Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DESAFIANDO O CAUDALOSO RIO AMAZONAS

Parintins,AM - Para quem conhece a região amazônica e navegou pelo Rio Amazonas sabe dos perigos que ele oferece. Entretanto, imagens como essa são comuns no dia-a-dia. Ribeirinhos navegam e desafiam os perigos do maior Rio do Mundo em volume de água lotados numa pequena embarcação.
Esta é a conhecida bajara, canoa grande conduzida por um motor 5HP. As leis da navegação somada às fiscalizações da Marinha não assustam o ribeirinho que viaja tranquilamente levando toda a família. O tempo de duração da viagem pouco importa para esse povo. O pior seria se a viagem fosse a remo.
Esta família viajava de uma comunidade rural com destino a Parintins no domingo à tarde. Crianças, jovens e adultos sem acessórios de segurança. Salva vidas aqui não tem. O chefe de família transmite segurança à tripulação. É ele que manuseia a embarcação durante toda a viagem.
Da proa da bajara ele observa tudo que acontece dentro da embarcação. Assovios e dezenas de tragos no tabaco são inseparáveis durante a viagem. Às vezes canta. Olhando as águas barrentas do Rio Amazonas até se inspira em compor toadas para o boi bumba. Precauções toma apenas quando rio está agitado.
Quando as águas ficam tranqüilas a viagem segue normalmente, com a mesma velocidade e com o mesmo destino. O caboclo da Amazônia é assim, desafia os perigos do maior do mundo, mas é feliz. Essa herança fica de pai para filho. As leis mudam, as fiscalizações ficam rígidas, mas ele leva a vida assim, na maior tranquilidade. aroldobruce.bruce@gmail.com

Nenhum comentário: