Para dar início às obras de construção da passagem de nível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga rua Paraíba), a Prefeitura de Manaus realiza a partir de quinta-feira, 18, intervenções importantes na circulação de veículos e pedestres no entorno das obras do Complexo Viário Ephigênio Salles. Material de orientação aos condutores de veículos e à população em geral começa a ser distribuído nesta terça-feira.
A retirada de canteiros centrais e calçadas e a instalação e reposicionamento de semáforos próximos à obra já foram realizados. A inversão do fluxo de veículos de algumas vias começa a vigorar no dia de início da obra. O objetivo dessas intervenções é minimizar os transtornos ao trânsito da cidade com o início das obras da passagem de nível na antiga Paraíba. Enquanto a Prefeitura estiver trabalhando no local o trânsito será interrompido para os veículos que antes desciam a via no sentido do Parque Dez, cruzando a Ephigênio Salles.
Para os que vinham pela Ephigênio Salles e cruzavam a antiga Paraíba, tanto no sentido da Bola do Coroado quanto no sentido do Amazonas Shopping, o trânsito se tornará lento por conta da redução do número de faixas na pista.
Além das intervenções, a Prefeitura trabalha, inclusive, para colocar à disposição dos condutores rotas alternativas e apresentar atalhos que podem ser utilizados com a interrupção parcial do trânsito na área. O Complexo Viário Ephigênio Salles é formado pelo viaduto Miguel Araes, localizado no cruzamento das avenidas Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife) e rua Darcy Vargas, e será concluído com a construção do viaduto da Bola do Coroado, na Zona Leste, e da passagem de nível no cruzamento da Darcy Vargas com a antiga Paraíba. A obra deve melhorar o trânsito naquela área da cidade, onde o fluxo de veículos é grande por ser o principal acesso aos bairros da Zona Leste, no caso da Bola do Coroado, e bairros da Zona Centro-Sul e Norte, caso da antiga Paraíba.
Dentro dos serviços preliminares relacionados às mudanças no trânsito no entorno da obra caberá à Secretaria Municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação (Semosbh) a retirada, ajuste e adequação de calçadas e canteiros centrais bem como o asfaltamento desses locais.
Ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT) cabem os serviços de instalação e reposicionamento de semáforos, a sinalização de vias, orientando os novos sentidos de algumas delas, a retirada de tabajaras e até a proibição de tráfego de veículos como carretas, que será realizado em trecho da avenida Maceió, na Zona Centro-Sul.
Desvio de tráfego e rotas de longo alcance:
A retirada de canteiros centrais e calçadas e a instalação e reposicionamento de semáforos próximos à obra já foram realizados. A inversão do fluxo de veículos de algumas vias começa a vigorar no dia de início da obra. O objetivo dessas intervenções é minimizar os transtornos ao trânsito da cidade com o início das obras da passagem de nível na antiga Paraíba. Enquanto a Prefeitura estiver trabalhando no local o trânsito será interrompido para os veículos que antes desciam a via no sentido do Parque Dez, cruzando a Ephigênio Salles.
Para os que vinham pela Ephigênio Salles e cruzavam a antiga Paraíba, tanto no sentido da Bola do Coroado quanto no sentido do Amazonas Shopping, o trânsito se tornará lento por conta da redução do número de faixas na pista.
Além das intervenções, a Prefeitura trabalha, inclusive, para colocar à disposição dos condutores rotas alternativas e apresentar atalhos que podem ser utilizados com a interrupção parcial do trânsito na área. O Complexo Viário Ephigênio Salles é formado pelo viaduto Miguel Araes, localizado no cruzamento das avenidas Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife) e rua Darcy Vargas, e será concluído com a construção do viaduto da Bola do Coroado, na Zona Leste, e da passagem de nível no cruzamento da Darcy Vargas com a antiga Paraíba. A obra deve melhorar o trânsito naquela área da cidade, onde o fluxo de veículos é grande por ser o principal acesso aos bairros da Zona Leste, no caso da Bola do Coroado, e bairros da Zona Centro-Sul e Norte, caso da antiga Paraíba.
Dentro dos serviços preliminares relacionados às mudanças no trânsito no entorno da obra caberá à Secretaria Municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação (Semosbh) a retirada, ajuste e adequação de calçadas e canteiros centrais bem como o asfaltamento desses locais.
Ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT) cabem os serviços de instalação e reposicionamento de semáforos, a sinalização de vias, orientando os novos sentidos de algumas delas, a retirada de tabajaras e até a proibição de tráfego de veículos como carretas, que será realizado em trecho da avenida Maceió, na Zona Centro-Sul.
Desvio de tráfego e rotas de longo alcance:
Para evitar transtornos no trânsito com o início das obras da passagem de nível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga rua Paraíba), que será interditada no trecho em que encontra a Ephigênio Salles e Darcy Vargas, a Prefeitura de Manaus planejou a criação de rotas alternativas, de longo alcance, para os motoristas. A antiga Paraíba é uma das vias mais utilizadas pelos motoristas que saem da Zona Sul da cidade e buscam as zonas Centro-Sul, Centro-Oeste e Norte. São cinco rotas e desvio que podem ser utilizados pelo motorista para se chegar aos locais de destino sem ter que passar pelo local onde a Prefeitura estará trabalhando para melhorar o trânsito da cidade.
ROTA 1:
A Prefeitura de Manaus vai realizar mudança de fluxo na marginal do Passeio do Mindu, que antes funcionava no sentido Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga rua Paraíba)/ Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife) e a partir do dia 31 passa a funcionar no sentido contrário. Isso ocorre para que o motorista que vier pela avenida Maceió possa fazer uma conversão na marginal do Passeio do Mindu, e acessar a antiga rua Paraíba e assim chegar ao bairro do Parque Dez. Ao chegar ao bairro, o motorista pode ter acesso, pelo Parque das Laranjeiras, à Zona Norte e, cortando o bairro pela rua Carlota Joaquina chegar até a bola do Eldorado, onde poderá tanto chegar até a avenida Torquato Tapajós quanto seguir até a avenida Djalma Batista e chegar à Zona Centro-Oeste.
ROTA 2:
Outra mudança de fluxo de veículos será realizada no Parque Dez, desta vez na rua Grande Otelo, que antes funcionava no sentido CSU/Mário Ypiranga Monteiro e agora passará a funcionar no sentido contrário.A via será uma segunda alternativa para que o motorista possa ter acesso ao Parque Dez e de lá seguir para a Zona Norte pelo bairro Parque das Laranjeiras, indo até a bola do Eldorado e depois às avenidas Torquato Tapajós e Djalma Batista, cortando o conjunto Eldorado.
ROTA 3:
O trânsito será interrompido na antiga rua Paraíba para os motoristas que antes desciam a via em direção ao Parque Dez e cruzavam a Ephigênio Salles. Para isso a Prefeitura sinalizará o local no sentido de guiar o motorista a fazer uma conversão à direita na rua Guilherme Paraense, entrando no conjunto Adrianópolis, seguindo até a rua Edward Costa (antiga rua 8), por onde o condutor terá acesso à rua Via Láctea, a principal do conjunto Morada do Sol, no Aleixo. Ao chegar à Via Láctea o motorista poderá realizar uma conversão à esquerda e retornar a Ephigênio Salles, para seguir tanto no sentido da Bola do Coroado, quanto no sentido do Parque Dez ou mesmo no sentido do Amazonas Shopping, sendo que neste caso o trânsito estará mais lento por conta da interrupção de uma das faixas da pista. No encontro da Via Láctea com a Ephigênio Salles o IMTT instalará um semáforo.
ROTA 4:
ROTA 4:
O IMTT vai retirar os tabajaras existentes na avenida Darcy Vargas, no trecho em frente a Escola de Tecnologia da UEA (antiga Utam), para que o motorista que descer a Darcy Vargas no sentido Amazonas Shopping/Eldorado possa realizar a conversão à esquerda e adentrar o conjunto Eldorado para chegar até a avenida Rio Negro e, por ali, alcançar a Bola do Eldorado, na antiga Recife e, assim, chegar ao Parque Dez. Para viabilizar a conversão à esquerda, o IMTT instalará um semáforo na frente da antiga Utam.
ROTA 5:
ROTA 5:
A Semosbh já trabalha embaixo do viaduto Miguel Arraes para a retirada de uma calçada no sentido de ligar a rua Maceió a Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife), no sentido centro/bairro, por debaixo do viaduto. No local o IMTT instalará um semáforo para possibilitar que o motorista que vier pela Maceió cruze a Darcy Vargas e alcance a antiga Recife chegando à Torquato Tapajós ou ainda seguir pela bola do Eldorado até a avenida Djalma Batista e alcançar bairros das Zonas Centro-Oeste e Centro-Sul.
Itinerários dos ônibus:
Vinte e uma linhas de ônibus terão o itinerário alterado em conseqüência de desvios de transito que devem ser feitos nas vias próximas à construção da passagem de nível na avenida Jornalista Umberto Calderaro (antiga rua Paraíba) a partir do dia 31. O IMTT traçou alternativas de tráfego para não provocar transtornos aos usuários que utilizam o transporte coletivo naquela área.
No sentido Centro/bairro, as linhas afetadas com a obra são: 002, 118, 128, 304, 328, 329, 351, 403, 409, 414, 423, 442, 446, 451,550, 671. No sentido bairro/Centro, as linhas com itinerário alterado são 001, 505, 507, 100, 605.
No sentido bairro
No sentido Centro/bairro, as linhas afetadas com a obra são: 002, 118, 128, 304, 328, 329, 351, 403, 409, 414, 423, 442, 446, 451,550, 671. No sentido bairro/Centro, as linhas com itinerário alterado são 001, 505, 507, 100, 605.
No sentido bairro
As linhas que descem a avenida Jornalista Umberto Calderaro em direção ao bairro Parque Dez deverão entrar à direita na rua Guilherme Paraense, de acesso ao conjunto Adrianópolis, no bairro de mesmo nome, na Zona Centro-Sul, antes de chegar à avenida Efigênio Sales (antiga V8). Dentro do Adrianópolis, os coletivos seguem até a avenida Via Láctea, a principal do conjunto Morada do Sol, no Aleixo, Zona Sul. Essa rua dá acesso à avenida Efigênio Sales, onde os motoristas deverão dobrar à esquerda e seguir adiante até alcançar novamente a Umberto Calderaro. Somente a linha 671, com destino ao Aleixo, dobra à direita em direção a rotatória do Coroado.
A partir da avenida Umberto Calderaro Filho, as linhas 100, 002, 304, 351, 423, 451, 329, 446, 442 e 409, descem toda essa via e dobram à direita na rua Grande Otelo em direção à rotatória do Mindu. Já as linhas 414, 118, 328, 550 e 128, no sentido Centro/bairro seguirão em frente pela Efigênio Sales e dobrarão à direita na avenida Mario Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife), seguindo em frente ou fazendo a conversão à direita na rua Grande Otelo, em direção à rotatória do Mindu.
A linha 001 que trafegava pela rua Carlota Joaquina no sentido Alvorada/Coroado, passará a trafegar pela rua 6 e seguirá em frente até alcançar a rotatória do Mindu, seguindo o itinerário normal.
A partir da avenida Umberto Calderaro Filho, as linhas 100, 002, 304, 351, 423, 451, 329, 446, 442 e 409, descem toda essa via e dobram à direita na rua Grande Otelo em direção à rotatória do Mindu. Já as linhas 414, 118, 328, 550 e 128, no sentido Centro/bairro seguirão em frente pela Efigênio Sales e dobrarão à direita na avenida Mario Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife), seguindo em frente ou fazendo a conversão à direita na rua Grande Otelo, em direção à rotatória do Mindu.
A linha 001 que trafegava pela rua Carlota Joaquina no sentido Alvorada/Coroado, passará a trafegar pela rua 6 e seguirá em frente até alcançar a rotatória do Mindu, seguindo o itinerário normal.
Para o Centro
No sentido bairro/Centro, as linhas 505, 507 e 605 deverão fazer o seguinte itinerário: seguir pela avenida Mario Ypiranga Monteiro e fazer a conversão no viaduto Miguel Arraes em direção ao centro da cidade.
O IMTT está fazendo um estudo técnico para reposicionar as paradas de ônibus dentro desses desvios para atender às necessidades dos usuários das linhas atingidas com as mudanças de trânsito.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Infra-Estrutura
O IMTT está fazendo um estudo técnico para reposicionar as paradas de ônibus dentro desses desvios para atender às necessidades dos usuários das linhas atingidas com as mudanças de trânsito.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Infra-Estrutura
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