Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

COMEÇA HOJE O XVI
FECANI EM ITACOATIARA

Itacoatiara, AM -  O esquema de segurança pública para o 16º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), de 3 a 6 de setembro, já está pronto e instalado. Para garantir que o sucesso de anos anteriores se repita, quando nenhuma ocorrência policial grave foi registrada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), deslocou desde o dia 2 pouco mais de 300 homens, entre policiais, peritos e agentes administrativos e de serviços, e mais de 50 viaturas das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. No GGI estão, além dos órgãos do Estado, as instituições parceiras federais e municipais.
De acordo com o coordenador do GGI, coronel PM Almir David, o planejamento segue o padrão de eventos parecidos, como os festivais de Parintins, Manacapuru e o desafio de futsal Brasil x Argentina, no mês passado, quando a tranqüilidade foi mantida para moradores e visitantes, com as polícias trabalhando de forma integrada. Segundo ele, são esperados cerca de 30 mil turistas para o festival de Itacoatiara.
Uma central de comando do GGI será montada dentro do parque de eventos de Itacoatiara, de onde serão acompanhadas pelos dirigentes dos órgãos todas as atividades desenvolvidas. Entre elas, o policiamento ostensivo da Policia Militar a pé, motorizado, montado a cavalo e embarcado. A Polícia Civil se encarrega das investigações e lavratura dos boletins de ocorrência e flagrantes. No trânsito, o Detran fiscalizará o deslocamento desde a barreira da rodovia AM-010 até a circulação no município de Itacoatiara, realizando ainda ações educativas. Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros faz atendimento de salvamento, resgate, remoção e prevenção e combate a incêndios.
Outro recurso bastante utilizado e que vem fazendo muito sucesso nos municípios é o monitoramento por câmeras da cidade e área do evento. O Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) já instalou sete câmeras para fazer vigilância 24 horas dos pontos de maior movimentação de pessoas, como o centro de convenções onde acontece o Fecani e as principais vias de acesso e saída de Itacoatiara. Como novidade, o CIOPS também instalará o disque-denúncia 181, que complementará o atendimento das linhas emergenciais do 190 e 193.

Nenhum comentário: