segunda-feira, 5 de outubro de 2009
EM BUSCA DA CREDIBILIDADE - *Osny Araújo
Como não estava em Manaus quando ocorreu o fato, quero iniciar a semana falando ainda da cassação do mandato de deputado estadual de Wallace Souza, que dessa forma, deixa pelo menos por um período a vida pública de três mandatos de deputado na Assembléia Legislativa do Estado, com a ajuda de um programa populista de TV, que foi também o responsável pela sua cassação.
Respondendo a vários processos em cima de contundentes denúncias, o ex-parlamentar não conseguiu convencer que era inocente em sua defesa e terminou ou cassado pelos seus pares, através de votação secreta.
Na verdade, a Assembléia Legislativa não tinha outro caminho a percorrer a não o do casacão, por quebra de decoro parlamentar, com o ex-deputado enlameando o Poder, que, diga-se de passagem, há muito tempo é visto com desconfiança pela população.
Apesar do forte corporativismo existente no mundo político, todos sabem disso, a ALE resolveu tomar uma posição, que desta vez, foi aplaudida pela sociedade, que não esperava outro comportamento dos senhores parlamentares, que dessa forma, tentam resgatar um pouco a credibilidade do legislativo amazonense.
Com a cassação do líder dos “irmãos coragem” e com as emissoras de televisão do Estado se negando a recolocar no ar o programa televisivo que tornou famoso os “irmãos coragem” proporcionando muito sucesso na política, parece agora, que a escada só tem degraus de descida e dificilmente os irmãos que ainda estão mantendo os seus direitos políticos, o vice-prefeito Carlos Souza e o vereador Fausto Souza, terão a mesma performance na vida política.
Acusado de envolvimento em vários crimes, inclusive e de assassinato, Wallace Souza, passa a responder a partir do momento da sua cassação pelas acusações como um cidadão comum, uma vez que ficou sem o Fórum privilegiado que tinha como deputado, com isso, a sua situação perante a justiça que já era delicada, fica muito pior.
Como o voto da cassação foi secreto, os deputados se posicionaram com responsabilidade e desta vez, não permitiram que tudo terminasse em pizza, como muita gente chegou a pensar, considerando que ninguém concordou que a votação aberta, o que gerou uma certa desconfiança na sociedade que acompanhava com interesse o desenrolar do fato.
Essa questão não termina com a pura e simples cassação do parlamentar. O quebra-cabeça continua e caberá agora, a Polícia e a Justiça, a responsabilidade da elucidação final dos acontecimentos, apurando detalhadamente todas as denúncias, para que a Justiça possa ser feita de acordo com as provas coletadas. Enquanto as acusações não forem todas desvendadas, o caso continuará atual e a cassação não apaga de forma alguma as denúncias e acusações que pairam sobre o hoje cidadão comum Wallace Souza.
A sociedade continua acompanhando com interesse os acontecimentos e espera que a posição corajosa, até porque não havia outro caminho, assumida pela maioria dos deputados da Assembléia Legislativa do Estado, sirva de exemplo e possa mostrar que política deve ser feita com seriedade e responsabilidade e não se firmando por traz de um programa populista de televisão, explorando a miséria humana, para ganhar notoriedade, prestígio e força política, como ocorreu com os “irmãos coragem”.
Não quero e não posso julgar ninguém, mas mesmo que a decisão da Justiça, após feitas todas as investigações a Justiça chegue à conclusão de que o ex-parlamentar é inocente, ainda assim, entendo que o Poder Legislati9vo agiu de maneira correta, considerando que a sua imagem estava sendo jogada na lata do lixo, em função do elenco de acusações que pairavam sobre um dos seus membros, daí o acerto na decisão do Legislativo assando o mandato e os direitos políticos do ex-parlamentar.
O que se quer é que os políticos ajam com seriedade tanto dentro como fora do Parlamento, a final, eles são os representantes da sociedade e como tal, devem sim, ter um comportamento exemplar e não tem o direito de macular a imagem do Parlamento, infelizmente, atualmente muito desgastada e desacreditada perante a opinião pública.
*Osny Araújo é jornalista e analista político
e-mail:osnyaraujo@bol.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário