Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PF tem agendamento online para Passaporte

A Polícia Federal acaba de implantar um sistema online de agendamento para requisição de passaporte nas Superintendências Regionais do DPF (Departamento de Polícia Federal). Segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados ), o objetivo do novo serviço é aliviar as filas nos postos da polícia que emitem o documento, facilitar o processo de marcação de visita para confirmação da solicitação, a conferência documental e a captura dos dados biométricos, nas localidades onde o Novo Passaporte já está disponível.
A solução de agendamento é baseada em software livre e permite a gestão descentralizada do conteúdo pelos gestores da Divisão de Passaporte (na sede do DPF) e também pelos gestores locais, em cada Posto emissor de Passaporte no país.
A população de São Paulo, principalmente, tem enfrentado dificuldades para entrar com o pedido do novo documento de viagem. Com apenas seis postos disponíveis na capital, os solicitantes tem enfrentado filas de pelos menos quatro horas. No entanto, o agendamento ainda não está disponível para os paulistanos. Por enquanto, somente os postos de Brasília, Goiânia, Jataí (GO) e Florianópolis operam com o serviço online.
Segudno o Serpro, no portal da Polícia Federal, o cidadão preenche o formulário de solicitação de passaporte. Esse formulário faz parte da solução do Sistema Nacional de Passaportes (Sinpa), desenvolvido pelo Serpro e em funcionamento desde dezembro de 2006. Após o preenchimento do formulário, o sistema disponibiliza o número do protocolo e possibilita a emissão da GRU, para pagamento na rede bancária.
Com o número do protocolo em mãos, o requerente acessa então o link de agendamento e escolhe a Unidade Federativa informada na solicitação do passaporte.A partir dessa triagem, uma tela se abre para a marcação de data e hora de atendimento. Basta escolher uma data disponível, preencher os dados pessoais e confirmar a operação. A página, que tem opções de consulta, cancelamento e reagendamento, conta também com recursos de acessibilidade para deficientes visuais.
Nem todos os postos precisam do agendamento da visita, devido ao baixo fluxo de requisições. No portal da Polícia Federal estão disponíveis as informações, como telefones e endereços, sobre todos postos de atendimento do órgão. A PF esclarece que o atendimento especializado, em caso de comprovada necessidade e urgência do passaporte, continua. Para tanto, o solicitante deve comparecer diretamente a um posto do DPF, no horário do expediente, munido de toda a documentação original exigida.(Site PF)

Nenhum comentário: