Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FICA EM DUBAI O PRÉDIO MAIS ALTO E LUXUOSO DO MUNDO


Dubai - O soberano do Dubai, o xeque Mohammad ben Rached Al-Maktum, inaugurou uma placa e pronunciou um discurso, durante o qual "rebaptizou" a torre de Burj Khalifa (era designada de Burj Dubai), em nome do chefe de Estado da federação dos Emirados Árabes Unidos, xeque Khalifa ben Zayed Al-Nahyane, de que o Dubai faz parte.

"Os Emirados conseguem agora o mais alto edifício construído pela mão do homem (...) e esta grande realização merece ter o nome de um grande homem. Inauguro hoje o Burj Khalifa", disse o xeque Mohammad, durante a solenidade de inauguração do arranha-céu no último dia 4, em meio a uma grandiosa festa.
A cerimónia de inauguração da torre, que a televisão anunciou atingir os 828 metros, coincidiu com o 4º aniversário da chegada ao poder do xeque Mohammad e foi assinalada com um espectáculo de fogo de artifício.
Iniciada em 2004, a construção do edifício "custou 1,5 mil milhões de dólares (1,04 mil milhões de euros)", declarou Mohammed Alabbar, presidente do conselho de administração da imobiliária Emmar, que assegurou ter sido já vendido "90 por cento do projecto".
A inauguração da torre ocorre quando o Dubai enfrenta uma dívida pública de mais de 100 mil milhões de dólares (69 mil milhões de euros), de acordo com as estimativas.
Mas Alabbar declarou-se convencido que a abertura da torre terá repercurssões positivas no sector imobiliário do Dubai, que caiu 50 por cento nos últimos 12 meses.
Em aço e vidro, o edifício, projectado pelo arquitecto norte-americano Adrian Smith, tem mais de mil apartamentos, escritórios em 49 andares e um luxuoso hotel Armani, que abrirá em Março. Terá ainda quatro piscinas, o restaurante mais alto do planeta, no 122º andar, e estacionamento com 3.000 lugares.
De acordo com os seus promotores, o modelo da torre foi inspirado no lírio do deserto que cresce no Golfo.

Nenhum comentário: