BENEFÍCIOS DA REFORMA AGRÁRIA
CHEGAM AO PDS LAGO DO TUCUNARÉ
”O INCRA está trazendo esperança e dignidade para a nossa comunidade e com isso, a vida começa a melhorar por aqui. Agora estamos recebendo esse primeiro benefício, vamos esperar pelas casas, o Luz Para todos e outras coisas boas que certamente vão acontecer graças ao trabalho do INCRA e do Governo Federal que resolveu de um tempos pra cá olhar também pelos pobres”.
Foi com essa afirmação de esperança e agradecimento que o Sr. Alcino Benedito da Silva (59), falou à reportagem após a entrega do primeiro benefício que os beneficiários da reforma agrária do PDS Lago do Tucunaré, no município do Careiro, receberam em forma de Crédito Apoio Inicial (Alimento e fomento).
Quando a voadeira com a equipe do INCRA atracou no porto da Comunidade, dava para sentir de longe a alegria e emoção dos produtores, que faziam questão de demonstrar essa alegria posando próximos aos kits, compostos de rancho e material de fomento.
Reunidos no pátio frontal da Escola Municipal Francisco Cândido Brito, à margem direita das negras águas do Lago Tucunaré que empresta o nome ao projeto, lá os beneficiários da reforma agrária, do projeto criado em dezembro de 2008 receberam os primeiros e benefícios e os gestos eram de agradecimento ao INCRA por esse trabalho de cidadania e inclusão social que estavam vivendo naquela manhã de tempo fechado e banhado por um chuvisco amazônico.
O PDS tem capacidade para 100 famílias, mas apenas 72 já estão reconhecidas pelo INCRA e dessas, apenas 44 estavam aptas a receber o Credito Inicial, no valor unitário de R$ 3.200,00 e global de R$ 140.800,00. As 28 famílias restantes, ainda dependentes da assinatura de documentos, deverão ser agraciados nos próximos dias, uma vez que os direitos já estão garantidos.
DIFICULDADES

“As dificuldades foram muitas. Os sacrifícios grandes, mas nós chegamos e estamos aqui, com o propósito de desenvolver esta comunidade e melhorar a vida de vocês, oferecendo-lhes melhores condições de vida e dignidade. O INCRA está fazendo a sua parte e espera que os senhores cumpram com as suas partes, que é de produzir sem destruir o meio-ambiente”.
Nos kits entregues aos 44 beneficiários da reforma agrária, além do rancho, estavam equipamentos e implementos agrícolas, como por exemplo: 03 canoas de madeira certificada de 06 metros, 22 roçadeiras, 08 frízeres, 15 caixas d’água, 16 rabetas, 18 rodas de arame farpado, 15 bombas d’água, 03 motos-bomba e 08 pulverizadores, além de carrinhos de mão, fornos para a torração de farinha de mandioca e outros.
IMPORTÂNCIA DO PDS
Representando a superintendente Socorro Feitosa, José Brito falou da importância do PDS l
Lago do Tucunaré para os assentados e para o município, considerando a boa parceria que o INCRA mantém com a prefeitura do Careiro e ressaltou a importância da parceria estabelecida com a Secretaria do Patrimônio da União, abrindo espaço para que o INCRA possa também desenvolver a reforma agrária em áreas de várzea.
Após explicar com maiores detalhes o que é um Projeto de Desenvolvimento Sustentável e o que ele representa, Brito falou das dificuldades do INCRA para viabilizar as ações de reforma agrária na região e garantiu que outros benefícios deverão chegar num futuro próximo, como as casas, com recursos do Crédito Habitação, o crédito para a agricultura familiar, através do Pronaf A, a educação através do Pronera, o Luz Para todos, que não é do INCRA, mas tem compromissos com os assentamentos de reforma será substituído pelo Contrato de Concessão de Uso Real da Terra (CCDRU), o que amplia o leque direito dos beneficiários da reforma agrária, inclusive a nível de aposentadoria. Na sequencia de fotos, os assentados próximos aos kits, José Brito faz uma entrega e as canoas solicitadas pelos beneficiários da reforma agrária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário