Pronera atua com
sucesso na Educação no Campo
nos assentamentos de
reforma agrária no Amazonas
Criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma
Agrária (INCRA), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário,
9MDA), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) está
comemorando neste mês 15 anos e no Amazonas, os resultados são considerados
satisfatórios.
O Programa oferece cursos que
englobam desde a educação de base (alfabetização, ensinos fundamental e médio)
a cursos de nível superior e especialização, todos voltados para as atividades
do campo.
No Amazonas, para levar o Programa
aos assentamentos, nos municípios onde estão os assentamentos de reforma
agrária as dificuldades são muitas. O acesso é difícil, as distâncias são
longas e os desafios amazônicos números e a atarefa se constitui na maioria das
vezes numa grande aventura.
Para a superintendente do INCRA no
Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, que durante algum tempo foi a
responsável pelo Programa na SR-15, “os desafios são grandes, porém não
desanimam as equipe técnicas do INCRA, que sempre atuam com o objetivo de
fortalecer o programa, buscando levar o saber onde estão os assentados e o resultado
é a promoção de uma grande interação entre o saber natural dos nossos assentados
junto com as suas experiências e a qualificação Professional que chega através
do Pronera”.
Frisou ainda que “que no Amazonas o
programa atua em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a
Universidade do Estado do Amazonas, (UEA), parceiras nesse grande desafio,
cujos resultados se apresentam satisfatórios” – disse Socorro Feitosa.
“Lembrou ainda a superintendente que
o um dos principais objetivos do programa está direcionado para o fundamento da
formação humana, tendo como condição básica e como princípio, a possibilidade
de todos serem os protagonistas das suas próprias histórias”.
Segundo a asseguradora do Pronera no
INCRA, Amazonas, Valda Melo, outra particularidade interessante é que o
Programa busca o fortalecimento da educação no campo, mais especificamente nos
projetos de assentamentos de reforma agrária, estimulando, propondo, criando,
desenvolvendo e coordenando projetos educacionais, utilizando linguagem e
metodologias voltadas para o campo e com isso, ajudar no desenvolvimento rural
de maneira sustentável.
No Amazonas
Instituído pelo Governo Federal em
1998, o Pronera chegou ao Amazonas em 2001/2002, através de um projeto piloto
através de convênio firmado entra a Superintendência Regional do INCRA e a
Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Nesse momento de nascimento do
Programa no Amazonas, foram atendidos cinco municípios (Manaus, Careiro,
Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara), a saber: - PA Tarumã
Mirim e sete projetos de assentamentos: Manaus – PA Tarumã Mirim; Presidente
Figueiredo PAs – Canoas, Uatumã e Rio Pardo;
Careiro – PA Panelão; Rio Preto da Eva e Itacoatiara – PAs Iporá I e II,
envolvendo 680 alunos alfabetizados.
O programa se expandiu pelo Estado e
hoje está presente em 16 municípios: Autazes, Canutama, Carauari, Care3iro,
Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré,
Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé onde estão situados
vinte e sete assentamentos, com uma com a participação de 5.396 alunos e
investimentos da ordem de R$ 5.271.405,71.
O INCRA continua trabalhando para que
o Pronera continue em franca expansão no Estado, sempre com as parcerias da
UFAM e UEA.
Fechando esta matéria soabre a
atuação do Programa Nacional de Reforma Agrária (Pronera) no Amazonas, destacamos
que dos 5.396 alunos que passaram pelos bancos escolares do Programa, em 2008,
o Programa formou a primeira turma de nível superior no Estado. Foram 85 alunos
oriundos dos assentamentos de reforma agrária dos municípios de “Manaus e
Parintins que foram diplomados pela Universidade do Amazonas no Curso Normal
Superior, com as cerimônias de colação de grau realizadas em Parintins e
Manaus”.
Fonte: Asscom, INCRA-AM
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