Pesquisar este blog

domingo, 2 de agosto de 2009

SEMESTRE LEGISLATIVO PROMETE - *Osny Araújo


Chegou agosto e com ele, a reabertura do legislativo brasileiro. Não tenho dúvidas de que será um semestre de muito trabalho em todos os sentidos, especialmente la pelas bandas do Congresso Nacional e de modo muito especial, no Senado da República, envolvido em uma série de escândalos, que precisam ser investigados e apurados.
Por aqui, temos a questão do transporte coletivo, que ainda dará muito trabalho aos vereadores e a majoração na passagem de ônibus, a briga dos estudantes relação aos problemas que ainda existem com o passe estudantil, a falta de troco que certamente ocorrerá nos ônibus, o novo Plano Diretor da cidade e outras cosias mais, darão com certeza muito trabalho aos vereadores.
Na Assembléia Legislativa do Estado, tem o caso envolvendo o deputado Wallace Souza, o da Prodente e outros que os parlamentares precisarão trabalhar em cima para dar uma satisfação convincente à sociedade e isso vai dar muito o que fazer e quem sabe, sortido material para pizzas.
Além do caso Wallace Souza, no Amazonas, que é um dos mais sério, face ao elenco de denúncias contra o parlamentar, entendo que a maior batalha será travada em Brasília, especialmente no Senado Federal que de um momento para outro virou um barril de pólvora. Existem muitos alvos e o principal deles é o presidente da Casa José Sarney, com senadores governistas e oposicionistas atirando para todos os lados, mas até o momento ninguém foi alvejado.
Comissões Parlamentares de Inquéritos que não funcionam como deveriam, denúncias que não são apuradas, o que fazer com as irregularidades cometidas através dos atos secretos, a posição do presidente Sarney, alvo de uma enxurrada de denúncias, com os governistas dando o troco denunciando membros da oposição. Como se vê, lá no Senado e mar não está pra peixe.
Será sem dúvida alguma um semestre dos mais movimentados no Parlamento. Só espero que os nossos senadores trabalhem com honestidade, apurando devidamente os fatos e punindo os culpados. Não basta apenas, no caso dos atos secretos, punir as pessoas que foram nomeadas indevidamente com a devolução do que receberam.
Essa turma faz parte do cardume dos peixes pequenos, das sardinhas e jaraquis. Precisamos pescar os peixes grandes e nobres. Esses sim são os grandes responsáveis pelos desmandos e escândalos que vem ocorrendo no Senado Federal, dirigido por um político que não tem mais nenhuma condição moral de comandar aquela Casa.
O Planalto precisa se afastar do caso e deixar que os membros do Senado decidam a sorte do presidente Sarney, hoje blindado pelo Planalto, ainda que isso contrarie a metade da bancada petista.
Até por ser outro Poder, que segundo a Constituição é independente, o Executivo precisa ficar distante, na qualidade de observador e magistrado e deixar que a Casa, resolva os seus problemas, sem nenhuma interferência indevida, até para que o Senado tenha liberdade de ação, o que não ocorrerá se continuar a ser presidido por um presidente tutelado pelo Planalto, como é o caso de José Sarney, que também estaria sendo denunciado por negócios ilegais na comercialização de terras, com o único objetivo de driblar o fisco, em outras palavras, sonegar.
Como se vê, não será um semestre fácil para o Legislativo. O trabalho será muito árduo, isso sem contar com os novos escândalos que deverão surgir no decorrer das investigações, considerando que no Brasil, quando as coisas começam a ficar muito pretas, é necessário um novo escândalo para que se esqueça dos mais antigos.
Continuamos acreditando no Brasil e nos brasileiros e naturalmente, no Parlamento, com a esperança de que o Senado saberá se comportar com grandeza, realizando uma grande faxina para finalmente separar o joio do trigo.
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osny Araujo@bol.com.br

Nenhum comentário: