Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pesquisa vai apontar problemas do
 transporte coletivo de Manaus

Portalamazonia
Manaus  – Para diagnosticar os problemas do transporte coletivo de Manaus, cerca de cem pesquisadores da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) vão realizar um levantamento de dados nos terminais de ônibus da capital. A pesquisa deve estar concluída em 1º de dezembro deste ano.
De acordo com superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, a pesquisa vai nortear uma nova prestação de serviços para a população, corrigindo distorções e problemas no transporte enfrentados pela população.
Os pesquisadores vão atuar nos cinco terminais da cidade no horário das 4h - quando os coletivos começam a circular - às 21h. Nesta primeira etapa, a pesquisa vai observar, entre vários aspectos, a quantidade de coletivos e de passageiros, tempo de viagem, cumprimento de horários e de rotas. A pesquisa vai observar ainda a frota em operação, quilometragem dos veículos, além das condições das paradas e abrigos para ônibus.
O superintendente da SMTU destacou ainda que até o mês de junho de 2011 cerca de mil novos ônibus começarão a circular, enquanto a frota sucateada sairá. Segundo Cavalcante, quando a primeira fase de pesquisa for totalmente concluída, será iniciado um diagnóstico de satisfação dos usuários do transporte coletivo de Manaus.
CPI do Transporte
Uma proposta de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do sistema de transporte público de Manaus foi rejeitada no início do ano. Segundo o autor da proposta, vereador Hissa Abrahão (PPS), o documento foi rejeitado por ordem do presidente da Câmara Municipal (CMM), vereador Luiz Alberto Carijó (PTB), que alegou estar em período eleitoral.
O Regimento Interno da Câmara prevê 13 assinaturas para a criação de uma CPI, o equivalente a um terço dos 38 vereadores da casa. De acordo com Abraão, a proposta foi assinada por 18 vereadores, por isso foi arquivada. “Eu e outros parlamentares entramos com uma liminar na Justiça e como já passou as eleições no Amazonas, tirando a de presidente, continuamos aguardando a reabertura da CPI”, disse o vereador.
Investigar o consórcio Transmanaus a partir dos anos de 2000 a 2009, o Sistema de Transporte Coletivo denominado Expresso, valor da tarifa de ônibus, são algumas metas da CPI, conforme destaca Hissa Abrahão.
O Portal Amazônia entrou em contato com o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Luiz Alberto Carijó, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta sobre a situação.





Nenhum comentário: