Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Defesa Civil usa helicópteros para levar
socorro as vitimas da estiagem no interior


Manaus  - A grande estiagem que assola o Amazonas, está ptrovocando desolação, sofrimento e muita dor aos interioranos na maioria dos municípios do Esgtado, que sofrem com a grande seca nos rios.
Para minimizar o problema e levar um pouco de conforto aos flagelados da estiagem  das comunidades isoladas atingidas pela seca no interior do Amazonas devem receber suprimentos da Defesa Civil através de helicópteros.
A medida serve para atender moradores de áreas como a comunidade de Porto Praia, no município de Tefé, a 525 quilômetros de Manaus. No local, onde vivem aproximadamente 70 famílias, o nível do rio Amazonas está muito baixo.
De acordo com o chefe do Subcomando de ações de Defesa Civil (Subcomadec), coronel PM Roberto Rocha, serão utilizados helicópteros do Exército e embarcações de pequeno porte para atender as famílias. Somente a base da corporação montada em Tefé vai atender em torno de 12 mil famílias de sete municípios no médio Solimões, além do Juruá: Tefé, Alvarães, Coari, Fonte Boa, Jutaí e Uarini.
A distribuição das cestas com alimentos, objetos de higiene e filtros deveria chegar à comunidade Porto Praia, a 30 minutos de voadeira de Tefé, na quarta-feira (13). Mas com o baixo nível do rio Amazonas, que dificulta a locomoção via fluvial, o trabalho deve ser feito durante o final de semana. De acordo com informações do Governo do Amazonas, 44 mil famílias já foram afetadas pela estiagem.
Ajuda humanitária
A base da Defesa Civil em Tabatinga, a 1.105 quilômetros de Manaus, já atendeu 10 mil famílias. O ponto de município de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, que substituiu a base de Eirunepé, levou ajuda humanitária à mais de cinco mil famílias dos municípios amazonenses de Boca do Acre, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati, todos na região do Juruá.
Dos 62 municípios do Estado do Amazonas, 29 decretaram Situação de Emergência: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins, Caapiranga, Boca do Acre, Envira, Guajará, Itamarati, Juruá, Borba, Alvarães, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Tefé, Uarini, Beruri, Manacapuru, Itacoatiara, Barreirinha, Parintins, Rio Preto da Eva, Iranduba, Anamã e Carauari.





Nenhum comentário: