Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Rolf apresenta na Câmara balanço das ações do Incra


Brasilia - O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, reafirmou nesta terça-feira (17), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que o trabalho do Incra é realizado no campo. “Os servidores não ficam nos escritórios, eles vão aos assentamentos, atuam no meio rural”, disse. O presidente atendeu ao convite da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para prestar esclarecimentos sobre o uso das diárias do Instituto.
Segundo Hackbart, 83% dos recursos de diárias do Incra são empregados nas ações finalísticas do Instituto, como vistorias, assistência técnica e implantação de infraestrutura em assentamentos. Além disso, o presidente chamou atenção para o crescimento da área de atuação do Incra nos últimos anos e a redução no número de servidores.
Em 1995, o Incra possuía 9 mil servidores para atuar numa área total de 9,8 milhões de hectares, distribuídos por 61 municípios onde existiam projetos de assentamento. Atualmente, são mais de 2 mil municípios com projetos de assentamentos, totalizando mais de 80 milhões de hectares em que o Incra atua com seus 6,2 mil servidores.

Reforma Agrária

O presidente reforçou a importância da reforma agrária como uma política que contribui para a democratização do acesso a terra, para a segurança alimentar e para gestão do meio ambiente, além de gerar emprego e renda. De 2003 até setembro de 2009, foram criados 3.139 projetos de assentamento no país, totalizando 8.360 assentamentos implantados ao longo da história do Incra.
Nesse período, foram assentadas 57% do total de famílias beneficiadas com a reforma agrária, chegando a uma marca de 920.861 famílias incluídas nessa política. São pessoas que passaram a ter acesso a infraestrutura básica e produtiva, como construção e recuperação de estradas, fornecimento de água e eletrificação rural. Entre 2003 e 2008, foram investidos R$ 1,2 bilhões nessas ações de desenvolvimento rural sustentável, atendendo mais de 678 mil famílias.
Hackbart também destacou a evolução dos valores e modalidades de créditos destinados aos assentados. Em 2003, havia duas modalidades de crédito disponibilizados pelo Incra. Atualmente, os assentados são atendidos com nove modalidades. Além disso, os valores pagos em crédito cresceram 30,5% entre 2003 e 2008 e o número famílias atendidas subiu 23,4% no mesmo período.
O presidente do Incra também adiantou que está sendo elaborado um estudo para aferir a produção nos assentamentos do Incra e que os dados do último censo agropecuário apontam que ela é expressiva. Apenas para citar alguns exemplos, Hackbart salientou que no último ano 24 mil famílias assentadas venderam alimentos para a Conab, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).(Portal INCRA)

Nenhum comentário: