Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

ONGs QUE ATUAM NA AMAZÔNIA
TEM VÍNCULOS POLÍTICOS

 Brasilia - Os deputados Marcelo Serafim (PSB-AM) e Francisco Praciano (PT-AM) afirmaram nesta quarta-feira (07/04) que as organizações não governamentais (ONGs) da Amazônia que recebem recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) são ligadas a políticos locais.
Em audiência pública para discutir o assunto, eles solicitaram ao órgão mais detalhes sobre os convênios firmados na região. De acordo com Marcelo Serafim, se houver indícios de irregularidades, o caso será denunciado ao Ministério Público Federal.
Ele afirmou que, apesar do volume de recursos que recebem, as ONGs apresentam estrutura precária. A coordenadora-geral de Planejamento e Avaliação de Saúde Indígena da Funasa, Rosangela Barreto Marques de Oliveira, disse que não é papel do órgão investigar possíveis ligações de integrantes das ONGs com políticos.
De acordo com ela, os convênios são necessários em razão da falta de servidores públicos para fazer o atendimento à saúde da população indígena.
No Amazonas, a Funasa possui 122 servidores, diz Rosangela. Com os convênios, 1.113 pessoas foram contratadas. Ela concordou que o ideal seria realizar o trabalho com quadro próprio de funcionários e ressaltou que um concurso para cargo temporário está em andamento no estado.
O problema, diz ela, é a falta de interessados em razão dos baixos salários – R$ 2.600 para nível superior e R$ 2.300 para nível médio. “Para a pessoa trabalhar longe da família, em regiões remotas, não é um salário que compense”, diz Rosangela.(Ag.Câmara)











Nenhum comentário: