Agronegócios
Muni, “É por aí o caminho”
*Thomaz Meirelles

Homenagem ao Dr. Eurípedes
É do meu conhecimento que o Parque de Exposição Agropecuária do Amazonas já é oficialmente denominado de “Eurípedes Ferreira Lins” (Lei Estadual 3.410, de 29.07.2009). Contudo, entendo que o setor primário regional ainda está devendo a realização de um grande evento para registrar definitivamente essa conquista que contou com a sensibilidade da Assembleia Legislativa (unanimidade na aprovação) e do Governador do Estado. Penso, inclusive, que tal evento possa ser realizado durante a próxima exposição agropecuária. Ainda com relação ao assunto que envolve a nova denominação do parque de exposição, sugiro que o auditório existente nas dependências do parque, onde são realizadas significativas palestras, receba o nome de “Angelino Bevilacqua”. Voltando ao evento do Sistema FAEA/SENAR, confesso que me chamou atenção as inúmeras funções de conselheiro exercidas pelo Dr. Eurípedes Lins, com destaque para: FPMES, da Afeam; CAS, da Suframa; Deliberativo, do Sebrae; Administrativo, do Senar, e outros conselhos. Um detalhe, todos sem remuneração. Além disso, Eurípedes recebeu o diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Ordem do Mérito Militar, medalha Rui Araújo, Comenda da Ordem do Sol Nascente Raios Dourados e Prateados, com as honras do Imperador do Japão, Akihito. A indicação para essa homenagem partiu do Consulado Geral do Japão, em Manaus, dedicada pelos relevantes serviços prestados aos colonos japoneses que vieram para o Amazonas trabalhar na agricultura. Iniciou a avicultura, responsável pela primeira exposição agropecuária, pioneiro na criação de bovinos, diretor da CNA e presidente do Sistema FAEA/SENAR por oito mandatos.
X Seminário do Sistema FAEA/SENAR
Nos dias 23 e 24, o Sistema FAEA/SENAR promoveu o X Seminário de Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia Ocidental. Foram apresentadas palestras sobre diversas temáticas, e que contou com a participação de técnicos do Idam, ADS, Conab, Embrapa, CNA e Ipaam. O evento também teve a participação do presidente de todos os sindicatos rurais do Amazonas. Tive a grata satisfação de participar da solenidade de entrega dos diplomas, ao lado dos amigos Valdelino (ADS) e Maurício Seffair (Sebrae). Certamente, e de onde estiver, o Dr. Eurípedes está feliz e dizendo: “Muni, é por aí o caminho”.
Balcão de Agronegócios
Na manhã do dia 22, em frente ao mercado da Manaus Moderna, o Sebrae e o Sistema Faea/Senar inauguraram as novas instalações do Balcão de Agronegócios. Um espaço bonito e de grande importância para o produtor rural amazonense. Informações sobre pesquisa, crédito, assistência, comercialização, entre outras, estarão disponíveis ao setor primário regional. Soube, inclusive, que logo após a inauguração houve uma intensa procura tendo sido necessário a distribuição de senha aos interessados. Acompanho, nos últimos anos, as atividades do Balcão de Agronegócios e posso afirmar o importante e estratégico papel que desempenha. A pesquisa de mercado (atacado e varejo) executada pelo Idam (de responsabilidade do técnico Bahia) vem facilitando a implementação de alguns programas institucionais. Com relação a esse aspecto, sugiro ao Balcão de Agronegócios, especificamente aos técnicos do Idam que executam essa importante tarefa, para ampliar a pesquisa atualmente realizada definindo todos os preços (atacado e varejo) em quilograma nos moldes utilizados pelas Centrais de Abastecimento de todo o país. A definição do preço em “kg” dá mais segurança e transparência para as políticas públicas direcionadas à comercialização. Neste momento, registro os meus agradecimentos ao amigo Marcus Pinheiro, atualmente assessorando o Muni, pois a atividade desenvolvida no Balcão de Agronegócios, nos últimos anos, foi fundamental para o crescimento do número de clientes do Programa Vendas em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento. Ao amigos Muni, Nelson e Maurício Seffair nossas parabenizações por mais essa ação do Sistema S em benefício do produtor rural do Amazonas.
*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio e escreve sempre neste endereço. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário