Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Lendas Amazônicas - XII:  Origem do Rio Amazonas


Há muitos anos, moravam na selva amazônica dois noivos apaixonados que sonhavam ser um casal. Ela vestia-se de prata e seu nome era Lua.
 Ele vestia-se de ouro e o seu nome era Sol. Lua era a dona da noite e Sol era dono do dia.
Havia um obstáculo para a namoro de ambos. Se eles se casassem o mundo se acabaria. O ardente amor de sol queimaria a terra toda. O choro triste da Lua toda a terra afogaria.
Apesar de apaixonados, como poderiam se casar? A Lua apagaria o fogo? O Sol faria toda a água evaporar? Apaixonados, se separaram e nunca puderam se casar.
Os noivos ficaram tristíssimos. A Lua, de prata e o Sol, de ouro.
No desespero da saudade, a Lua chorou durante todo um dia e uma noite. Suas lágrimas escorreram por morros sem fim até chegar ao mar. Mas o oceano, bravio, não queria aceitar tanta água.
A sofrida lua não conseguiu misturar suas lágrimas às águas salgadas do mar e foi assim que algo estranho aconteceu.
As águas formadas com as lágrimas da lua escavaram um imenso vale, onde também muitas serras se levantaram.
Um imenso rio apareceu inundando vales, florestas e lugares sem fim. Eram as lágrimas da lua, que de tanta tristeza, formaram o rio Amazonas, o rio-mar da Amazônia.(Wikipédia)



Tremor de terra atinge interior pernambucano
Recife PE - Um tremor de terra de magnitude 2,4 na escala Richter atingiu o interior de Pernambuco na noite de sábado (27). O coordenador do departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Joaquim Ferreira, informou que o abalo ocorreu às 23h21 e o epicentro foi localizado no município de São Caitano (PE).
"Esse tremor não tem nenhuma relação com o terremoto que aconteceu no Chile. Essa região já registrou tremores antes. Fizemos estudos na região e lá há uma falha ativa”, disse Ferreira ao G1.
De acordo com Ferreira, moradores da região de São Caitano e Caruaru puderam sentir o tremor, mas geralmente essa magnitude baixa não provoca estragos.
O Nordeste é  a região com maior número de tremores de terra no país
Tremores registrados nessa região geralmente ocorrem entre 4 e 6 quilômetros de profundidade, conforme explicou o técnico em sismologia da UFRN Eduardo Alexandre de Menezes.
Sem danos
O Corpo de Bombeiros de Caruaru recebeu pelo menos dez chamados de pessoas assustadas com o tremor de terra, segundo o soldado Anderson Carlos. As ligações partiram principalmente de bairros mais próximos à cidade vizinha de São Caitano, onde foi localizado o epicentro do abalo.
Apesar do susto, os bombeiros não registraram feridos ou danos a residências. De acordo com o soldado, os moradores apenas relataram a sensação de que o chão estava se mexendo. (Globo)



PF apreende cinco toneladas de
alho ilegal na Manaus Moderna
Manaus - A Polícia Federal apreendeu cerca de cinco toneladas de alho ontem (26), na Feira da Manaus Moderna, no Centro da cidade. O produto está avaliado em R$ 40 mil.
Durante fiscalização de rotina, agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF encontrou o material sendo comercializado ilegalmente por atacadistas.
Os comerciantes foram imediatamente detidos e conduzido à Superintendência da Polícia Federal para prestar depoimento. Eles estavam vendendo o alho a um preço inferior ao do mercado, criando uma concorrência desleal com os demais comerciantes
Um Inquérito Policial vai investigar o responsável pelo crime de "Descaminho", e como a mercadoria chegou em Manaus.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DESCOBERTO EM PARINTINS

Parintins AM - Manaus - Um Sítio Arqueológico, encontrado na comunidade do Parananema, zona oeste da cidade de Parintins,(foto), no Amazonas desperta a curiosidade da população. A descoberta aconteceu durante a realização de serviços do Programa “Luz para Todos” na estrada “São Miguel”, quando operários desenvolviam trabalhos de abertura da estrada.As informaçoes são do Jornal da Ilha.
A terra preta e os restos de louças em cerâmica demonstram que há muitos anos viveu neste lugar uma sociedade indígena que utilizava técnicas rebuscadas de confecção dos materiais.
De acordo com o site do Jornal da Ilha, foram descobertas peças quebradas de vasos, garrafas, pratos e outros utensílios domésticos.
Estudos primários do Instituto Geográfico e Histórico de Parintins (IGHP), e das Universidades Estadual e Federal do Amazonas dão conta que os materiais encontrados são de etnias vividas há milhares de anos atrás.
- Aqui moraram antepassados nossos. Provavelmente, pelo material encontrado, a etnia que morou neste lugar é bem avançada em relação às demais etnias conhecidas”, considerou o historiador e membro do IGHP, Basílio Tenório. O historiador se refere às etnias vividas nas comunidades da Valéria e do Rio Andirá, conhecidas como as mais antigas da região.
Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) são aguardados na cidade para as devidas análises dos materiais encontrados. O estudo deve revelar qual o período aproximado que as civilizações viveram, quais eram esses povos e quais as técnicas utilizadas para a confecção dos materiais.
- Isso deve ser catalogado, vai pros anais da ciência e se tornará um ponto para visitação científica, além de ser tombado como patrimônio cultural material”, explicou Tenório
Para a presidente da comunidade do Parananema, Alcivaete Oliveira, é preciso formar parcerias entre os órgãos de proteção e a comunidade para que nada do que foi encontrado seja perdido.
- Os comunitários precisam saber o que é um Sítio, como cuidar, quais as mudanças que irão ocorrer na comunidade. As parcerias são importantes para preservar e ter um conhecimento aprofundado do que se trata e da importância”, comentou a presidente.
Estudiosos visitam o local no sentido de encontrar alguma relíquia inteira. O Iphan ainda náo chegou à cidade para análise do material. (Jornal da Ilha)
Princípio de incêndio no Manauara Shopping


Manaus - Princípio de incêndio na tarde deste domingo (28), no Manauara Shopping, na zona centro sul de Manaus, gerou pânico nos clientes.
Com a fumaça,centenas de pessoas que estavam no interior do shopping foram para a frente do complexo, o que causou congestionamento na Avenida Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba). Não houve vítimas.
De acordo com testemunhas, o princípio de incêndio pode ter começado em um dos restaurantes da Praça de Alimentação. A fumaça gerou forte cheiro de queimado no local. Bombeiros foram chamados ao local e vistoriaram as instalações.
A administraçao do shopping distribuiu nota à imprensa informando
que as causas do princípio de incêndio estão sendo apuradas.(P.Amazonia)-foto: Bruno Brandão)


É possível ter brasileiros entre vítimas', diz embaixador brasileiro no Chile

Santiago - Chile -O Embaixador do Brasil em Santiago, capital do Chile, Mário Vilalva conversou na manhã deste domingo, por telefone, com o G1 e disse trabalhar com a possibilidade de existência de brasileiros entre as vítimas do terremoto de 8,8 graus de magnitude, que atingiu a região central do país na madrugada deste sábado (27).
"Os números estão subindo. É possível ter brasileiros entre as vítimas. Não descartamos essa hipótese. Mas, felizmente, até o momento não registramos nada", afirmou Vilalva.
Os números estão subindo. É possível ter brasileiros entre as vítimas. Não descartamos essa hipótese. Mas, felizmente, até o momento não registramos nada"
O embaixador classificou o tremor de sábado como "o maior terremoto da história". "É uma situação delicada. foi o maior terremoto da história. Muito maior que o registrado em 1985", avaliou.
O Itamaraty estima em 12 mil o número de brasileiros residentes ou em passagem pelo Chile. Questionado sobre a orientação do momento, Vilalva aconselhou brasileiros a não se deslocar pelo país e observar as orientações repassadas pelo governo chileno. "Sigam as orientações do governo. Não saiam de hotéis, casas e não tentem viajar", disse.







,





,







,




,
Avião da FAB chegou a Brasilia com
12 brasileiros que estavam em Santiago

Brasilia  - A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que levou autoridades chilenas ao país neste sábado (27), chegou à Base Aérea de Brasília com 12 brasileiros que estavam em Santiago, capital do Chile, por volta de 5h15 deste domingo (28).
A lista com nove civis e três militares foi elaborada pela embaixada brasileira. O comando da FAB informou que não estão previstos novos voos para resgatar brasileiros isolados no país. Por telefone, um grupo de brasileiros relatou dificuldades de conseguir comunicação com o serviço diplomático no Chile.
Por telefone, o G1 conversou com a embaixada brasileira em Santiago. O diplomata informou que 200 brasileiros já se cadastraram para tentar voltar ao Brasil. "Desse grupo, 50 médicos, que estavam em um congresso, estão presos em um hotel. Só ontem (sábado) cadastramos 200 brasileiros e o telefone não para", disse o diplomata.
Pelo menos 12 turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará estão alojados no saguão de um hotel em Santiago. Eles estocam comida e água porque não há previsão de voos para retornar ao Brasil. “Quando ficamos sabendo do avião da FAB, cinco de nós correram para a embaixada. Mas fomos proibidos de entrar”, relata um dos turistas do grupo brasileiro.
Parecia que tudo ia cair. Foi um pânico generalizado. Vi a morte bem de perto"
Em nota divulgada mais cedo, o comando da FAB relatou o sentimento dos passageiros do VC-99 B Legacy. A estudante brasileira Rafaela Link morava havia dois meses em Santiago. Na noite de sábado, ela e amigos divertiam-se em um bar karaokê quando viu tudo tremer. “Parecia que tudo ia cair. Foi um pânico generalizado. Vi a morte bem de perto”, disse a estudante. “Quando o avião pousou, eu chorei. Fiquei muito emocionada por estar de volta”, complementou Rafaela, segundo a nota da FAB.
Amiga de Rafaela, a turista Alexia Moecke teve sensação parecida ao desembarcar na Base Aérea de Brasília. “Uma maravilha. Eu estou em casa”, disse. No momento do terremoto, ela estava dormindo no hotel em que estava hospedada e viu tudo tremer.
A primeira a desembarcar do avião da FAB foi Tatiana Soares. “Muito bom voltar ao nosso país maravilhoso. O que passamos lá foi uma situação muito ruim”.
A enfermeira Petra Rangel estava em Santiago para um congresso que aconteceria no sábado e, devido ao terremoto, foi cancelado. Também estava dormindo no hotel quando ocorreu o terremoto: “Fiquei superfeliz em voltar”.
A aeronave brasileira que trouxe os 12 brasileiros é a mesma que havia decolado de Brasília na tarde do sábado com o ministro da Justiça, Jorge Toledo, e com o procurador-geral da República, Chahuán Sabas. Eles estavam no Brasil e retornaram ao Chile para participar das coordenações governamentais depois do terremoto que atingiu o país.
A aeronave brasileira pousou no pátio militar em Santiago. Foi o primeiro avião estrangeiro a chegar depois da catástrofe. Segundo os pilotos, a pista e o controle de tráfego aéreo estão perfeitas em condições operacionais. O abalo se deu na infraestrutura do aeroporto. Segundo a FAB, “no retorno a Brasília da aeronave, a embaixada solicitou o traslado de brasileiros interessados em voltar ao País”.
O Itamaraty não explicou os critérios adotados para elaborar a lista de passageiros, já que outros brasileiros relataram dificuldades em conseguir uma vaga no voo.
Terremoto
A capital do Chile, Santiago, foi sacudida por um forte terremoto secundário na manhã deste domingo (28).
O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA registrou um tremor de magnitude 6,2, depois revisada para 6,1, às 8h25 locais (mesmo horário de Brasília), na região de Maule, a 184 km ao sul de Santiago. O tremor, ocorrido no continente, foi localizado a uma profundidade de 32 km.
O tremor ocorreu um dia depois de um abalo de magnitude 8,8 ter atingido a costa do país, deixando mais de 300 mortos e dois milhões de desabrigados.











,





,
Globo ignorou  Olimpíadas de Vancouver transmitidas pela Record

                                                  
             Por Favio Ricco colaboração de José Carlos Nery

A Globo tem que entender que é grande. Poderosa. Está por méritos próprios, e dos seus excelentes profissionais, entre as maiores emissoras de televisão do mundo. Indiscutível.
Por isso é que se condena quando ela pensa pequeno e age de maneira tão minúscula.
Foi assim, lamentavelmente, durante toda a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno, porque a sua concorrente Record tinha os direitos de transmissão.
Não se considerou nem o fato do canal SporTV, emissora das Organizações Globo, cobrir o mesmo evento.
A competição de Vancouver foi simplesmente condenada ao esquecimento. Assunto proibido.
É preciso entender que a notícia, o fato, os competidores, os recordes conquistados não pertencem exclusivamente a nenhuma emissora. Dar a informação é apenas e tão somente praticar o bom jornalismo.
Lamentavelmente não foi o que vimos durante a realização da Olimpíada de inverno.
O que, desde já, se pode esperar da Fórmula Indy, apoio da TV Bandeirantes, no mês que vem e pela primeira vez nas ruas de São Paulo?
Ou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, também com transmissão exclusiva da Record?
Não combina com a grandeza da Globo proceder de forma tão miúda. Uma decepção.
Vacilo
A programação 2010 do SBT vai estrear nesta segunda-feira, mas o novo cenário da “Praça” só ficará pronto a partir do dia 25.
Houve um atraso na aprovação do projeto.
Boa surpresa
É fácil perceber que a própria direção da Record foi surpreendida com a grandiosidade da Olimpíada em Vancouver.
A ficha só caiu depois de iniciada a competição.
Desde já vale avisar que Londres será ainda maior.

QUATRO APOSTADORES DIVIDEM PRÊMIO MILIONÁRIO DA MEGA-SENA

Brasilia - Ontem (27), quatro bilhetes acertaram os números do concurso 1.157, e vão dividir o prêmio de R$ 70 milhões. Os números sorteados na ocasião em Florianópolis (SC) foram: 09 - 29 - 41 - 43 - 46 -49.
Os ganhadores são moradores de São Paulo (SP), Jundiaí (SP), Brasília (DF) e Conselheiro Lafaiete (MG). Cada aposta vai receber o prêmio no valor de R$ 18.179.694,01.
Ao todo, 248 bilhetes acertaram a quina e cada um vai receber R$ 24.207,80. Outras 19.079 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 449,52 cada uma.
As apostas para concorrer ao próximo concurso devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.
INQUÉRITO
A Polícia Civil de Novo Hamburgo (RS) abriu inquérito na semana passada para investigar se houve estelionato por parte de uma casa lotérica no caso de um grupo que afirma ter comprado cotas de um bolão premiado da Mega-Sena.
Os apostadores dizem ter comprado cotas do bolão para o concurso 1.155, realizado no último dia 20, mas, quando procuraram a lotérica encontraram o estabelecimento fechado. Ao procurarem a Caixa para reclamar o prêmio, foram informados que não havia registro do jogo.
Em depoimento à polícia, uma funcionária confessou ter esquecido de registrar a aposta.(CEF)



,

PESQUISA: DILMA ENCONSTA EM SERRA

S.Paulo - Anuncie aqui Pesquisa Datafolha mostra que a pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para 4 pontos percentuais a distância que a separa do principal rival, José Serra (PSDB), que tem 32%. A informação é de Fernando Rodrigues, em reportagem publicada na Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL).
A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos --ou seja, só haveria empate técnico, em 30%, na hipótese de o tucano estar no limite mínimo, e a petista, no máximo.
O crescimento da ministra da Casa Civil foi verificado em todos os cenários do levantamento. A pesquisa mostra estagnação nos índices de Ciro Gomes (PSB) e de Marina Silva (PV).
Esses novos resultados devem aumentar as especulações sobre a perspectiva de desistência de José Serra, relata a coluna Painel.
O presidente Lula manteve aprovação recorde, com 73% de ótimo/bom.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas maiores de 16 anos.(Bol)
NO RJ TONELADAS DE PEIXES MORTOS SÃO RETIRADOS DA LAGOA
Rio - A Comlurb já removeu 35,6 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, desde as 7h da última sexta-feira (26) até a manhã deste sábado (27).
Segundo a empresa, 102 garis atuam no local, 12 deles embarcados em um catamarã e em um barco de alumínio e os demais atuam no entorno.
A operação conta ainda com dois caminhões e duas caixas de entulho, além do catamarã da EBX, do empresário Eike Batista.
De acordo com o Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos Carlos Osório, haverá equipes trabalhando na área 24 horas por dia até que o serviço seja concluído.
Mudanças climáticas

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou na sexta (26) que a causa da mortandade de peixes na Lagoa pode ter sido o aumento de uma espécie de alga existente na água. Segundo ela, a mudança nas condições climáticas favoreceu a proliferação dessas algas, que não foram identificadas.
Óleo diesel contamina córrego que deságua no Rio do Ouro Cariocas e turistas lotam barcos que fazem passeio noturno na Lagoa Inea investiga mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas Biólogo descarta choque térmico para a morte de peixes na Lagoa
A gerente de qualidade de água da secretaria, Fátima Freitas, descartou o aumento de esgoto na lagoa. Segundo ela, não houve diminuição no nível de oxigenação da água.
Ela explicou que a secretaria acredita que o aumento da quantidade de alga foi o responsável pela morte dos peixes. Numa medição feita na segunda-feira, já havia sido constado um nível alto do micro-organismo, cerca de 400 mil. Nesta sexta, foi constadado um nível quatro vezes maior do que o de segunda. Para ela, um possível aumento de esgoto na água não seria a causa para o aumento da proliferação das algas.

Biólogo contesta

Já o biólogo Mário Moscatelli contesta uma das hipóteses de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para justificar a morte de peixes. Segundo os técnicos, o choque térmico - a água fria da chuva de quinta-feira (25) em contato com a água quente da lagoa - pode ter causado a morte dos peixes.
"Em dezembro choveu com mais intensidade e não houve nada parecido com isso. Quando a gente encontra bagre, que vive no fundo da lagoa, e tilápia, que é um peixe resistente, morrendo é por que algo diferente ocorreu", disse o biólogo, em entrevista ao RJTV.








ONDAS DE 1,45 METROS  ATINGEM A COSTA DO PACÍFICO E O JAPÃO

Tokio - Japão - A série de ondas ainda atinge com força o porto de Kuji, informa a agência meteorológica japonesa. Antes, a altura das ondas oscilou entre 20 cm e 40 cm.
Essas mesmas ondas atingiram inicialmente as costas do isolado arquipélago de Ogasawara, a cerca de 1.000 km de Tóquio.
Alerta para tsunami no Havaí é cancelado Bachelet pede força a chilenos, após pior terremoto em meio século no país Tsunami começa a atingir a costa norte do Japão Tsunami começa a atingir arquipélago japonês
O Japão estava sob o maior alerta de tsunami em 17 anos. Autoridades locais advertiram sobre a possibilidade de ondas de 3 metros ou mais em sua costa norte, no Oceano Pacífico.
RÚSSIA
Ondas de até 80 cm atingiram a costa leste da Rússia neste domingo. A série também foi originada após o grande terremoto no Chile. Nenhum dano foi relatado.
Pela manhã, o governo retirou o alerta de tsunami para a península de Kamtchatka e Ilhas Sakhalinas, anunciou a agência RIA Novosti, com base em informações do Ministério de Situações de Emergência. Eram esperadas ondas de até dois metros.
Na Nova Zelândia, as ondas chegaram no domingo (horário local). A exemplo do Havaí, atingido apenas marginalmente, não houve informação sobre danos.
O Chile foi atingido ontgem (27) por um terremoto de magnitude 8,8, que matou mais de 300 pessoas, causou a queda de prédios e provocou um tsunami que pôs em alerta todos os países do Pacífico.((G-1)



sábado, 27 de fevereiro de 2010

Países da costa do Pacífico recebem alerta de tsunami
S.Paulo - Diversos países da costa do Oceano Pacífico receberam alerta de tsunami em razão do tremor de 8,8 graus de magnitude que atingiu o Chile, na madrugada deste sábado (27). A informação foi anunciada pelo Centro de Advertência para Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos (NOAA).
México, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas figuram entre os novos países sobre os quais pesa o alerta do NOAA.
Em anterior, o centro advertiu sobre o risco de tsunamis no Chile, Peru e Equador, enquanto se situavam em grau de vigilância Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, as ilhas Pitcairn e a Polinésia francesa, além de regiões da Antártida.
- A observação do nível do mar indica que se gerou um tsunami capaz de causar danos importantes-. O centro acrescentou que as primeiras ondas a atingir a costa não são necessariamente as maiores, e que a ameaça ainda pode durar por horas.
Já no Chile, o Exército e o Escritório Nacional de Emergência descartaram risco de tsunamis e precisaram que ocorreu apenas uma variação do nível do mar no Pacífico.
Numerosas réplicas se registraram depois do primeiro tremos, de cerca de um minut de duração, afetando parte da cidade de Santiago, a 317 km de distância do epicentro.(TV Globo)





S.Paulo sentio o tremor que abalou o Chile
S.Paulo - O Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu mais de 100 ligações na madrugada deste sábado (27) pouco depois de um forte terremoto, de mais de 8 graus na escala Richter, atingir o Chile. Pequenos tremores foram sentidos em pelo menos seis bairros da capital, sendo que a região da Avenida Paulista foi a mais afetada por ser uma das mais altas da cidade. Imagens feitas na sala de programação da TV Globo, na Paulista, mostram luminárias tremendo de madrugada.
Segundo o capitão Jean Carlos de Araújo, do Corpo de Bombeiros, foram cerca de 100 ligações de pessoas que tiveram na capital reflexos do tremor no Chile. Os telefonemas ocorreram aproximadamente 15 minutos depois de o terremoto atingie o Chile. O oficial contou que eram moradores que sentiam o prédio tremer e viam lustres de movimentando. Muitos se queixaram de tontura, como funcionários do Centro de Operações da Polícia Civil (Cepol), na região central. Funcionários contaram que colegas chegaram a sair do prédio onde fica o Cepol passando mal. A Defesa Civil vistoriou o imóvel, que não teve abalo.
Número de mortos por terremoto no Chile passa de 100, diz presidente eleito
As ligações recebidas pelos bombeiros eram dos bairros do Tatuapé e Mooca (Zona Leste), Bela Vista (região central), Ibirapuera e Campo Belo (Zona Sul), além da região da Avenida Paulista.
O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile nesta madrugada deixou ao menos 85 mortos até o começo desta tarde, disse a presidente do Chile, Michelle Bachelet. Segundo o ministro do Interior chileno, Edmundo Perez Yoma, o número oficial de mortos é de 82.
O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância.(G-1)


Entenda como foi o terremoto no Chile


Santiago-Chile - O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central Chile na madrugada deste sábado (27) originou-se no mar, perto da cidade de Concepción - a segunda maior do país, com mais de 600 mil habitantes - e a 325 km da capital chilena, Santiago, que abriga 40% dos chilenos. O abalo atingiu as áreas mais populosas do país, onde vivem cerca de 75% da população.



Número de mortos em terremoto no Chile ultrapassa 200

Santiago - Chile - Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu hoje (27) o Centro-Sul do Chile. Este é o maior tremor registrado no país nos últimos 25 anos. O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñeda, atualizou o número de mortos pelo terremoto registrado hoje (27) no país para pelo menos 214. O balanço anterior indicava 140 mortos. As informações são do ministro do Interior chileno, Edmundo Pérez Yoma.
De acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês), o terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital Santiago e a 91 quilômetros ao norte de Concepción. Horas depois do primeiro tremor, a região foi atingida por um segundo, de magnitude 6,2.
Um alerta de tsunami foi emitido para as zonas costeiras do Chile, Equador e Peru, e depois estendido para a Colômbia, o Panamá, a Costa Rica e a Antártida. De acordo com o centro norte-americano, os efeitos do tremor foram percebidos no mar de Valparaíso, na costa a oeste de Santiago.
A agência meteorológica do Japão também alertou para possíveis tsunamis na região do Pacífico. Bachelet, entretanto, descartou a possibilidade de tsunamis no Chile. Ela disse que é normal que as ondas fiquem mais altas após um terremoto, mas que não há previsão de ondas gigantes.
Na capital chilena, relatos dão conta de que os prédios tremeram entre 10 segundos e 30 segundos. Depois do terremoto, tremores secundários de intensidade variável foram registrados em todo o país, levando as autoridades chilenas a pedir aos moradores que permaneçam em casa.
Há inclusive depoimentos de pessoas que dizem ter sentido os efeitos no Brasil. A Defesa Civil de São Paulo confirmou os relatos, mas disse que não há danos ou vítimas.
Ao convocar uma reunião de emergência, a presidente chilena, que havia planejado com antecedência uma viagem para a região de Bio Bio para hoje, afirmou que equipamentos seriam enviados de Santiago para as províncias do sul para restabelecer as comunicações interrompidas.
O maior terremoto a atingir o país no século passado foi um tremor de magnitude 9,5, registrado na cidade de Valdívia em 1960, deixando 1.655 mortos.Fonte: Agência Brasil - G1
IRANDUBA TERÁ FABRICA DE BORRACHA

Manaus – O governador Eduardo Braga assinou nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, às 16h, na sede do Governo, situado no bairro da Compensa, a cédula de crédito industrial para a instalação de uma Usina de Beneficiamento de Borracha Natural no município de Iranduba. O financiamento será via Agencia de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), por meio do Programa Zona Franca Verde, que fomenta a atividade extrativista e o setor primário no interior do Estado.
Serão investidos R$ 6.349.598,03, sendo R$ 4.300.000,00 financiados pela Afeam e o restante pela empresa Andrade e Ribeiro Indústria do Látex – Borracha da Floresta. A produção será destinada para a Neotec Indústria e Comercio de Pneus Ltda, fábrica da Levorin Pneus, que está se instalando no polo de duas rodas do Parque Industrial de Manaus (PIM).
Segundo o governador Eduardo Braga, o financiamento vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico proporcionando a geração de emprego e renda no interior. Parte da matéria-prima utilizada na usina de Iranduba virá de produtores de borracha dos municípios de Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari, Fonte Boa, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Manicoré, Borba, Humaitá e Itacoatiara. A usina vai consumir, inicialmente, 6.942 toneladas de borracha, compradas dos produtores desses municípios, o que vai fomentar a atividade extrativista e alavancar a produção da borracha no interior.Na foto de arquivo a extração do latex de forma artesanal. (Agecom)

HUGV EM MANAUS ENTRE OS PIORES DO PAÍS

Manaus - O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está entre os piores do Brasil. Preocupado com a formação dos estudantes e com os pacientes que são atendidos, o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Mundial devem apoiar a ampliação do hospital.
A reitora da Ufam, Márcia Porales, e o diretor do hospital, Loureval Santana, estiveram em Brasília reunidos com o coordenador de hospitais universitários do MEC. Eles discutiram novos rumos para a unidade. O HUGV é referência na região, principalmente em cirurgias de cabeça, mas por conta da estrutura, está classificado como um dos piores do País.
De acordo com o coordenador geral de hospitais do MEC, Celso Araújo, representantes do Banco Mundial e do MEC estarão em Manaus para inspecionar a estrutura do hospital. Um projeto financiado pelo Banco prevê a construção de uma nova unidade.
O diretor informou, que dos 46 hospital analisados, apenas o HUGV receberá recursos para a construção de uma nova unidade. - O ministro constatou que o HUGV não suporta mais reformas e, por isso, será construído uma nova unidade-, disse de Brasília, Lourival Santana ao Portal Amazônia.
A visita dos representantes do Banco Mundial e do MEC está prevista para o dia 9 de março.
O projeto para a construção da nova unidade está sendo produzido em conjunto entre a pró-reitoria da Ufam e sevidores do hospital.
Atualmente o orçamento do hospital para funcionar é de R$ 300 mil.O Ministério da Educação já tem disponível mais de U$ 80 milhões para iniciar as reformas dos hospitais universitários em todo o país. Além disso, o Banco Mundial deve financiar mais U$ 420 milhões para essa finalidade.
A reforma ou construção de cada um deverá custar cerca de R$ 40 milhões. (P.Amazonia)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


DENGUE: COMBATE COM TECNOLOGIA AMAZONENSE É DESTACADA
Manaus - O Governo do Amazonas está utilizando um smartphone em uma experiência pioneira voltada para o combate do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.
 A nova arma, um Nokia Data Gathering, conta com um software específico para catalogar, processar e transmitir informações, além de GPS, que possibilita a rápida localização das áreas identificadas.
O aparelho vem sendo testado desde o ano passado como coletor de dados entomológicos, com a finalidade de monitorar os índices de infestação do mosquito na capital.
 Os dados são utilizados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) para subsidiar a execução de ações apropriadas na eliminação dos criadouros de mosquito.
O NDG é usado pelos agentes de endemia da FVS para monitorar as áreas de risco de dengue, como ferros-velhos, terrenos baldios, entre outros, e na elaboração do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), que detecta os índices de infestação na cidade.
Por meio do LIRA, é possível saber quais são as áreas de concentração do mosquito e assim elaborar, com maior precisão e rapidez, o plano de eliminação dos focos.
O projeto começou a ser executado ano passado, a partir de uma parceria entre a Nokia e o Governo do Estado, por meio da FVS, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT).Fonte: Setrab-P.Amazonia.
FALTA DE EMPRESAS INTERESSADAS ADIA
 LICITAÇÃO PARA O MONOTRILHO

Manaus – A licitação para as obras de construção do monotrilho na cidade de Manaus foi adiada nesta sexta-feira (26).
Nenhuma das empresas interessadas apresentou proposta durante reunião na manhã de hoje, na sede da Comissão Geral de Licitação do Poder Executivo (CGL), na Avenida Djalma Batista.
O monotrilho é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) para que uma cidade seja sub-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2010. Na capital, o sistema receberá o nome de “Metro de Manaus”.
Na sessão, as três construtoras participantes da licitação para a construção do “Metrô” entregariam os documentos de habilitação e propostas de preço para concorrer . Mas, nenhuma delas apresentou envelopes, como estava previsto.
A Camargo Corrêa, Odebrech e Delta Engenharia acompanharam todo o processo licitatório desde a publicação do edital, divulgado há um mês. Elas estavam presentes a sessão, mas não apresentaram propostas.
O presidente da Comissão Geral de Licitação do Estado, Epitácio Neto, explicou que será republicado o aviso de licitação para abrir uma nova concorrência no início de abril.
O monotrilho é um tipo de metrô que vai ligar a Praça da Matriz, no Centro da cidade, ao Terminal da Cidade Nova, zona Norte, e a bola do Produtor, na zona leste. No total, o investimento estimado é de aproximadamente R$ 1,3 bilhão.
PASSAGEM DE ÔNIBUS NA CAPITAL
FICA MAIS BARATA 15 CENTAVOS

 Manaus - O prefeito Amazonino Mendes anunciou hoje (26) a redução na tarifa do transporte coletivo para R$2,10. O novo valor passa a vigorar a partir de segunda-feira, 1º de março.
Em entrevista coletiva, o prefeito deixou claro que a decisão de reduzir o preço da passagem é um anúncio, uma sinalização.
O prefeito disse que encontrou o sistema de transporte coletivo em situação caótica , relembrando que foi obrigado, por determinação judicial, a conceder o reajuste, elevando o preço da passagem para R$ 2,25, logo que assumiu a Prefeitura.
Amazonino lembrou que desde o último reajuste, a Prefeitura vem adotando medidas saneadoras, com o objetivo de reduzir a tarifa. O primeiro passo foi a regulamentação da concessão da meia-passagem, com o cancelamento de cartões PassaFácil que eram utilizados indevidamente.
- Retiramos de circulação mais de 170 mil carteiras fraudulentas que eram usadas irregularmente, e isso sem prejudicar nenhum estudante. Ninguém ficou sem o direito à meia-passagem, podendo, inclusive, comprar quantas precisar, disse o prefeito.
No início da semana, o prefeito chamou os permissionários do sistema Executivo, que deverão se enquadrar ao que determina a Lei Municipal nº 1.361, que regulamenta o serviço e limita, em até 10% da frota do sistema convencional, o número de microônibus em circulação. Segundo dados do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), há pelo menos 300 circulando.
A partir de agora, apenas 127 poderão continuar operando.
- Quando foi criado, a estimativa era que esse serviço transportasse, em média, 600 mil passageiros por mês. Hoje, mais de dois milhões de pessoas utilizam o Executivo mensalmente. Isso é predatório e vai acabar, afirmou Amazonino.
Além disso, o prefeito disse que não vai mais admitir que concessionárias de serviços como a Águas do Amazonas e a Cigás abram buracos indiscriminadamente e a qualquer hora do dia.
Segundo ele, esse tipo de serviço só poderá ser executado depois das 22h.
- Buracos e trânsito congestionado também são fatores que oneram os custos do transporte coletivo. Faremos um acompanhamento técnico antes de liberar esse tipo de obra, assegurou Amazonino. (Semcom)
Amamenta Brasil: Semsa vai dobrar o número de unidades em Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se prepara para dobrar o número de unidades de atendimento do município que integram a Rede Amamenta Brasil, ação estratégica implementada pelo Ministério da Saúde e que tem por objetivo ampliar o índice de aleitamento materno no País. Atualmente, dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus fazem parte desta rede nacional. No próximo mês de março, a Semsa inicia o processo de capacitação para certificar mais 10 UBS, informou o titular da pasta, Francisco Deodato.
O aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne contra a mortalidade infantil no mundo, além de promover a saúde física, mental e psicológica da criança e da mulher que amamenta. Em 2009, as ações de incentivo ao aleitamento materno adotadas pelas unidades de saúde da Semsa como estratégia de promoção da saúde materno-infantil, renderam ao município duas importantes conquistas.
A primeira delas foi a escolha de Manaus como uma das cinco capitais brasileiras a receber o Prêmio Bíbi Vogel. Concedida pelo Ministério da Saúde, a premiação representa um reconhecimento nacional às experiências municipais de sucesso na implementação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. No final do ano, foi a vez da Maternidade Moura Tapajóz ser credenciada como Hospital Amigo da Criança. O título é concedido pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF, às unidades de saúde que desenvolvem ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento exclusivo. O credenciamento permitirá à maternidade ter um aumento de até 8,5% no valor dos repasses feitos pelo Ministério, referentes aos partos normais e cesáreas realizados naquela unidade.
A Semsa já tem unidades integradas à Rede Amamenta Brasil nos quatro Distritos de Saúde do cidade. Na zona Leste, estão credenciadas as UBS´s Dra. Luiz do Carmo, Dr. José Amazonas Palhano, Geraldo Magela e Maria Leonor Brilhante. Na zona Norte integram a rede as UBS´s Armando Mendes e Augias Gadelha. Na zona Sul, as UBS´s Lourenço Borghi e São Francisco e, na zona Oeste, as UBS´s Ida Mentoni, Deodato de Miranda Leão e Ajuricaba.
A coordenadora da Equipe Técnica do Setor de Saúde da Criança e do Adolescente, Elena Marta Amaral dos Santos, explica que, no período de 22 a 26 de março, 30 profissionais de nível superior que hoje atuam nas UBS´s escolhidas para integrar a Rede Amamenta Brasil, passarão por um treinamento de 40 horas, ministrado por uma equipe de 13 instrutores. Essa equipe inclui nove tutores locais que foram capacitados para as ações da Rede, no ano passado, e três consultores do Ministério da Saúde, doutores na área de Aleitamento Materno.
"Na equipe local de tutores, temos inclusive o pediatra Jefferson Pereira Guilherme e a nutricionista Tânia Batista, ambos dos quadros da Semsa e consultores internacionais em Aleitamento Materno", frisou Elena Marta.
A capacitação marcada para março é o ponto de partida para a futura certificação das Unidades Básicas de Saúde escolhidas para ingressar na Rede Amamenta Brasil. O processo de certificação deve se estender por um ano. Durante a capacitação, explica Elena Marta, instrutores e treinandos irão discutir, por exemplo, a estratégia mais adequada a ser adotada por cada uma das unidades de saúde visando alcançar o objetivo de estimular o aleitamento materno, até que a criança atinja os dois anos de idade e, como forma exclusiva de alimentação do bebê, até os seis meses, conforme preconiza a OMS.
"As estratégias a serem adotadas devem sempre considerar a realidade de cada região onde a unidade funciona. As ações devem procurar alcançar a mãe e toda a família (do futuro bebê) ainda na fase do Pré-natal. Depois disso, já na fase do atendimento na maternidade, fica mais difícil sensibilizar a mãe e a família para a importância do aleitamento", afirma Elena Marta.
A coordenadora observa que a UBS só é credenciada como integrante da Rede Amamenta Brasil após preencher uma série de requisitos, incluindo a capacitação de todos os profissionais que nela atuam e o cumprimento de metas, por meio de atividades que promovam ou protejam o aleitamento materno dentro dos parâmetros definidos pela Organização Mundial de Saúde.
"Para a certificação, a unidade tem de garantir, por exemplo, a participação de no mínimo 80% da sua equipe de profissionais nas ações voltadas para o aleitamento materno. Tem, ainda, de monitorar os indicadores de aleitamento, na sua área de abrangência, utilizando o SISVAM Web, além de implantar um programa de atendimento à mãe e ao bebê, no período de amamentação", salientou a coordenadora. O SISVAM Web é o sistema informatizado da Vigilância Alimentar e Nutricional, para registro de informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde.Fonte: Assessoria
Comissão aprova pedido de impeachment de Arruda

Brasília - A comissão especial criada para analisar os processos de impeachment do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, na Câmara Distrital acaba de aprovar por unanimidade o relatório do deputado Chico Leite (PT). Ele responsabiliza Arruda por três crimes de responsabilidade: atuando contra o livre exercício dos poderes, contra a probidade na administração pública e contra o legal emprego do dinheiro público.
Os cinco parlamentares que formam o grupo – Chcio Leite, Cristiano Araújo (PTB), Paulo Roriz (DEM), Batista das Cooperativas (PRP) e José Antonio Reguffe (PDT) – decidiram aceitar o pedido.
“Tive receio de que o parecer fosse político, mas quero parabenizar porque foi um parecer jurídico”, ressaltou Paulo Roriz. O deputado Chico Leite, encarregado do texto, é promotor de Justiça.
O documento será votado em plenário na terça-feira (2), quando deverá ser aprovado por maioria simples, 14 deputados. Em seguida, o governador licenciado será notificado e terá 20 dias úteis para apresentar sua defesa. Depois desse prazo, outro relatório será feito, com base na defesa de Arruda, e será votado em plenário. Se aprovado, Arruda é afastado por 120 dias e o processo de impeachment será julgado por um tribunal formado por cinco deputados distritais e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do DF.
Nas 22 páginas do relatório, Chico Leite detalha as denúncias contra Arruda. “Se do cidadão comum exige-se que respeite a coisa pública, que evite atos que violem direitos alheios, imagine o que deveria ser exigido de um governador de unidade da Federação.”
Gravações mostram Antônio Bento da Silva entregando R$ 200 mil ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. O dinheiro seria uma tentativa de suborno para que Sombra prestasse depoimento favorável à Arruda na Polícia Federal.
O jornalista ainda teria recebido um bilhete de Arruda, entregue pelo deputado distrital Geraldo Naves (DEM). O secretário de comunicação do GDF, Wellington Moraes, também estaria envolvido nas negociações. Os três estão no presídio da Papuda, em Brasília.Fonte: Agência Brasil - Priscilla Mazenotti

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Indígena morre de malária na periferia de Manaus

Manaus – Após três semanas de internação, a indígena Maria Eunice Macedo, 31, portadora de malária tipo Vivax (benigna), morreu em consequência do agravamento da doença. O caso ocorreu na comunidade São Sebastião, na zona rural de Manaus. Ela é a primeira vítima da doença registrada no Amazonas este ano.
De acordo com informações do jornal ‘A Crítica’ publicadas na manhã de hoje (25), Maria Eunice morreu antes de receber atendimento médico.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que Eunice chegou à localidade acompanhada de um filho e um sobrinho. As crianças também estão doentes. Os dois recebem tratamento na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FTM-AM).
Eunice morreu no dia seguinte ao diagnóstico da doença. O laudo da morte também aponta insuficiência respiratória e indícios de pneumonia.
Agentes da Fundação de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), fazem o monitoramento na comunidade São Sebastião.(P.Amazonia)
BRAGA TROCA O COMANDO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO AMAZONAS


Manaus - O governador Eduardo Braga (PMDB), fará mais uma substancial alteração no primeiro escalão do Governo. Sá Cavalcante está deixando o cargo de secretário de Segurança Pública, abrindo vaga para o delegado da Polícia Federal Geraldo Scarpellini, que deverá assumir o cargo na próxima semana.

Fontes políticas garantiram que a saída de Sá Cavalcante do Governo era cogitada desde o ano passado, finalmente definido ontem após uma reunião a portas fechadas com o governador Eduardo Braga, embora a escolha de Scarpellini estivesse certa desde o dia 22.

O futuro titular da Segurança Pública no Amazonas, que exercia a diretoria de Ensino da Academia Nacional de Polícia Federal, em Brasília, é tido pelos seus colegas como um policial competente, dedicado e obstinado no que faz.

A escolha do novo titular da Segurança Pública no Amazonas foi bem recebida por investigadores e delegada da Polícia Civil do Estado.

Sá Cavalcante garante que sai com a sensação do dever cumprido e garante que o seu sucesso “vai pegar a casa praticamente arrumada”.
TROPA DE CHOQUE GOVERNISTA BARRA IDA DE DILMA AO SENADO
Brasilia - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu nesta quarta-feira (24) trocar a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pela presença do secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. O tema da convocação é o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos.
A convocação de Dilma foi aprovada pelos integrantes da oposição na CCJ do Senado no dia 10 de fevereiro, depois de um cochilo da base governista.
A troca de Dilma por Vannuchi foi comandada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Ele apresentou um requerimento pedindo a substituição. A oposição deixou a sala da comissão antes de a votação ser realizada ao perceber que seria derrotada. Com isso, a ministra foi dispensada e Vannuchi virá em seu lugar. Não há data prevista para a audiência acontecer.
O programa gerou críticas de vários setores da sociedade por trazer temas polêmicos como a proposta de criação de uma comissão da Verdade para investigar crimes cometidos pela ditadura. Estão ainda no programa temas como a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas e maiores dificuldades para a reintegração de posse de terras invadidas.
PNDH
O Programa Nacional de Direitos Humanos prevê a aprovação de 27 leis no Congresso Nacional. Deputados e senadores da oposição dizem que vão rejeitar as propostas. E governistas dizem que há necessidade de mais discussão.
General que criticou programa de Direitos Humanos é exonerado Jobim pede exoneração de general que criticou programa de Direitos Humanos Defensores dos direitos humanos enfrentam críticas em Israel CCJ do Senado convoca Dilma para falar sobre Programa de Direitos Humanos Ex-secretário de FHC integrará grupo que fará projeto da Comissão da Verdade
Os pontos do programa estão no decreto 7.037, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro de 2009. O PNDH acabou se tornando a primeira grande polêmica do ano na política depois que pontos previstos no decreto passaram a ser criticados por ministros do próprio governo e entidades como militares, OAB e igreja.
O programa traça "diretrizes" e "objetivos estratégicos" do governo que incluem, entre outros, a defesa da descriminalização do aborto, da união civil homossexual, da revisão da Lei da Anistia, da mudança de regras na reintegração de posse em invasões de terras e da instituição de "critérios de acompanhamento editorial" de meios de comunicação. (Clique aqui e leia a íntegra do PNDH no site do Ministério da Justiça.)
Composto de 73 páginas, o plano foi elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que nesta sexta-feira (8) divulgou nota em defesa dele (leia a íntegra).
O decreto teve o aval de 17 ministérios. Para colocar em prática as medidas sugeridas, o documento prevê a edição de 27 leis nos próximos 11 meses. Algumas, já apresentadas por parlamentares, simplesmente teriam a tramitação apoiada pelo governo, enquanto as propostas inéditas seriam encaminhadas pelo próprio Executivo. Todas as leis precisam da aprovação do Congresso.
Temas polêmicos
As leis que serão editadas a partir do programa serão enviadas primeiro para a Câmara. Algumas matérias, como a que prevê a descriminalização do aborto, já tramitam na Casa e até hoje são alvo de críticas de entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e correntes partidárias ligadas à bancada católica na Casa.
A exemplo da questão em torno do aborto, o plano prevê outras propostas polêmicas como a criação de uma comissão da verdade para investigar crimes cometidos durante a ditadura e a revogação de leis feitas durante o período de 1964 a 1985 que sejam consideradas contrárias aos direitos humanos.
Essa medida provocou a primeira crise dentro do governo, levando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes das três Forças Armadas a ameaçar pedir demissão conjunta ao presidente Lula. A principal crítica dos militares é que o plano não prevê a investigação de excessos por grupos de esquerda que combateram o regime. Lula deve rever esta parte do decreto.
Agronegócio
No campo, o decreto não foi bem recebido pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que chegou a classificar a proposta como um “preconceito” com o agronegócio. Aos olhos do ministro da Agricultura, o documento gera “insegurança jurídica” por flexibilizar as regras para reintegração de posse de propriedades invadidas: “Ele (o decreto) aumenta a insegurança jurídica no campo. Da forma que está colocado, ele traz esse preconceito implícito em relação à agricultura comercial ou ao agronegócio, como também aumenta a insegurança jurídica que nós já temos em função de várias outras questões."
Mega pode chegar a R$ 70 milhões

Brasilia - Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1156 da Mega-Sena sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (24). O sorteio foi realizado em Florianópolis, às 20h (horário de Brasília). De acordo com estimativa da Caixa, o prêmio para o próximo concurso deverá chegar a R$ 70 milhões.
Confira os números sorteados:
09 – 24 – 31 – 44 – 48 – 49
Segundo a CEF, 210 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 21.432,57. Outras 15.420 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 416,97.
O próximo concurso será realizado no sábado (27).
Enquanto isso, mesmo com a proibição dos bol~çoes pela Caixa Economica Federal, em função, principalmente do ocorrido no Rio Grande do Sul, quando apostadores de yum bolão acertaram e não receberam  o prêmio e por isso, estão entrando na Justiça, as lotéricas de todo o Brasil e naturalmente em Manaus, continuam oferecendo ao público os "bolões", que não são reconhecidos pela Caixa.
Semed convoca professores selecionados em concurso

Manaus - A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está convocando os candidatos do cadastro de reserva do Concurso Público para preenchimento de 44 vagas de professores de nível superior que optaram pela lotação em outras gerências que apresentam necessidade desses profissionais.
Os candidatos devem se apresentar no prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) até dia 25 de março, à Rua São Luís, nº 416 - Adrianópolis, 3º andar, sala 312, das 8h às 13h, munidos de todos os documentos pessoais e para o encaminhamento dos procedimentos pré-admissionais, em conformidade com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Manaus.
Na ocasião, os candidatos receberão todas as informações pertinentes ao cargo pretendido.Informações pelos telefones (92) 3643-6922 e 3643-6958.(Semcom)
MPE pede mais leitos para maternidade Ana Braga

Manaus - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) entrou na justiça pedindo melhor atendimento na maternidade Ana Braga. O pedido ainda aguarda decisão do juizado da Infância e Juventude. No local algumas mães ficam com os bebês recém-nascidos em macas e nos corredores.
A situação foi registrada pelo próprio Ministério Público do Estado, na Maternidade Ana Braga. Segundo a promotora de justiça, Cláudia Câmara, as irregularidades já foram detectadas no mês de setembro de 2009.
- Nós detectamos essa irregularidade e já havia sido denunciado o problema ao Secretário de Saúde do Amazonas, Agnaldo Costa, em novembro do ano passado, foi feita uma readequação no espaço com obras para colocar 24 leitos maternos, disse.
Neste mês de fevereiro foi realizada uma nova visita do MPE, e foi notificado que a falta de leitos se mostrou um grave problema contínuo. Na tarde desta última terça-feira (23), o Ministério Público recorreu à justiça.
Na ação civil pública o Ministério Público pede para que o Estado resolva de imediato as irregularidades detectadas na Maternidade Ana Braga. Neste caso, oferecendo às mães e recém nascidos pelo menos vinte e quatros leitos.
A ação civil pública só terá validade após a decisão do juizado da infância e juventude, e da intimação à secretaria de saúde. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o secretário Agnaldo Costa ainda não recebeu a notificação do Ministério Público. (P.Amazonia)





BC AUMENTA DEPÓSITO COMPULSÓRIO PARA REVERTER A CRÍSE

Brasília – O Banco Central (BC) decidiu  desfazer uma das principais medidas para combater a crise internacional iniciada em setembro de 2008. A instituição anunciou o aumento do recolhimento de compulsório bancário sobre depósitos a prazo (como os populares CDBs), voltando aos níveis anteriores à crise.
O anúncio foi feito há pouco pelo presidente do BC, Henrique Meirelles, ( foto). Segundo ele, a medida é uma “estratégia de saída das medidas tomadas para combater a crise”. Na prática, com a medida, será reduzida a quantidade de recursos disponíveis para empréstimos a pessoas físicas e empresas no mercado financeiro.
O recolhimento compulsório é a exigência de que os bancos deixem uma parte do dinheiro de seus clientes congelados no BC e usem os recursos para empréstimos.
Na crise, o BC criou facilidades, reduzindo o compulsório bancário sobre os depósitos a prazo, com o objetivo de dar mais liquidez ao mercado, medida que acabou transferindo R$ 99,8 bilhões do recolhimento compulsório para os bancos, possibilitando a manutenção da oferta de crédito.
De acordo com o diretor de Política Monetária do BC, Aldo Mendes, com a volta dos patamares anteriores à crise, devem sair do mercado financeiro pelo menos R$ 70 bilhões que vinham sendo aplicados livremente pelas instituições financeiras.
Meirelles destacou que o compulsório, hoje em vigor, de 13,5%, retorna ao patamar antigo de 15%. Para saber quanto será retirado do mercado, o BC vai fazer cálculos do recolhimento de depósitos do período entre 29 de março e 1º de abril e fazer o primeiro recolhimento dentro das novas normas, a partir de 9 de abril.
Mendes explicou que haverá outra mudança. O valor do recolhimento compulsório, que atualmente atinge depósitos superiores a R$ 10 mil, vai passar para R$ 500 mil. As alíquotas de exigibilidades adicionais também aumentam dos atuais 4% para 8%, no caso dos depósitos à vista, a partir de 22 de março.Fonte: Stênio Ribeiro - Agência Brasil

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

MPE INSISTE NAS CASSAÇÕES DE AMAZONINO E SOUZA


Manaus - O Ministério Público Estadual continua querendo cassar os mandatos do prefeito Amazonino Mendes (PTB) e do vice-prefeito de Manaus Carlos Souza (PP), acusados de compra de votos e captação ilícita de recursos.

Para isso, o MPE do Amazonas, já apresentou recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra a decisão dói Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas que manteve os dois acusados nos cargos.

Os dois foram cassados pela juíza presidente do pleito de 2008, Maria Eunice Torres, alegando compra de votos e captação ilícita de recursos de campanha, mas o TER, após analisar os autos resolveu devolver os cargos aos dois políticos.

No recurso apresentado ao TSE, insistindo na cassação de Amazonino e Souza, o MPE, argumenta que a defesa do prefeito e do vice, ainda em 2008 foi feita fora do prazo.

Nos meios políticos e nas várias camadas sociais da cidade, ninguém acredita na cassação do prefeito Amazonino Mendes, com a população chegando a elogiar o trabalho que vem desenvolvendo na Prefeitura.
Federal apreende 600 quilos de cocaina em Tabatinga
Tabatinga AM - Cerca de 600 quilos de cocaína foram apreendidos ontem (23), em uma operação realizada pela Policia Federal e a Força Nacional de Segurança, na comunidade Teresina, em Tabatinga. Segundo o delegado da Polícia Federal, Alexandre Rabelo Costa, a droga se encontrava enterrada nos fundos de um sítio, em uma área florestal, localizada nas margens do Rio Solimões, e pode ser originária do Peru.
Uma pessoa, cujo nome não foi revelado, está detida e outras três se encontram foragidas.
Esta foi a maior apreensão já feita em Tabatinga e uma das maiores no Brasil.
De acordo com o delegado, o preso confirmou que a droga seria transportada em barco próprio de Tabatinga para Manaus e depois seria distribuída no Brasil e Europa. “Ele faz parte de uma organização peruana que trafica drogas para o Brasil e o exterior” afirmou Rabelo.
Uma espingarda que estava no local também foi apreendida.

Samsung volta a produzir celular no PIM

Manaus - A empresa Samsung voltará a produzir celular no Pólo Industrial de Manaus (PIM), após cinco anos sem operar no mercado local. A fábrica havia sido transferida para São Paulo. O retorno dos trabalhos na capital deve gerar novos postos de trabalho.
O anúncio foi feito durante encontro entre o governador do Amazonas, Eduardo Braga, o vice-presidente de novos negócios da empresa para a América Latina, Benjamin Sicsu, e o presidente da Samsung eletrônica, em Manaus, Ho Han In.
Na reunião foi anunciada a ampliação da linha de produção da multinacional instalada no PIM. Dois modelos de aparelhos, um deles com acesso à TV digital, serão fabricados na cidade para atender a todo o Brasil. A meta é produzir 3 milhões de unidades por ano, o que corresponde a 25% do total da produção.
Além dos celulares, o presidente da Samsung disse que aparelhos de ar condicionados também serão produzidos a partir de março. A empresa também garante aumentar a produção nas linhas já existentes, entre elas a de TV´s e câmeras fotográficas. (Agecom)
,




COPA 2014:CONSTRUÇÃO DA ARENA
AMAZÔNICA COMEÇA EM MARÇO

Manaus – Iniciou na manhã de hoje (24), a abertura dos envelopes para definir a contratação da empresa que ficará responsável pelas obras da Arena da Amazônia. O projeto substituirá o Estádio Vivaldo Lima e faz parte das ações voltadas à Copa de 2014.
A definição da empresa selecionada pela subcomissão criada para os projetos especiais da Copa, sob coordenação da Comissão Geral de Licitação do Poder Executivo (CGL), será revelada nesta sexta-feira (26), às 15h, em nova reunião na sede da instituição, segundo o presidente da comissão, Epitácio Neto.
- Começamos, hoje a análise da documentação entregue pelas duas empresas que concorrem à licitação das obras da Arena. Os quesitos que serão avaliados envolvem as questões jurídicas, regularidade fiscal, qualidade econômico-financeira e qualificação técnica, observou o presidente da comissão.
Escolhida a empresa, as obras deverão começar na próxima semana para atender a demanda da Federação Internacional de Futebol (Fifa), quanto aos prazos para a Copa.
- Em condições ideais, os trabalhos devem começar na próxima semana, para atender o calendário da FIFA, complementou.
As obras na Arena da Amazônia devem empregar, segundo estimativa do titular da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Marcelo Lima, cerca de duas mil pessoas.
MULTAS DOS "CORUJINHAS" PODERÃO SER SUSPENSAS

Manaus – A todo 21 vereadores assinaram ontem (23) o pedido de suspensão das multas aplicadas pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT ), por meio da fiscalização eletrônica, os chamados corujinhas.
O pedido foi protocolizado pelo vereador Marcelo Ramos (PSB). Ele pede que todas as informações referentes às multas sejam encaminhadas para análise dos vereadores na CMM.
O presidente da Casa, vereador Luiz Alberto Carijó (PTB), informou que já havia encaminhado à presidência do IMTT uma solicitação das cópias de todas as multas com endereço dos proprietários dos veículos multados e as fotografias da infração geradora da multa. Carijó disse que a solicitação é para que a CMM possa ter informações para se posicionar sobre a questão. (FM)