ALFREDO E SERAFIM PEDEM A CASSAÇÃO
DA CANDIDATURA DE AZIZ
Manaus - Alfredo Nascimento (PR) e Serafim Corrêa (PSB), candidatos a governador e vice do Estado respectivamente pela coligação "Amazonas Melhor para Todos", pedem a cassação da candidatura do governador e candidato a reeleição pela coligação "Avança Amazonas", Omar Aziz (PMN). Eles alegam que Omar teria praticado crime eleitoral de compra de votos no município de Apuí (a 476 km de Manaus) ontem, dia 04.
Serafim Corrêa informou na manhã de hoje (5) que conversou com o corregedor eleitoral, desembargador Flávio Pascarelli, e pediu que o caso seja investigado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Serafim pediu ainda que a investigação seja acompanhada pela Polícia Federal (PF).
Suspeita
De acordo com Serafim, a decisão foi tomada depois que ele e Alfredo foram informados que a Justiça Eleitoral apreendeu na manhã de ontem, três veículos, equipamentos agrícolas e 80 toneladas de sementes que supostamente seriam distribuídos para eleitores. Na ação, cinco funcionários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) foram presos e liberados em seguida.
“Houve o flagrante e isso não dá não para negar. O desembargador Flávio Pascarelli disse que vai tomar as providências cabíveis e encaminhar o pedido para PF. A Polícia deve assumir a investigação de conduta irregular. Não sei quando a investigação será concluída, mas a apuração deve começar agora”, afirmou o candidato ao vice-governo do Amazonas.
Para Serafim Corrêa, há no mínimo a suspeita de crime eleitoral. Ele explica que o artigo 73 da Lei 9.504/97, proíbe a distribuição gratuita de bens ou qualquer serviço de caráter social custeados com o dinheiro do Governo.
Detenção
Os servidores foram presos em determinação do juíz da comarca do município de Apuí, Jeferson Galvão de Melo, por suspeita de crime eleitoral. O Portal Amazônia entrou em contato com o gabinete do juiz, mas ninguém quis comentar o caso.
A assessoria da coligação "Avança Amazonas" informou que o candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PMN), cumpre agenda de campanha no interior do Estado, mas deve se pronunciar até o final do dia.
Nota de esclarecimento
O IDAM informou em nota que a detenção dos funcionários do órgão é improcendente.
Segundo o órgão, o gerente de escritório Paulo Soares Costa, os técnicos em agropecuária Ademir Bentes Viana e Alfranio Queiroz, além do supervisor Maico da Silva e a engenheira florestal Franciele Lisboa Miranda estavam apenas cumprindo um cronograma de fomento a agricultura familiar do Governo do Estado.
O cronograma é realizado, segundo o órgão, todos os anos desde 2003, quando foi criado o programa Zona Franca Verde.
De acordo com o Idam, o cronograma da distribuição de implementos agrícolas e a entrega de equipamentos foram enviados ao TRE e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), no mês de maio.(Florêncio Mesquita - Portal Amazonia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário