Cascavel - PR - A cidade de Cascavel (PR) proíbe aglomerações em shoppings e igrejas para evitar a gripe suína
Autoridades da cidade de Cascavel (PR) decidiram na terça-feira (11) proibir a aglomeração de pessoas em locais fechados e sem ventilação, como shoppings, igrejas, cinemas, casas noturnas, entre outros estabelecimentos, que deverão ficar fechados como forma de evitar novos casos de gripe suína --a gripe A (H1N1).
Veja o mapa da gripe suína no Brasil
SP tem 176 postos de distribuição de remédio; veja lista
Saiba quais são os sintomas da gripe suína
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento a Influenza A (H1N1) e deve vigorar até a próxima segunda-feira (17), quando o grupo volta a se encontrar para definir se a medida deve ser prorrogada.
A determinação não deve abranger transportes coletivos e supermercados. "Serviços essenciais ficarão abertos, alguns com entrega regulada de pessoas, por exemplo, os bancos. Em locais com ambiente fechado, no caso das escolas, cinemas, entre outros, será determinado a suspensão até o dia 17 desse mês", afirmou o secretário de Saúde, Ildemar Canto.
Ainda de acordo com a prefeitura, o último boletim epidemiológico apontava nove casos da confirmados de gripe suína na cidade de Cascavel. Até esta quarta-feira, nenhuma morte foi confirmada no município.
De acordo com o Ministério da Saúde, ao menos 192 pessoas morreram, porém, com os dados das secretarias estaduais de Saúde, o número de óbitos no Brasil já chega a 211. Também já foram registrados 1.586 casos graves da gripe suína no país.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos)(Arte-Folhas).
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário