Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

QUADRILHAS DE ROUBOS DE CARROS EM MANAUS PREFEREM AS PICAPES

Manaus - Informações da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil, revelam que as picapes são as mais visadas pelas quadrilhas em Manaus. Segundo a polícia, elas são mais fáceis de ser vendidas nos municípios do interior do Amazonas e em outros Estados, como o Pará.
Entre os principais modelos roubados registrados pela delegacia estão a Toyota Hilux, Ford Ranger, Fiat Strada, além do Honda New Civic e dos Volkswagen Fox, o novo Voyage e o Gol nova geração.
A delegada em exercício da DERFV, Graça Silva, ressalta que as quadrilhas só têm interesse por carros novos porque custam mais caro na hora do repasse. “Carro velho só é roubado quando os bandidos vão fazer um assalto, mas logo em seguida o abandonam”, afirmou a delegada.
De janeiro a junho deste ano, foram registrados 736 veículos e 735 motocicletas furtados ou roubados, de acordo com dados da DERFV. A quantidade reflete uma média de quatro veículos e quatro motos roubadas ou furtadas por dia.
Do ranking dos dez modelos de carros mais roubados no Brasil, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG), só o Gol nova geração também está na lista da DERFV dos mais roubados na capital do Amazonas. Na relação da CNSEG estão os Fiat Uno, Palio, os Chevrolet Corsa e Celta, os Volkswagen Fusca e Parati, além das motocicletas Honda CG 125, CG 150 e CBX.
Segundo Graça Silva, as motos são muito mais fáceis de ser roubadas e levadas para outras cidades. “Os bandidos podem fazer isso até mesmo num barco comercial.
Os carros, segundo a delegada, geralmente são transportados em balsas que partem de portos clandestinos. “Não sabemos onde ficam esses portos, mas há muitos pela orla de Manaus. Essa fiscalização não deve ser feita pela delegacia, essa não é nossa obrigação”.
Na quinta-feira passada, a Polícia Civil prendeu 21 pessoas em Manaus e 13 no município de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus) durante a Operação Mercúrio. Os presos são suspeitos, entre outros crimes, de adulterarem documentos de veículos roubados para ser vendidos em cidades do interior dos Estados do Amazonas e do Pará.
O secretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Thomaz Vasconcelos, afirmou que pelo menos 150 veículos, a maioria do modelo Toyota Hilux e do Honda New Civic foram roubados ou furtados e revendidos em Parintins e em outros municípios do interior amazonense.
Durante a Operação Mercúrio foram apreendidos 15 veículos - Hilux, Cross Fox, Honda Civic, Strada, Celta, Saveiro e Montana - e dez motocicletas, todos roubados.
Para a delegada Graça Silva, falta maior fiscalização nos portos para impedir que os automóveis saiam sem a certidão negativa, documento emitido pela DERFV que autoriza o transporte do carro.
Responsabilidades
Por meio de sua assessoria de comunicação, a Capitania dos Portos da Amazônia informou que é responsável apenas pela fiscalização da embarcação, se esta apresenta algum tipo de risco, se as cargas estão bem distribuídas e não pela parte administrativa ou fiscalização da carga.
A Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Estado do Amazonas (SNPH) informou que é responsável apenas pela parte administrativa dos portos, não pelo que as embarcações transportam.

Nenhum comentário: