Pesquisar este blog

sábado, 11 de julho de 2009

SAMBA DO CRIOULO DOIDO - *Osny Araújo


A bruxa parece mesmo que anda solta em Brasília e vive provocando crises e mais crises no Parlamento, especialmente no Senado da República, onde o presidente José Sarney, (PMDB-AP) insiste por vaidade em permanecer no cargo, mesmo sabendo, que esse comportamento, prejudica e muito o andamento dos trabalhos na Casa e conseqüentemente o Brasil.
O certo, é que os políticos em Brasília vivem uma situação delicada e complicada. Se eles que lá, não estão se entendendo e não falam a mesma língua, como é que vamos entende-los ? A coisa está mais para samba do crioulo doido do que qualquer outra coisa. A coisa parece que esta preta.
Na grave crise que envolve o Senado, num primeiro momento, o PT, através a palavra do seu líder, senador Aluísio Mercadante, defendeu da tribuna o afastamento de Sarney da presidência, para que as coisas pudessem se acalmar e talvez, voltar à normalidade.
Horas mais tarde, ainda no mesmo dia, após uma reunião da bancada com o presidente Lula, Mercadante voltou à tribuna desta feita para desmentir o seu discurso inicial e afirmar, que o PT resolveu apoiar a permanência de Sarney no cargo, em nome da governabilidade. Durma-se com um barulho desse.
Os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, coitados, quase enlouquecem, porque não sabiam o que dizer. Não sabiam em qual discurso acreditar. Coisas que acontecem na vida de um jornalista, especialmente de quem cobre política.
Passados dois ou três dias, eis que o PT, talvez por sentir a gravidade do momento e pensando nas eleições, ou melhor, nas reeleições do ano que vem, voltou atrás e resolveu novamente pedir a cabeça do Sarney. Fica realmente difícil de entender o que passa em cabeça de político e especialmente da bancada do PT no Senado.
Alias até mesmo alguns senadores de oposição que defendiam ardentemente a saúda de Sarney, parece que já não estão muito confiantes que essa seja a melhor solução. Tem senador de oposição garantindo que a crise não é somente do Sarney, mas de todos. Durma-se com um barulho desses.
Para agravar ainda mais crise e piorar um pouquinho, só um pouquinho a situação do presidente da Casa, descobriram que uma Fundação da dirigida pela família Sarney, gastou dinheiro indevido da Petrobras. Outra bronca para ser digerida pelo Senado e o amazonense Artur Neto (PSDB), já está denunciando Sarney ao Ministério Público e pedindo que o Conselho de Ética abra um processo, para investigar a quebra de decoro parlamentar pelo presidente da Casa.
Sei que em função do tradicional corporativismo que campeia no legislativo brasileiro, em todos os seguimentos, essa cosia toda vai dar em nada, ou melhor, deverá ser transformada numa grande pizza. Mas se dez zebra e realmente os nobres senadores resolvem levar a coisa a sério, o todo poderoso José Sarney, poderá inclusive ser cassado. Sei, está hipótese é apenas um pensamento isolado do articulista.
Como se vê, o mar não está pra peixe em Brasília, mas ainda assim, o senador maranhense insiste em permanecer no cargo, talvez, por saber a força que tem o seu partido, o PMDB dentro do Governo Lula e por saber também, que o Governo não está nenhum pouco interessado em ter os peemedebistas como opositores, não arreda o pé de onde está.
Com essas cartas nas mangas, Sarney vai prorrogando o jogo sabe-se lá até que essa sua postura egoísta e teimosa vem prejudicando e muito o funcionamento do Congresso Nacional, que certamente deverá ter coisas bem mais sérias para fazer, ao invés de ficar administrando crises. O que o povo brasileiro não pode esquecer, é que ano que vem teremos eleições e essa turma toda ou quase toda está nas ruas pedindo os nossos votos, sempre com as suas falácias bem articuladas. Pense nisso.
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: