Desfile militar reuniu mais de
90 mil pessoas no Sambódromo
Manaus - Com a ajuda do tempo o desfile de sete de setembro no sambódromo teve grande participação popular. De acordo com o coordenador da operação de segurança da polícia militar no evento, Major Guedes, mais de 90 mil pessoas compareceram ao desfile.
Apesar do grande número de pessoas, Guedes afirmou que não houve nenhum delito e ninguém foi detido no local, apenas algumas pessoas que passaram mal, mas tudo dentro da normalidade para um evento dessa magnitude.
O desfile começou às 8h, terminou pouco depois das 11h. Contou com a presença do Governador do Amazonas, Omar Aziz, acompanhado de sua esposa Nejmi Aziz do general chefe do Comando Militar da Amazônia (CMA), Luis Carlos Mattos, que afirmou que o exercito tem priorizado a Amazônia, principalmente as fronteiras com países como Colômbia e Peru. “Há uma intensificação de combate nessas áreas. E com recursos é possível cumprir melhor a missão. Precisamos atuar na Amazônia como um todo com proteção e trabalho”.
Outro ponto interessante do desfile foi a presença de militares da força armada Colombiana. De acordo com o capitão colombiano Mauricio Mejia, os militares estão no Brasil para trocar informações com o exercito brasileiro no combate ao narcotráfico.
A comemoração foi coordenada pelo Exército Brasileiro, reuniu mais de seis mil militares e civis fazendo parte do desfile.
No desfile foram representados a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Estado do Amazonas e Corpo de Bombeiros, bem como dos demais órgãos e instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal.
No sambódromo tinham mais de 20 conselheiros tutelares, mas não foi registrado nenhuma ocorrência.
O mecânico Cláudio de Freitas, 47, levou o pai de 75 anos, para prestigiar o evento “É muito bom, assistir um desfile como esse, meu pai sempre gostou, e não podia perder isso, nos sentimos seguros quando vemos tudo isso de pessoas só para assegurar nossa proteção”, disse o mecânico.
Durante todo o evento sobrevoaram o local aeronaves Hercules, Amazonas, Brasília e Caravan, todas da Força Aérea Brasileira (FAB), além da nova aquisição do exercito, o helicóptero americano de guerra Black Hawk.
O coronel do Corpo de Bombeiros, Dias dos Santos, informou que o objetivo da corporação até a copa do mundo de 2014, é que tenha um posto do corpo de bombeiros em cada cidade do interior do estado. Hoje somente três municípios, exceto a capital, tem um posto dos bombeiros; Manacapuru, Parintins e Itacoatiara. Por isso estão sendo treinadas brigadas especializadas para suprirem as necessidades do interior, segundo Dias, hoje são 20 brigadas fazendo treinamento.(Emtempo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário