Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Forte calor aumenta o consumo
de energia elétrica no Amazonas 

Manaus - O funcionamento mais intenso de ventiladores e ar condicionados, geladeiras etc, para dar combate a forte temperatura na cvidade, provocou um grande aumento no consumo de energia na capital.
O consumo de energia elétrica no Estado cresceu 12,47% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. As contas de luz dos consumidores amazonenses também sofrem reajuste principalmente com a chegada do verão amazônico. Uma das maiores demanda de energia vem do ar-condicionado, usado para amenizar as temperaturas que podem chegar aos 40 ºC até o fim do mês.
De acordo com a Amazonas Energia, a alta no consumo de energia elétrica no Amazonas também está relacionado ao comércio e a indústria. Os setores impulsionaram o aumento de 14,39% este ano em relação aos primeiros três meses de 2009. O aumento de 12,47% registrou o uso de 979.737 MW/h (megawatt por hora) no ano passado para 1.101.865 MW/h de janeiro a março de 2010.
Manaus é a cidade que mais consome energia no Estado com o uso de 186.373 MW/h, sendo 86,70% do total de 214.972 megawatt por hora. Segundo a Amazonas Energia, a capacidade de fornecimento da empresa é de 1,6 GW (gigawatt) mas apenas 1,1 GW é utilizado. O consumo de energia no Amazonas pode crescer 31,25%.
O diretor da Amazonas Energia, Pedro Carlos Hosken Vieira, afirmou em audiência pública no último dia 2 de setembro na Câmara Municipal de Manaus (CMM) que Manaus é campeã em desvio de energia elétrica. Ele afirmou que 29,5% da energia elétrica provém de "gatos" e metade dos fiscais contratados pela empresa foi demitida por corrupção.
Ele afirmou ainda que outro problema para as deficiências de distribuição de energia elétrica em Manaus é a sobrecarga das linhas da rede de distribuição. Segundo ele, a empresa está trabalhando para resolver o problema dos consumidores. "Linha com sobrecarga é problema de atendimento, causa desligamento do sistema e, com isso, a qualidade do serviço vai ao chão", afirmou.
Segundo o diretor da geração Eletrobrás/Amazonas Energia, Tarcisio Rosa, a orientação é a principal arma da empresa para evitar o consumo desenfreado de energia elétrica dos amazonenses. "Você vai numa loja, num comércio,numa residência, todo mundo usa o ar-condicionado em 17ºC ou 18ºC e não há necessidade disso. Se você colocar o ar, depois que esfriou o ambiente, se colocar a temperatura em 20 ºC você terá conforto e a conta no final do mês vai fazer diferença", afirmou.(TV Amazonas)





Nenhum comentário: