Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Néliton deixa o Ipaam e retoma vida academica


Manaus - Ao completar dois anos à frente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o entomólogo e professor doutor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Neliton Marques, deixa o comando do órgão para se dedicar mais a família e a carreira acadêmica. “Termina um ciclo da minha vida que considero vitorioso devido às varias conquistas do Ipaam nos último dois anos. Tivemos o primeiro concurso e implementamos um modelo administrativo moderno e transparente”, diz Neliton.
O ex-diretor-presidente do Ipaam reuniu hoje à tarde os servidores do órgão para anunciar a sua decisão de deixar o cargo e agradecer pela dedicação de cada um enquanto esteve no instituto. “Ele sempre administrou o órgão de forma coletiva, consultando a todos e criou um vínculo de amizade com todos nós. Esperamos que a pessoa que venha substituí-lo mantenha esta mesma linha”, diz a diretora técnica do Ipaam, Aldenira Queiroz, que assume interinamente o cargo até a indicação de outro nome.
As principais marcas da administração de Neliton Marques foram a melhoria dos processos de licenciamento, fiscalização e transparência nas ações do órgão. Durante sua gestão o órgão passou a trabalhar com planos e metas trimestrais, foi realizado o primeiro concurso público, ocorreu a criação de um grupo de inteligência para o combate ao desmatamento, o tempo de análise de processos de licenciamento ambiental caiu de um ano para menos de 120 dias e as informações técnicas e administrativas do Ipaam passaram a ser disponibilizadas no seu site para consulta pública.
Na área da fiscalização, o órgão intensificou as operações de combate ao desmatamento e atendimento de denúncias. Em 2008, a Operação Mosaico, com foco no Sul do Amazonas, identificou 5,1 mil hectares de desmatamento e aplicou R$ 3,7 milhões em multas. No total, foram 1336 ações de fiscalização ano passado, 20,79% a mais que em 2007, e 414 autos de infração (301% acima do ano anterior). Os focos de calor no Amazonas foram reduzidos em 8,31% e a redução do desmatamento foi de 21%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O licenciamento ambiental de Plano de Manejo para a disponibilização de madeira manejada foi um das prioridades de Neliton Marques. Em 2008, o Ipaam disponibilizou 463,8 mil m3 de madeira licenciada, a maior parte nos municípios do Sul do Amazonas: Manicoré (106 mil m3), Apuí (65 mil m3), Humaitá (50 mil m3) e Novo Aripuanã (32 mil m3). Para 2009, a meta era chegar aos 600 mil metros cúbicos. “Tenho certeza que dei o meu melhor para o Ipaam e para a causa ambientalista. E divido esse sucesso com toda uma equipe de pessoas dedicadas que trabalham no órgão”, afirma Neliton.(Fonte IPAAM)

Nenhum comentário: