Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Copa 2014: Fabrica de empregos


Manaus - Nada como um grnde evento internacional com a força de uma Copa do Mundo patrocinada pela FIFA.
Manaus, escolhida uma das doze capitais brasileiras onde a Copa do Mundo de 2014 será disputada no Brasil, será transformada num grande canteiro de obras, ou seja, a Copa vai se transformar numa grande fabrica de emprego.
Nos próximos cinco anos, 150 mil empregos — dos quais 50 mil diretos e 100 mil indiretos — devem ser gerados no Amazonas por conta da Copa do Mundo de 2014. A capital amazonense já conquistou o posto de sede, mas uma das preocupações do governo, prefeitura e órgãos ligados ao emprego no Estado ainda é a falta de mão de obra qualificada.
De acordo com o titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STRE/AM), Dermilson Chagas, de início, as oportunidades deverão preencher as vagas destinadas aos segmentos de turismo e construção civil, setores que devem ser os maiores responsáveis por abertura de postos de trabalho no Estado
Mas, apesar do número de empregos que devem ser gerados antes e durante o evento esportivo, Chagas afirmou que, no Amazonas, ainda não existem candidatos suficientes para a ocupação dos cargos, mas medidas já estão sendo tomadas para que o problema seja minimizado. “Teremos cursos para pedreiros, eletricistas e guias turísticos”, disse o superintendente.
Com relação a outras vagas disponíveis em hotéis, lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos, Dermilson Chagas destacou que ainda não é possível ter uma dimensão de quantos postos de trabalho podem ser gerados. Segundo o superintendente, o setor de serviços precisa apresentar projetos de melhoria, ampliação da infraestrutura ao governo e prefeitura, para que haja projeção da quantidade de empregos que deverá ser gerada até 2014.
De acordo com o coordenador do Sistema Nacional de Empregos de Manaus (Sine/Manaus), Arilson Vieira, até o fim deste ano, 15 mil pessoas devem ser capacitadas pelo órgão, por meio de cursos de capacitação.
Entre os cursos disponíveis para a sociedade amazonense estarão os de informática básica, técnicas de vendas, empreendedorismo, design e moda, e línguas estrangeiras (inglês, espanhol e mandarim). “Os cursos serão gratuitos, assim como o material didático, que será de inteira responsabilidade da Prefeitura Municipal de Manaus”, destacou o coordenador, ao informar que só para o curso de idiomas serão disponibilizadas quatro mil vagas.
A coordenação do Sine/Manaus informou ainda que o edital para preenchimento das vagas dos cursos deve ser lançado neste mês, para que em agosto sejam iniciadas as aulas.

Nenhum comentário: