segunda-feira, 5 de outubro de 2009
MANAUS TERÁ FORÇA-TAREFA CONTRA FUMACEIRO
Manaus - A névoa seca causada pela poluição de queimadas na capital deverá ser combatida com a criação de uma força-tarefa. O anúncio foi feito, hoje (05), durante reunião de representantes no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O Corpo de Bombeiros informou que os incêndios florestais aumentaram 371% no mês de setembro em relação ao mesmo período do ano passado.
OS representantes da Vara de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente, Instituto de proteção Ambiental (IPAAM), Policiais Federal e Militar, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal deverão trabalhar em conjunto para evitar a ocorrência de novas ocorrências de incêndios.
- Não podemos ficar indiferentes a esse problema que vem prejudicando a saúde da população e atingindo serviços importantes como o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que na semana passada operou por instrumentos durante três horas devido à falta de visibilidade-, disse o presidente do TJAM, Domingos Chalub.
De acordo o comandante do Corpo de Bombeiros, Antônio Dias, o número de chamados denunciando focos de incêndio aumenta a cada dia.
- Já recebemos 700 chamados com denúncias de focos de incêndio em setembro, contra 81 em 2008.
Para o juiz Carim, da vara de Meio Ambiente, as queimadas agravam a situação, mas a névoa seca que atinge Manaus está vindo de outros estados.
- O Art. 38 prevê prisão para quem vem praticando esse tipo de crime que estabelece até um a três anos de prisão-, disse o magistrado, explicando que destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente é um “crime mundial”. Chuvas
O Corpo de Bombeiros informou que Manaus é atingida por uma estação seca e agravada por uma estiagem. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em setembro deveria chover 83,3 mm. Até hoje (05), as chuvas somaram apenas 4,2 mm,
O noroeste e leste do Amazonas também sofrem uma estiagem atípica, resultado do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do oceano Pacífico). De acordo com o Instituto de Meteorologia, como o ar está quente por causa das queimadas, uma inversão térmica na superfície forma a névoa seca sobre a cidade.
O sistema de monitoramento de queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 19 focos no Amazonas. De acordo com os números revelados pela secretária municipal de Meio Ambiente, o órgão já multou cerca de 500 pessoas por queimadas ilegais.(Fonte:TJAM)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário