Pesquisar este blog

domingo, 10 de janeiro de 2010

GUERRA INTENSIVA CONTRA A DENGUE COMEÇA AMANHÃ

Manaus - A Operação Impacto 2010, uma verdadeira guerra de Combate à Dengue começa na próxima segunda-feira (11) em Manaus. No ano passado, a capital conseguiu reduzir em 92,01% o número de casos de dengue, um dos maiores do país.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) concluiu, hoje (08), o treinamento dos cerca de 200 militares (da Marinha, Exército e Aeronáutica) que ajudarão na execução do plano. Os militares tiveram aulas teóricas e práticas sobre a dengue e as ações de combate ao Aedes aegypt (transmissor da doença), incluindo técnicas para identificação e eliminação dos criadouros do mosquito.

Recomendações

Os técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semsa também repassaram aos militares os procedimentos adequados para o uso do larvicida, que deverá ser aplicado durante as ações de campo e visitas domiciliares, nos recipientes onde não se pode eliminar a água, e que possam funcionar como depósito de larvas do Aedes aegypti.
Os integrantes das Forças Armadas também receberam orientações sobre o preenchimento dos formulários que será feito durante as visitas domiciliares. O formulário é um pré-requisito para expedir a ficha de notificação, documento para comprovar que o imóvel foi fiscalizado.
De acordo com o coordenador da Operação Impacto 2010, Vanderson Sampaio, apenas os agentes de endemias serão preparados para manausear o equipamento. - Vamos fazer uma ação concomitante de todos os agentes envolvidos, para eliminar a larva e o mosquito, ao mesmo tempo, nas áreas de maior risco-, explicou.
Casos

Manaus alcançou um dos maiores índices de redução da doença no país, em 2009. De janeiro a novembro, os casos de dengue caíram 92,01% na capital. De janeiro a novembro de 2009, foram registrados em Manaus 569 casos, contra 7.158 no mesmo período em 2008.
O lançamento da campanha acontece, nesta segunda-feira (11), no Parque do Idoso, às 9h, com a presença do secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato e de representantes do Governo do Estado e das Forças Armadas, instituições parceiras na operação. Fonte: Semsa

Nenhum comentário: