Manaus - Estudantes, cientista e professores de todo o país participam até o dia 17 de julho, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A abertura do evento aconteceu na noite de domingo (12/7) para um público estimado em 2 mil pessoas no Largo de São Sebastião, Centro da cidade, fato que, para o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, surpreendeu os organizadores.
Pela primeira vez participo da abertura desta reunião num ambiente tão diferente, ao ar livre, com centenas de estudantes, pesquisadores, autoridades e, o mais importante, a participação da sociedade. O conhecimento que será discutido aqui durante os próximos dias é muito importante para tornar o país uma potência ambiental, destacou Raupp.
Além de dar as boas vindas, o governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, fez questão de destacar que só será possível dar melhores condições para a sociedade após entender a Amazônia por meio da pesquisa, da ciência e da tecnologia.
- Conhecer e utilizar adequadamente a biodiversidade de nossa região é imprescindível para alcançarmos o desenvolvimento sustentável que pretendemos para o Estado, disse.
Ciência e Tecnologia
O Ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, que também esteve presente, trouxe boas notícias para os cientistas e afirmou que o ministério está empenhado, destacando que sua equipe está trabalhando em quatro frentes para alavancar a Ciência e a Tecnologia no país.
- Estamos trabalhando para combater a burocracia, resolver o problema de acesso à biodiversidade, facilitar as questões de importação e ampliar os recursos para o setor. Com essas iniciativas, esperamos fazer a ciência evoluir de forma que todos os recursos destinados sejam aplicados de forma eficiente, disse.
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, que também compôs a mesa de abertura, disse que o evento de abertura causou entusiasmo a todos, pois conseguiu lotar uma praça de pessoas reunidas para ouvir falar de ciência.
A expectativa é grande. Agora é aproveitar todas as programações e as ações que se realizam durante toda a semana, avaliou.
A Fapeam é uma das instituições parceiras na realização da 61ª Reunião Anual da SBPC, com recursos da ordem de R$ 180 mil, tendo destinado R$ 150 mil para apoiar o evento na capital amazonese e 30 mil para a reunião regional preparatória ocorrida em março em Tabatinga.(Fonte Fapeam).
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário