Garçons e garçonetes
Aprovado projeto de lei que regulamenta gorjeta
Brasilia - A Câmara aprovou ontem projeto de lei que regulamenta os 10% de gorjeta para empregados de bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes e similares. A proposta, que segue para votação no Senado, prevê a possibilidade do desconto de um quinto do total da gorjeta para encargos sociais e previdenciários. O projeto estabelece a incorporação desse valor como parte do salário.
Para fiscalizar o pagamento, será formada uma comissão de empregados. O que for recebido pelo estabelecimento a título de gorjeta terá que ser distribuídos a todos os funcionários, de acordo com critérios preestabelecidos.
De acordo com Francisco Lacerda, presidente do sindicato dos trabalhadores de hotéis, restaurantes e similares, o Estado de São Paulo conta com cerca de cem mil garçons, sendo o piso da categoria atual de R$ 733,91.
De acordo com o deputado Gilmar Machado (PT-MG), autor da proposta, hoje são 80 milhões de profissionais em todo o país que trabalham na área.
A votação da proposta foi acompanhada por inúmeros funcionários de bares e restaurantes. "A proposta tem uma importância social muito grande, porque sabemos que a taxa de serviço pode ajudar a vida de muitos profissionais", disse Francisco Lacerda.(Ag.Câmara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário