INCRA ENTREGOU 123 CASAS NO
PAE JENIPAPOS EM MANICORÉ
Fonte:Ascom, INCRA,AM
Quatro comunidades do Projeto de Assentamento Agro-extrativista Jenipapos, no município de Manicoré, receberam dia 02, 123 casas em madeira certificada construídas com recurso do Crédito Habitação, liberados pelo INCRA, em ato que contou com a presença da superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, do chefe da Divisão Fundiária da SR-15, José Brito Baga e de lideranças políticas e sociais do município.

A primeira parada para a entrega das primeiras 14 casas foi na comunidade Compartimento Evangélico e lá a beneficiária da Reforma Agrária Rosimar da Conceição Passos, ao receber a sua nova moradia, não teve muitas palavras para agradecer e falar do benefício que acaba de ganhar. Limitou-se a dizer que estava muito feliz, agora com a sua nova casa e afirmou que a sua vida melhorou muito com a chegada das ações do INCRA. Ela nasceu e vive no local há mais de 60 anos. “Eu estou muito feliz”, disse ao cumprimentar a superintendente Socorro Feitosa.

O mesmo procedimento ocorreu na comunidade do Bracinho, onde também foram entregues casas aos assentados e no Braço Grande onde a missão foi encerrada, nessa etapa, uma vez que o programa de construção de casas continua e outras deverão ser entregues ainda neste semestre, aproveitando a navegabilidade dos rios e paranás, que tornam o trabalho mais dificultoso.
COMPROMISSOS
Nas rápidas reuniões com as comunidades, Socorro Feitosa, fez questão de reafirmar os compromissos assumidos pelo INCRA com o PAE Jenipapos e seus 380 assentados, lembrando que o INCRA já pagou Crédito Apoio Inicial (alimento e fomento) e agora começa a entregar as casas.
“Sabemos que ainda temos algumas coisas que precisam ser corrigidas no projeto, mas estamos trabalhando com determinação para zerar esse passivo e caminhar com segurança ara o futuro e proporcionar aos senhores mais cidadania e melhores condições de vida, ajudando dessa forma com quem ajuda a preservar a nossa natureza, que são os senhores, mas para isso, vocês precisam se organizar mais, ter mais união, para que os benefícios possam fluir com maior rapidez.
Ela fez questão de lembrar que o INCRA já investiu nos assentamentos de Reforma Agrária no município de Manicoré, aproximadamente R$ 20 milhões e garantiu que outros benefícios surgirão, através de outros programas, como por exemplo, o Pronaf A.
mas é possível fazer isso e esse é o compromisso que o INCRA assume, lembrando que os assentados também têm deveres para com o INCRA e um deles, diz respeito aos cuidados com a natureza” – afirmou Socorro Feitosa.
AS CASAS
As casas que o INCRA entregou para os beneficiários do PAE Jenipapos, em área de várzea, são todas construídas com madeira de lei, certificada pelos órgãos ambientais e padronizadas. Medem 46 m², com varanda, sala e cozinha, dois quartos e banheiro interno fibrado, fossa biodig4estora (ecológica), teladas para prevenir contra o mosquito transmissor da malária, cobertas com telhas e dotadas de um kit pró- chuva, para o aproveitamento da água pluvial.

RECONHECIMENTO
A prova de que as ações desenvolvidas pelo INCRA estão sendo positivas no município, pode ser medida pela decisão da Câmara Municipal que resolveu conceder o título de
cidadão de Manicoré a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa.
A outorga da honraria está programa para o próximo mês de Março, em ato a ser realizado no plenário da Câmara Municipal de Manicoré.
Na sequencia das fotos, as casas formando tipo um vila urbana, a superintendente Socorro Feitosa conversa com a assentada Rosimar da Conceição Passos, uma antiga moradia de um assentado e a nova moradia do
PAE Jenipapo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário