Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ação contra desmatamento na UFAM


Manaus - O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) ingressou com uma ação civil pública contra a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Construtora Ponctual Corporacion. O objetivo da liminar é denunciar o desmatamento ocasionado para a construção de um centro de convivência, entre o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e a Faculdade de Tecnologia (FT). A ação do MPF/AM foi solicitada no dia 03 de Março de 2009.
Em fevereiro deste ano, o MPF/AM recebeu, de estudantes e professores da Ufam, um vídeo produzido pelos próprios alunos, mostrando imagens do desmatamento e relatos de professores e alunos contrários à construção. As filmagens também mostram a falta de preocupação com os animas que habitam a floresta local como os lagartos, iguanas, macacos, preguiças, passáros entre outros.
Apesar de não possuir licença ou estudo ambiental previsto conforme a legislação exige, a obra começou em janeiro de 2009. O Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) expediu, em fevereiro, uma autorização de desmate (nº. 15/2009) posterior à realização do desmatamento.(Fonte MPF)

Nenhum comentário: