Pesquisar este blog

domingo, 13 de dezembro de 2009

SENADOR CONDENA AÇÕES DO IBAMA NO AMAZONAS



Brasilia - Em discurso pronunciado no Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), transmitiu denúncia do advogado Ricardo Gomes. Segundo o líder tucano, o IBAMA estaria cometendo arbitrariedades contra pequenos agricultores no município amazonense de Ipixuna. - Gente, cuja renda familiar não chega a R$ 500 está recebendo multas de até R$ 400 mil, declarou. Não se defende o meio ambiente – frisou – perseguindo gente pequena, que, para sobreviver, desmata área de um ou dois hectares, para uma roça de mandioca ou gado de subsistência.
Para Arthur Virgílio, “é demagógico, falso, se dizer que assim se protege o meio ambiente”. “Quem é capaz de depredar, que tem tecnologia para isso – disse – é gente de fora, não quem faz seu roçadinho. Essas pessoas eu tenho o dever de proteger, e eu vou protegê-las mesmo.”
Para Arthur, não são essas pessoas que fazem mal ao ecossistema da Amazônia.
- Esses pequenos agricultores não foram sequer advertidos, embora essa seja a primeira medida para delitos ambientais. E eles estão indefesos. Não há defensor público na cidade, nem mesmo advogado. E há vários processos de embargo de terra, desocupação, sem que as pessoas tenham para onde ir.
O líder tucano disse que nunca foi proposto algum Termo de Ajustamento de Conduta, o chamado TAC, para, se for o caso, se recompor alguma área degradada, ou qualquer outro mecanismo que não inviabilize a vida daqueles pequenos agricultores.(Assessoria)

Nenhum comentário: