A BOLA DA VEZ
*Osny Araújo
Político experiente, articulado e com um bom discurso, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), circula com muita desenvoltura pelos traiçoeiros corredores da política em Brasília e vai ampliando o seu espaço dentro do Governo do PT, comandado pela presidente Dilma Roussef e isso é bom para o Amazonas.
O senador Eduardo Braga, aliado e amigo do ex-presidente Lula e um forte “cabo eleitoral” da presidente Dilma no Amazonas, após ter levado uma pernada política, quando antes da posse teve o seu nome ventilado para o ministério da Previdência Sal e perdeu a porfia para o também senador Garibldi Alves e ainda com o seu nome ventilado para presidir duas importantes Comissões Técnicas do Senado, os ventos da política que sopram em Brasília, parecem agora, a seu favor.
Atuando num partido recheados de “caciques políticos”, todos ávidos e ansiosos por mais poder dentro do Poder, Braga vai abrindo espaço, caboclo de ser, vai abrindo espaços importantes, colocando em evidência o Amazonas. Nada mal, para um Estado que é politicamente fraco até pela pouca densidade eleitoral que só no dá o direito de termos uma banca de oito deputados federais.
Esse comportamento inteligente e político do senador chamaram a atenção da presidente Dilma que começa e vê-lo de forma diferente e já ventila a possibilidade de guindá-lo a condição de líder da bancada governista Congresso Nacional, sem nenhuma dúvida um cargo cobiçado, de peso e muita importância no cenário político nacional.
Corre solto nos corredores políticos de Brasília, que a derrota do Governo na votação do novo Código Florestal, onde o Governo foi muito contrariado, fez com que a presidente começasse a pensar em alterar a sua liderança trata com os seus colegas e no fácil trânsito que tem entre os congressistas e no trânsito das várias correntes dentro do Parlamento, demonstrando bom senso, prestígio, poder de articulação e liderança, como deve agir um líder de Governo numa casa complicada politicamente como é o Congresso Nacional.
Nunca fui político e muito menos eleito para alguma coisa na vida, mas não precisa ter passado por isso, para saber que desenvolver a contento a tarefa, não emissão das mais fáceis. Muito pelo contrário, é das mais complicadas e para isso, o político que a exercer, além de competente é necessário ter o considerado em política muito jogo de cintura para não se complicar. Isso o Eduardo Braga tem de sobra, eu diria até que para dar e vender.
Por enquanto a coisa ainda está no campo das especulações, mas se concretizada, acho que a presidente Dilma sairá ganhando, com um político gabaritado na sua liderança no Congresso e o Amazonas, certamente ficará bem na foto, com o senador amazonense tendo mais bala na agulha para articular coisas para o Amazonas.
O próprio PMDB parece ter interesse nessa questão e se depender da liderança do senador Renan Calheiros, Eduardo Braga deverá ganhar o importante apoio da influente bancada peemedebista e dessa forma começar a alicerçar a estrada para a sua caminhada política até a liderança do Governo no Congresso Nacional.
A questão certamente não será resolvida com facilidade e até a presidente Dilma bater o martelo, sacramentado esse fato, muitas coisas deverão ocorrer, considerando que os partidos que integram a chamada base governista ou aliada, como queiram, está repleta de interessados no posto e aí, salve-se quem puder e aguardar com frieza a determinação da presidente.(Com postagem simultânea nos Sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário