Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cigás é multada por causar
danos ao meio-ambiente


Manaus– A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) autuou hoje (6), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) por danos causados à vegetação em um dos trechos das obras situado nas proximidades do cruzamento da Avenida Constantino Nery com a Avenida Airão. É a segunda vez que a Companhia é multada.
A Cigás será enquadrada no artigo 137, inciso 6, do Código Ambiental do Município, que prevê multa de 51 a 250 Unidades Fiscais do Município (UFMs) para quem suprimir ou danificar vegetação em via pública. A multa aplicada à empresa será de 150 (UFMs), equivalente a R$ 9,3 mil. A empresa também foi autuada na última segunda-feira (3), em 20 mil UFMs – aproximadamente R$ 1,2 milhão, por executar as obras sem o licenciamento municipal.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, quando não destrói os vegetais nos canteiros de obras, a empresa usa as árvores como suporte para amarrar os tubos da canalização do gás. Alguns galhos não suportam o excesso de peso e quebram, como foi o caso constatado no local visitado pelo secretário nesta manhã.
Interdição
As obras da Cigás foram interditadas na última segunda-feira por determinação do prefeito Amazonino Mendes após a constatação de que estavam causando impacto local para o trânsito de veículos e pedestres, e para o meio ambiente.
Segundo a determinação do prefeito, as obras só podem ser retomadas depois que a empresa estabelecer um cronograma de trabalho e providenciar o devido licenciamento ambiental junto ao município.
O secretário Marcelo Dutra foi aos canteiros de obras da Cigás depois de receber denúncia de que a empresa estaria descumprindo a ordem de embargo da prefeitura, mas a irregularidade não constatada.(Semmas)



Nenhum comentário: