Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

INCRA FIRMA CONVÊNIO PARA ASSISTÊNCIA TÉNICA EM ASSENTAMENTOS


Manaus - Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM), assinaram convênio para levar mais assistência técnica a projetos de reforma agrária no Amazonas. O objetivo melhorar as condições de vida dos assentados e promover o aumento da produção e produtividade com qualidade com a utilização de novos métodos, cuidados e técnicas.
O convênio foi assinado pela superintendente do INCRA Maria do Socorro Marques Feitosa e pelo titular do IDAM Edimar Vizolli, durante a realização da VII Feira da Agricultura Familiar do Amazonas (FEAF), promovida pelo INCRA para difundir a produção variada dos assentamentos e mostrar o leque de ações desenvolvidas pelo INCRA no campo.

De acordo com o convênio, o INCRA repassará ao IDAM R$ 1.288.000,00 com uma contrapartida de R$ 161.117,97, para atender com assistência técnica a 31 projetos de assentamentos de reforma agrária, em 14 municípios.

O IDAM fica com a responsabilidade de levar assistência técnica a 3.220 famílias assentadas nos PAs: Juma, Acari, Piaba, Puxurizal, Matupi, Sampaio, Panelão, Espigão do Arara, Paquequer, Tarumã-Mirim, Santo Antonio, Nazaré, Rio Pardo, Canoas, Uatumã, Engenho e Iporá. PAEs:Boto, Novo Horizonte, Santa Maria Auxiliadora,Matupiri, Jenipapos, Onças, Castanho, Abacaxis II e ela Vista II. PDS: Nova Esperança e Apuaú.

RESPEITO A PLURALIDADE

O principal objetivo do convênio, segundo a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa “é levar assistência técnica aos” assentados da reforma agrária, respeitando a pluralidade, as diferenças regionais, as diversidades socioeconômicas, ambientais e dessa forma possa contribuir para melhorar os patamares da sustentabilidade dos agroecosistemas e assegurar a participação dos agricultores familiares à segurança alimentar e a conquista da cidadania nos assentamentos de reforma agrária”.

Ainda de conformidade com o convênio, o IDAM, deverá atuar com 49 profissionais diretamente no campo, ou seja, nos assentamentos juntos aos agricultores, trabalhando não apenas a assistência técnica propriamente dita, mas, levando noções claras sobre a biodiversidade da Amazônia, para que os assentados possam trabalhar uma reforma agrária com sustentabilidade, produzindo bem sem agredir ao meio-ambiente.
(Fonte: Ascom - INCRA-AM).

Nenhum comentário: