Manaus - O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) anuncia ações para o período de Carnaval, com o objetivo de orientar a população, coibir a mistura de álcool e direção e, consequentemente, a redução de acidentes na capital amazonense. Um dos destaques será a disponibilização do serviço do “Disque-Pileque”, pelo telefone 154, a partir do dia 12 de fevereiro. A diretora-presidente do órgão de trânsito estadual, Mônica Melo, informa que o serviço que presta “carona solidária” aos motoristas estará à disposição 24 horas por dia, até o dia 17 de fevereiro. “Contudo, a melhor orientação é que o condutor que tenha intenção de beber, já saia de casa de táxi ou de carona com quem não pretenda ingerir bebida alcoólica”, alerta.
As viaturas para o atendimento do “Disque-Pileque” poderão ser acionadas pelo próprio motorista ou mesmo por alguém que observe a necessidade do condutor. “Por isso, achamos importante a participação de donos de bares e balneários, por exemplo, no sentido de recomendar o serviço do Disque-Pileque a algum cliente motorizado que, por acaso, tente deixar o estabelecimento, sozinho e embriagado”, diz a diretora.
Além do serviço do “Disque-Pileque”, o Detran/AM tem previstas blitze educativas em bares da cidade, nos dias 6, 7, 12 e 13 de fevereiro. Os locais de visita dos agentes da Gerência de Educação para o Trânsito do órgão ainda estão a definir. “Nós faremos a distribuição de aventais aos garçons, bem como ventarolas aos clientes, com mensagens de orientação para um trânsito seguro”, revela Mônica Melo.
Ações educativas estão sendo programadas, também, para os principais cruzamentos da cidade, a partir de 8 de fevereiro. Na ocasião, os agentes distribuirão material com orientações, e portarão placas e faixas com mensagens de segurança no trânsito. “Pretendemos deixar claro ao condutor que, além de todas as consequências desastrosas que podem ocorrer ao dirigir sem respeito às leis, beber e conduzir o veículo dá cadeia”, lembra a diretora sobre as punições previstas na Lei Seca, como a multa de R$ 957,69, prisão de seis meses a três anos, e suspensão da permissão para dirigir. O ato de dirigir alcoolizado é crime de trânsito, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A partir do dia 1º de fevereiro, o Detran/AM fará palestras em empresas para promover a conscientização dos funcionários sobre educação no trânsito. Instituições interessadas podem agendar palestras através da Gerência de Educação de Trânsito, pelo telefone (92)3236-5999. Fonte: Assessoria
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário