INCENTIVOS AO PIM
PRORROGADOS PELO ESTADO
Manaus - Em três meses, a contar de primeiro de abril, haverá nova avaliação do cenário econômico e caso não tenha sido atingida a meta ideal os incentivos devem ser prorrogados por mais três meses, admitiu o governador. “A intenção do governo é colaborar para que a economia seja fortalecida, gerando mais emprego e mais renda para a população”.
A crise econômica mundial provocou no exercício de 2009 fortes impactos na economia amazonense. Os três segmentos foram os mais atingidos no Pólo Industrial de Manaus (PIM).
Visando minimizar os impactos econômicos, o Governo do Estado adotou medidas anti-crise, como a isenção de IPVS para motocicletas novas; elevação do incentivo fiscal (aumento do crédito estímulo) nas vendas de motocicleta; isenção do ICMS incidente sobre a energia elétrica fornecida para o pólo de duas rodas desde janeiro de 2009, para o pólo termoplástico a partir de março de 2009, para o pólo de embalagens e papelão a partir de julho de 2009.
Todos os benefícios foram condicionados a manutenção de empregos. O pólo termoplástico é composto de 68 empresas, que mantém 9,5 mil empregos diretos; o pólo de embalagens de papelão é composto de oito empresas, que mantém cinco mil empregos diretos e cerca de 3, 5 mil indiretos no processo de captura de material reciclado.
O pólo de motocicletas é o maior empregador do PIM, agregando 11 empresas produtoras de bem final e 35 de bem intermediário, gerando um total de 19 mil empregos diretos e cerca de 125 mil indiretos. Vale destacar que em 2008, melhor ano do segmento, foram gerados 20.800 empregos diretos e 130 mil indiretos.(Agecom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário