Pesquisar este blog

sábado, 1 de agosto de 2009

COARI COMEMORA 77 ANOS


Coari - O município de Coari, um dos mais importantes e ricos municípios do Amazonas, situado às margens do rio Solimões, está completando hoje 77 anos de fundação.
Atravessando sérios problemas de ordem política, inclusive sendo governado no momento por um “prefeito tampão”, ainda assim a cidade festeja com orguho o seu aniversário e desde o meio da semana,muitas festividades estão sendo realizadas com grande participação popular e artistas nacionais, como o caso da dupla sertaneja Bruno e Marrone.
A economia município, é basicamente fundamentada na exploração petrolífera na Bacia do Urucum e na produção primária, o que torna a cidade de Coari um das mais bem estruturadas do Amazonas.
O primeiro núcleo de povoamento do atual município de Coari, foi uma aldeia de índios fundada no início do séc. XVIII, pelo Jesuíta Alemão Samuel Fritz, com a denominação de Coari, por ficar à margem do lago desse nome.
Coari, segundo o cônego Ulysses Pennafort, vem das palavras indígenas "Coaya Cory" ou "Huary-yu", que significa respectivamente "rio do ouro" e "rio dos deuses".
A denominação dada ao rio que banha o município estendeu-se ao lago cuja a margem a sede municipal e, posteriormente ao município.
Habitavam primitivamente a região, os índios Catauixis, Irijus, Jumas, Jurimauas e outros.
Em 1759, a aldeia de Coari foi elevada a lugar, recebendo o nome de Alvelos, de origem portuguesa.
A sede da freguesia foi transferida em virtude da Lei n° 37, de 30 de setembro de 1854, para junto à foz do lago de Coari.
Poucos anos depois, desaparecia completamente o lugar Alvelos.
A freguesia foi elevada à Vila pela Lei n° 287, de 1° de maio de 1874, com a denominação de Vila de Coari, cuja a instalação ocorreu a 2 de dezembro do mesmo ano.
A 15 de novembro de 1890, foi instalado o termo judiciário de Coari. A comarca foi criada pelo decreto número 95-A, de 10 de abril de 1891, e instalada a 30 de junho do mesmo ano. Em 1913, por força da Lei n. 741, de 30 de outubro do mesmo ano, foi suprimida a comarca de Coari, ficando o termo subordinado à comarca de Tefé.
Em 1916, em virtude da Lei n° 844, de 14 de fevereiro do mesmo ano, foi instalada a comarca de Coari e, suprimida novamente, pela Lei n° 133, de 7 de fevereiro de 1922. A comarca foi restaurada, outra vez, pela Lei n° 122, de 10 de Março de 1924, compreendendo, os termo de Coari, Manacapuru e Codajás.
Pouco tempo depois, com o estabelecimento das comarcas de Manacapuru e Codajás, perdeu a de Coari aqueles termos.
Em 1932, foi Coari elevado à categoria de cidades, por força do Ato Estadual n° 1665, de 2 de agosto do mesmo ano.
De acordo com a divisão administrativa judiciária vigente é o município de Coari constituído. de um só distrito e a comarca compreende um único termo.
Nas eleições de 3-X-955, foram eleitos: para Prefeito Municipal - Senhor Dorval dos Santos Melo, e para vereadores os senhores Raimundo de Freitas Dantas; Sebastião Rodrigues do Nascimento; Luiz Freitas de Moraes; Maria Ferreira de Souza; João Nogueira de Araújo e João Soares da Fonseca. Votaram nessas eleições 1380 eleitores.(Fonte Blog e prof.Bêda)

Nenhum comentário: