de embarcações em Manaus. O próximo passo é a apresentação de um plano de movimentação dos flutuantes que deverá ser apresentado até a próxima segunda-feira, (07), com a presença da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias.
As balsas vão receber uma regularização temporária para que possam prestar contas das atividades exercidas naquele ambiente do porto público.
O deslocamento das balsas vai ocorrer no período das cheias e da vazante. Na cheia as balsas vão para a feira da banana, onde há pista dupla e canteiro central e, na vazante, elas retornam para, mais ou menos, o mesmo local onde estão hoje.
Além dessa alteração de local, todas as balsas vão contribuir com campanhas que promovam a melhoria da qualidade de vida de quem trabalha ou visita a Manaus Moderna. A primeira campanha é a de formalização do trabalhador das embarcações com a assinatura da carteira de trabalho.
Os proprietários das balsas deverão também apresentar um projeto de engenharia elétrica para organizar o sistema de energia existente. O não cumprimento deste prazo deverá gerar multa e a suspensão imediata das atividades. A Cobrança vem do Ministério Público Federal do Trabalho e tem a SNPH como co-responsável pelas melhorias, pelo fato de as balsas estarem em ambiente portuário. (SNPH)
Nenhum comentário:
Postar um comentário