Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CMM PODE CRIAR  A  "CPI DO CHIBATÃO"

Com informações da TV Amazonas
Manaus -  - Representantes da Comissão de Vigilância da Amazônia e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus cogitam criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o acidente no Porto do Chibatão, localizado na zona Sul da capital. O empreendimento, classificado como o maior complexo portuário privado do Estado, sofreu um deslizamento há 12 dias que deixou dois trabalhadores desaparecidos, além de derrubar dezenas de contêineres e carretas no rio Negro.
A criação da CPI foi citada pelo presidente da Comissão, Ademar Bandeira. Ele comentou que o objetivo seria detectar irregularidades no Porto, principalmente quanto às licenças ambientais. O vereador explicou que a instalação do inquérito seria necessária somente se a direção do Chibatão não apresentasse a documentação solicitada ou caso seja constatado algum erro no processo.
Sobre o encaminhamento de toda a documentação, o gestor do Porto Chibatão, Rildo Cavalcante de Oliveira, afirmou que colocará à disposição todas as informações necessárias para a apuração da tragédia. Ele declarou ainda que já iniciou a contratação de três empresas para elaborar laudos sobre as condições do solo na margem do rio e aquisição de aparelhos e técnicos para o resgate das vítimas e equipamentos. As medidas seriam para evitar que outra tragédia aconteça no local.
Contaminação
Entre as preocupações da Comissão da CMM está o conteúdo dos contêineres, que poderiam guardar produtos com risco de contaminação das águas do rio Negro. Em nota, o Porto informou que os únicos materiais químicos que estavam na área afetada pelo deslizamento já foram retirados do rio sem nenhum vazamento.
O técnico de segurança e gestão do Chibatão, Paulo Roberto Souza, afirmou que eram 35 tambores de lubrificantes e cinco da substância auto-lub, utilizada como vedante pelas empresas do Distrito Industrial. O restante do carregamento afetado seria, na maioria dos contêineres, composto por produtos de gêneros alimentícios, brinquedos e artigos para o comércio da cidade.
Apoio às famílias
O Porto do Chibatão garantiu que está oferecendo amplo apoio para os familiares dos dois funcionários desaparecidos na tragédia. Segundo Rildo Cavalcante, a colaboração inclui ajuda financeira e psicológica aos grupos envolvidos no acidente.
Trabalho
Alguns serviços como carga e descarga de embarcações continuam sendo operados no Chibatão. Dos quatro terminais de atracação apenas um está operando. O gestor do porto disse que o setor de longo custo e cabotagem, que recebe insumos para o Polo Industrial de Manaus, não foi afetado. A informação é que apenas a área rodofluvial, que atende balsas de Belém e Porto Velho, teve a rampa interrompida por causa do acidente. Para não desabastecer a cidade, os trabalhos são realizados em uma rampa provisória. ,




,




Nenhum comentário: