Prorrogada vacinação contra H1N1 até sexta
Manaus - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que prorrogou até a próxima sexta-feira (14) a vacinação contra H1N1 para crianças a partir de seis meses a menores de dois anos; jovens entre 20 e 29 anos e doentes crônicos.
Nesta segunda-feira (10), no horário das 8h às 17h, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas do município também prosseguem o trabalho de imunização das gestantes e dos adultos entre 30 e 39 anos. Esses dois grupos serão vacinados até 21 de maio.
A Semsa manterá, ainda, a estratégia de realizar a vacinação em horário noturno, em locais como universidades e supermercados de grande movimento.
- Esta é uma estratégia que vem se mostrando bastante eficaz para garantir uma boa cobertura vacinal da população de 20 a 39 anos. Durante toda esta semana, portanto, nossas equipes itinerantes intensificarão as visitas a esses locais, explicou o secretário municipal de saúde, Francisco Deodato.
Nesta segunda-feira, a Gerência de imunização deve divulgar a programação de visita às universidades, para o decorrer desta semana. Deodato antecipou, no entanto, que já está definida a presença, no horário das 18h às 22h, de equipes de vacinação nos supermercados DB e Carrefour, da Cidade Nova e da Ponta Negra.
Mobilização
No último sábado (08), a Prefeitura promoveu um “Dia D” de mobilização contra a Influenza A, para marcar o início da vacinação dos adultos entre 30 e 39 anos e aproveitar para ampliar o número de pessoas imunizadas nos demais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
UBS e Policlínicas do município, assim como os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), da rede estadual, funcionaram das 8h às 17h. Também foram montados postos de vacinação em três grandes supermercados da cidade. Segundo balanço parcial divulgado pela Gerência de Imunização da Semsa, 36.882 pessoas compareceram aos postos de vacinação para tomar a H1N1 no “Dia D”.
Meta
O Ministério da Saúde definiu que a meta é imunizar contra a H1N1 80% da população estimada em cada grupo prioritário. A Semsa já superou a meta prevista de imunização para trabalhadores da saúde, indígenas aldeados, crianças menores de 2 anos (primeira meia dose da vacina); gestantes e doentes crônicos com mais de 60 anos.
Com a ação do último sábado, está próxima de atingir, também, a meta de imunização dos jovens entre 20 e 29 anos.
- No último sábado, 12.045 jovens tomaram a vacina contra a nova gripe, elevando para 250.978 as doses aplicadas nessa faixa etária. O número representa 71% da população estimada para este grupo e com o trabalho que realizaremos esta semana a meta de 80% seguramente será alcançada, afirmou Francisco Deodato.
Francisco Deodato voltou a alertar aos pais sobre a necessidade de levar as crianças menores de 2 anos que receberam a primeira meia dose da vacina contra H1N1 para tomar a segunda meia dose da vacina.
- Sem a segunda meia dose, a criança não estará imunizada. Os pais não devem se esquecer de retornar ao posto de vacinação ao completar 30 dias da primeira meia dose da vacina recebida pelo bebê, frisou o secretário. (Semsa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário