Pesquisar este blog

sábado, 27 de abril de 2013

 
Manaus - Como foi amplamente anunciado no início da semana, hoje começa a segurança reforçada na praia da Ponta negra e os banhistas só adentrarão ao local após serem revistados pelo policiamento e tudo em nome dos frequentadores da praia, um dos maiores cartões postais da cidade.
 
A novidade começa a valer a partir deste sábado (27), e vai vigorar em todos os final de semana, por tempo indeterminado. A informação chegou, nesta sexta-feira (26), pela Prefeitura de Manaus.
Policiais da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM) estão encarregados de revistar os banhistas.
 
Armas, garrafas de vidro e “outros objetos que apresentem risco” – como definiu a Prefeitura sem especificar nenhum objeto – não serão permitidos. Os adolescentes com bebidas alcoólicas estão impedidos de entrar no local.
 
A revista vai ocorrer em barreiras policiais nas principais entradas da praia. A medida é para “evitar maiores problemas”, como divulgou a Prefeitura, sem referir-se a 16 mortes por afogamento que aconteceram na praia, a partir de junho de 2012, depois de o balneário ser reformado pelo executivo municipal. O elevado número de mortes causou a interdição da praia.
 
A decisão de usar revista policial está acordada entre vários órgãos públicos municipais e estaduais. Vistoriar a entrada de cada banhista requer aumento no efetivo policial da área que será triplicado, segundo a Prefeitura. O número atual de policiais que atuam no local não foi divulgado.
 
O quantidade de ônibus que atende a Ponta Negra vai aumentar. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) montou um esquema especial para embarque e desembarque de passageiros.
 
Lotação
 
Segundo a Agência de Comunicação Social do Estado do Amazonas (Agecom/AM), a Polícia Militar vai atuar com barreiras para revista dos banhistas e na fiscalização da venda de bebidas alcoólicas.
Em dias ensolarados o local tem lotação aproximada de 10 mil pessoas, segundo estimativa da PM/AM.
O policiamento na praia e no calçadão vai contar com viaturas e apoio do efetivo de policiais do programa Ronda no Bairro. A corporação terá 50 agentes em toda a extensão do balneário.

sexta-feira, 26 de abril de 2013


GOLPE NA DEMOCRACIA

                                                Osny Araújo*

Nós, pobres mortais e eleitores comuns achamos que fizemos um grande mau a democracia e ao Brasil, quando elegemos os atuais senadores e deputados federais , esses mesmos que estão articulando com o visível apoio do palácio do Planalto aplicar um golpe mortal na democracia e rasgar a Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, com o único objetivo limitar o poder do Supremo Tribunal Federal (STF) de colocar na esfera do poder de decidir sobre a inconstitucionalidade de emendas constitucionais. Acho que seria mais barato para o país, fechar do STF e deixar que o Congresso comandasse a bagunça que já está sendo articulada pelos nossos brilhantes senadores e deputados federais.
Com todo esse alijamento de Poder do STF entregando tudo na responsabilidade dos deputados, é o mesmo que deixar a raposa tomando conta dos galinheiros, isto porque, todas as emendas inconstitucionais criadas pelos parlamentares e que a luz da constitucionalidade seriam condenadas pelos ministros do STF, os parlamentares, simplesmente dirão que está tudo legal e a farra continuara sem limites lá pelas bandas de Brasília, com o olhar bondoso e compreensivo do Governo que ao que parece gosta muito da ideia de saber que os políticos ficarão mais longe do alcance da Justiça. O fato, também representa além da vitória, o fortalecimento da impunidade e portas escancaradas à corrupção.
Na verdade, essa PEC só interessa mesmo aos políticos de má fé e descompromissados com a Justiça e com a nação e a turma que pratica os crimes do chamado “colarinho branco” e a ninguém mais. O fato, não chegará a atingir aos comuns.
Como sou um homem de boa fé e sempre esperançoso de que Justiça prevaleça, ainda acredito que a famigerada PEC 33, embora já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da câmara, como ainda passará por várias outras votações, os parlamentares sérios e comprometidos com o Brasil e com a democracia, desaprovem essa imoralidade em nome da moralidade e recoloque as coisas nos seus devidos lugares.

A Constituição afirma que os Três Poderes da República, embora independentes devam se portar harmoniosamente e essa PEC coloca por águas abaixo essa bela afirmação que consta na nossa Lei maior, uma vez que essa harmonia será anulada e vai mais além, desfigurando literalmente a independência e a harmonia dos Poderes e deixando maneta o STF, que em vários momentos passará a figurar apenas como figuração decorativa no cenário nacional. Uma vergonha sem tamanho.
Mas convenhamos. Num país de um suplente de deputado condenado pela Justiça brasileira e que deverá ser próximo nos próximos meses assume a cadeira de deputado feral, no caso José Genoíno (PT), onde ex-ministro da Justiça defende bandidos do “colarinho branco”, no caso o Sr. Márcio Thomaz Bastos (não é proibido, mais não é ético) e um senador que renunciou para não ser cassado e é eleito pelos seus pares, do Senado e do Congresso Nacional, no caso Renan Calheiros, está na cara que tudo é possível nesse campo infestado de maus políticos, onde a grande maioria parece não ter nenhum compromisso com a brasileira nação. E viva a democracia brasileira e a independência e a harmonia dos Poderes, entre si.
Mais ainda existe outro probleminha para enriquecer ainda mais essa imoralidade que tramita no Congresso Nacional. Mesmo sendo uma questão polêmica, esdrúxula e inconstitucional, acreditem. Apesar da seriedade da coisa e da gravidade que o fato representa a sua aprovação na CCJ da câmara dos Deputados foi aprovada por aclamação, ou seja, uma votação simbólica, sem nenhum tipo de manifestação contrária registrada. Isso é constrangedor e inaceitável, levando-se em conta que a votação ocorreu exatamente numa comissão denominada de Constituição e Justiça. Aí eu pergunto. Onde estão a Constituição e a Justiça? Se alguém souber, responda, por favor, e indique o paradeiro dessas duas ferramentas fundamentais para manter a tranquilidade da sociedade e o estado democrático da nação.

Comentado o assunto, o ministro do STF Gilmar Mendes, foi muito claro quando se manifestou a respeito inconstitucionalidade. “Se um dia essa emenda vier a ser aprovada, é melhor que se feche o Congresso”. É amigos leitores, o ministro está coberto de razão.
Gostaria de ter cultura jurídica para comentar com precisão e argumentos robustos, essa PEC absurda, como não possuo esse conhecimento, escrevo apenas na condição de um veterano jornalista que por longos anos acompanha de perto as atividades políticas em nosso país e torço muito para que o juízo retorne as cabeças dos nossos parlamentares em Brasília e atuem, pensando verdadeiramente no Brasil.
A “guerra” estabelecida entre os Poderes Judiciário e Legislativo começa a ser amenizada. O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, resolveu “congelar” a tramitação da PEC até que os fatos, direitos, deveres e responsabilidades sejam devidamente definidos. Que assim seja. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br – amazonianarede@gmail.com

Pronera atua com sucesso na Educação no Campo

nos assentamentos de reforma agrária no Amazonas

Criado pelo  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, 9MDA), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) está comemorando neste mês 15 anos e no Amazonas, os resultados são considerados satisfatórios.
O Programa oferece cursos que englobam desde a educação de base (alfabetização, ensinos fundamental e médio) a cursos de nível superior e especialização, todos voltados para as atividades do campo.
No Amazonas, para levar o Programa aos assentamentos, nos municípios onde estão os assentamentos de reforma agrária as dificuldades são muitas. O acesso é difícil, as distâncias são longas e os desafios amazônicos números e a atarefa se constitui na maioria das vezes numa grande aventura.
Para a superintendente do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, que durante algum tempo foi a responsável pelo Programa na SR-15, “os desafios são grandes, porém não desanimam as equipe técnicas do INCRA, que sempre atuam com o objetivo de fortalecer o programa, buscando levar o saber onde estão os assentados e o resultado é a promoção de uma grande interação entre o saber natural dos nossos assentados junto com as suas experiências e a qualificação Professional que chega através do Pronera”.
Frisou ainda que “que no Amazonas o programa atua em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas, (UEA), parceiras nesse grande desafio, cujos resultados se apresentam satisfatórios” – disse Socorro Feitosa.
“Lembrou ainda a superintendente que o um dos principais objetivos do programa está direcionado para o fundamento da formação humana, tendo como condição básica e como princípio, a possibilidade de todos serem os protagonistas das suas próprias histórias”.
Segundo a asseguradora do Pronera no INCRA, Amazonas, Valda Melo, outra particularidade interessante é que o Programa busca o fortalecimento da educação no campo, mais especificamente nos projetos de assentamentos de reforma agrária, estimulando, propondo, criando, desenvolvendo e coordenando projetos educacionais, utilizando linguagem e metodologias voltadas para o campo e com isso, ajudar no desenvolvimento rural de maneira sustentável.
No Amazonas

Instituído pelo Governo Federal em 1998, o Pronera chegou ao Amazonas em 2001/2002, através de um projeto piloto através de convênio firmado entra a Superintendência Regional do INCRA e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Nesse momento de nascimento do Programa no Amazonas, foram atendidos cinco municípios (Manaus, Careiro, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara), a saber: - PA Tarumã Mirim e sete projetos de assentamentos: Manaus – PA Tarumã Mirim; Presidente Figueiredo PAs – Canoas, Uatumã e Rio Pardo; Careiro – PA Panelão; Rio Preto da Eva e Itacoatiara – PAs Iporá I e II, envolvendo 680 alunos alfabetizados.
O programa se expandiu pelo Estado e hoje está presente em 16 municípios: Autazes, Canutama, Carauari, Care3iro, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé onde estão situados vinte e sete assentamentos, com uma com a participação de 5.396 alunos e investimentos da ordem de R$ 5.271.405,71.
O INCRA continua trabalhando para que o Pronera continue em franca expansão no Estado, sempre com as parcerias da UFAM e UEA.
Fechando esta matéria soabre a atuação do Programa Nacional de Reforma Agrária (Pronera) no Amazonas, destacamos que dos 5.396 alunos que passaram pelos bancos escolares do Programa, em 2008, o Programa formou a primeira turma de nível superior no Estado. Foram 85 alunos oriundos dos assentamentos de reforma agrária dos municípios de “Manaus e Parintins que foram diplomados pela Universidade do Amazonas no Curso Normal Superior, com as cerimônias de colação de grau realizadas em Parintins e Manaus”.
 
Fonte: Asscom, INCRA-AM

segunda-feira, 22 de abril de 2013

 
Manaus - Com o objetivo de prestar assistência de ATER aos assentados do PA Vila Amazônia e elaborar o plano de atualização do projeto e ainda a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Assentamento (PDA), no Projeto Agroextrativista Paraná, de Parintins, a Superintendência Regional do INCRA assinou contrato de prestação de serviços com a Cooperativa de Técnicos e Multiprofissionais em Agropecuária (Cootempo).
 
No momento da assinatura, a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, falou da importância do convênio para os dois assentamentos no município de Parintins e pediu empenho dos servidores do INCRA e dos profissionais da Cooperativa para que os trabalhos sejam realizados a contento e o contrato possa dessa forma cumprir com a finalidade de prestar maior assistência aos assentados e com isso, proporcionar a melhoria de vida e o aumento da produção e produtividade nos assentamentos PAE Vila Amazônia e PAE Paraná de Parintins.
 
Com essa providência tomada pelo INCRA, através de uma chamada publica, o trabalho deverá beneficiar 1.230 famílias assentadas com um investimento da ordem de R$ 1.834.712,42, com vigência de 12 meses.
 
Todo o trabalho será monitorado pelo INCRA, através do setor de ATER da divisão de desenvolvimento.
 
Esse acompanhamento será feito mensalmente através de monitoramento pelo sistema e com visitas periódicas ao campo, a fim de que os técnicos possam fazer uma avaliação in-loco das ações que estarão sendo desenvolvidas, observando relatórios apresentados pela Cooperativa, acompanhado de prestação de contas.
 
Fonte - Ascom

quarta-feira, 10 de abril de 2013


ARTHUR COMPLETA CEM DOS 1460
DIAS NA PREFEITURA DE MANAUS
                                                                 Osny Araújo*

Neste 10 de abril, o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), completa os seus primeiros cem dos 1.460 dias da administração de Manaus e como prometeu, mesmo antes da posse, nesse curto período, enfrentando sérias dificuldades econômica, orçamentária e estrutural, conseguiu mostrar a cara da nova prefeitura para a cidade e ele mesmo vem se fazendo presente diariamente nos mais diferentes pontos da capital, vendo de perto como se desenvolve o “mutirão dos cem dias”.
Não é segredo para ninguém que Arthur recebeu do seu antecessor Amazonino Mendes, (PDT), uma prefeitura sem recursos, endividada, desestruturada administrativamente e inchada e começar um trabalho nessas condições, creio que não foi nada fácil, mas ainda assim, o prefeito fez algumas mexidas, diminuiu o número de secretarias, colocou o “bloco nas ruas” e iniciou um trabalho com vistas a dar uma nova feição a capital, antes de iniciar verdadeiramente um processo de reconstrução da cidade.
Claro, que ainda não deu para sentir mudanças substancias nesses primeiros cem dias de administração, mas a sociedade já experimenta algumas ações para melhor e aprova o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, especialmente no que diz respeito aos consertos das ruas, limpeza, iluminação pública e outros setores que precisam de ações emergenciais, mesmo enfrentando o rigor do inverno.
De cara, o prefeito tem enfrentado alguns problemas de difícil solução, como é o caso do abastecimento de água, onde Artur trava uma verdadeira batalha com a Manaus Ambiental, a situação caótica do transporte coletivo e ainda tenta concluir a reforma administrativa para dar mais economia e celeridade a administração municipal.
Politicamente, o prefeito vai caminhando com tranqüilidade e estabelece uma boa parceria com o governador Omar Aziz, (PSD), que foi seu adversário no pleito, mas passada a refrega eleitoral, os dois políticos entenderam que agora é tempo de juntar forças e trabalhar pela a reconstrução da cidade que em 2014 estará recebendo jogos da Copa do Mundo e precisará estar bem para recepcionar os milhares de visitantes que certamente virão para a maior metrópole da Amazônia brasileira.
Na esfera federal, Artur também vem caminhando com desenvoltura pelos corredores e gabinetes políticos e administrativos de Brasília, que ele conhece como ninguém, onde sempre coloca em evidência as necessidades e prioridades de Manaus. Política partidária ficará para mais tarde.
Nesta sua segunda passagem pela Prefeitura de Manaus, (a primeira foi a cerca de 20 anos) Arthur tem como principal objetivo revitalizar integralmente o tradicional centro histórico, que hoje é uma grande “favela”, tomada por ambulantes, fruto do descaso dos seus sucessores e uma das principais ações será limpar o centro dos incômodos “camelôs”, realocando em pontos dignos para que possam desenvolver com dignidade as suas atividades e a “favela”, logo na entrada da cidade para quem chega por via fluvial, possa dar lugar a pontos aprazíveis e bonitos como já foi no passado e dessa forma, a cidade vá reconquistando aos poucos a sua condição de “cidade sorriso”.
Tenho consciência das grandes dificuldades para administrar Manaus e dos desafios que terão que ser vencidos, mas conhecendo o Arthur de quem tenho o prazer de ser amigo a mais de 30 anos, sei que não arredará o pé dos compromissos assumidos na campanha eleitoral e a reconstrução da cidade acontecerá, mas isso, não deverá acontecer do dia para a noite, afinal, ele não possui uma varinha mágica, só utilizada pelas fadas.
Vamos aguardar o encerramento de uma administração que começou há cem dias e ver como a cidade ficará quando forem completados os 1460 dias, na torcida para que a reconstrução de Manaus aconteça da forma como tosos esperam e a cidade volte a ter beleza, dignidade e os seus moradores tenham condições de vida digna e possam ter orgulho da cidade que tanto amamos. Quem assim seja.
(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br – amazonianarede@gmail.com

segunda-feira, 8 de abril de 2013


Política é coisa complicada

                                                                                                      Osny Araújo*

Entender política neste país não é coisa das mais fáceis para qualquer mortal. É algo muito complicado e não dá para entender comportamentos que não tem a menor lógica, a não ser nas cabeças dos políticos. Na verdade, em política parece mesmo que tudo é possível, até mesmo as coisas mais estranhas, como se poderá observar nas entrelinhas deste modesto comentário.
Começamos lembrando que o Partido da República (PR) presidido pelo senador Alfredo Nascimento (AM), foi excluído da turma aliada da presidente Dilma Rousseff em 2011, por força de uma “faxina ética”, considerando que o então ministro dos Transportes Alfredo Nascimento estava envolvido em uma série de denuncias e aí, o governo resolveu retirar o Partido da sua bancada. Até aí, tudo bem.
Como se por milagre, nesse curto período o PR se purificou e voltou a ser chamado pelo Governo para integrar o bloco governista  e  recupera o Ministério dos Transportes através de Cesar Borges e com isso, Governo e PR vivem uma nova lua de mel. Se vai durar ninguém pode afirmar nada.
O Fato é que o novo ministro já assumiu com um discurso que certamente não deve  ter agrado em nada a presidente Dilma Rousseff, porque nas entrelinhas comprometeu a seriedade do seu Governo, mas,  como foi à primeira manifestação do novo auxiliar, fez ouvido de mercador e não se pronunciou a respeito.
A verdade, é que no discurso de Cesar Maia, algumas declarações caíram muito mal para o Governo como aquela em que ele afirma categoricamente que a partir de agora as licitações do Ministério dos Transportes, ou seja, do Governo nesse setor, serão feitas com seriedade.
Fico me perguntando. O que será que o ministro Cesar Borges quis dizer com isso e a resposta é simples. Simplesmente ele disse que os seus antecessores no Governo Dilma não trabalhavam com seriedade e que as licitações para obras no campo do Ministério dos transportes, que não são poucas,   não eram  feitas com a seriedade que deveria e esse processo, só passará a ter lisura a partir de agora na sua passagem pelo Ministério.
O fato, é que as declarações de Borges, desaconselháveis para um discurso de quem assume um importante cargo no Governo, não pegou bem e ninguém foi poupado, nem mesmo os seus correligionários que atuam no Ministério e muito menos o presidente do Partido. Alfredo Nascimento, que  foi titular do órgão no Governo Lula e mais tarde prosseguiu no posto na era Dilma.
Como se pode observar, caros leitores, não é fácil ser, fazer e entender política partidária neste país, onde absurdos acontecem diariamente, mas sempre existe um meio estranho de consertar as coias, mesmo quando um ministro assume uma importante pasta anunciando que as licitações anteriores não eram feitas com seriedade.
Não tenho dúvida de que as declarações de Borges atingiram por tabela a presidente Dilma, considerando que o Ministério dos Transportes faz parte do seu Governo e é sem nenhuma dúvida um dos mais importantes ministérios do país e com um orçamento impressionante, por isso, as declarações são consideradas desaproporcionais pelos críticos, que pensavam que antes de Borges as cosias também eram feitas com seriedade, a não ser com erros pontuais, o que ocorre com qualquer gestor e ser humano, mas o fato é que a coisa foi generalizada quando afirmou que “a partir de agora as licitações serão sérias”.
O que será que ele quis dizer com isso. Responda se puder... ou então diga simplesmente que fatos como esse acontecem naturalmente na vida política brasileira e tudo logo é vista com normalidade.
(postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
Emails: osnyaraujo@bol.com.br – amazonianarede@gmail.com

sábado, 6 de abril de 2013

Seu José Marques Sobrinho sepultado com o  
carinho  dos familiares e amigos no S. João Batista
 
 
Manaus - Cercado pelo carinho dos seus familiares e amigos, o corpo do Sr. José Marques Sobrinho foi sepultado as 16 horas de hoje no Cemitério de São João Batista, após ter sido muito visitado durante antes do sepultamento na Funerária Almir Neves na rua Monsenhor Coutinho, onde chegaram várias “coroas de flores” encaminhadas por pessoas comuns e políticos, muitos dos quais foram ao velório, como o ex-senador João Pedro e o deputado estadual José Ricardo, entre outros.
 
Nascido no município de Itacoatiara, seu José como era conhecido, desenvolver o setor comercial da cidade, atuando como o lendário “guarda-livros” que no passado desenvolveu um grande trabalho na sua cidade, ajudando a desenvolvimento do comércio, como de “guarda-livros”,e durante quase 50 anos foi responsável por grande parte d a escrituração contábil das empresas, época em que pouco se falava de economistas e ele, atuava com desenvoltura e presteza, por isso era muito admirado e querido na cidade, um possuía um grande círculo de amigos.
 
Seu José, deixa a viúva a Sra. Maria José dos Santos Marques com quem foi casado mais de meio século e constituiu uma grande e harmoniosa família um composta de 15 filhos, onze netos e um bisneto casa mais de 50 anos.
 
No velório ocorrido na Almir neves, d. Maria, a viúva, recebia os votos de pesar dos amigos como uma fortaleza e foi dessa maneira, com tranquilidade e muito pensativa que ela passou o tempo nessa última despedida do seu velho e amado companheiros de inesquecíveis momentos vividos juntos nas cidades de Itacoatiara e Manaus.
 
Apesar da numero família, seu José e d. Maria, que mais tarde fixaram residência em Manaus, conseguiram formas todos os filhos com nível superior, fato do que muito se orgulhava. Os filhos, todos bem encaminhados, foram: Aderaldo, (+) Anselmo, (+) Vanda Maria, Marialva, José Ricardo, José Roberto, Maria do Socorro ,(+) Sonia Regina, Rosária, Maria Goteth, Etelvina, (+) José Marques, Marieth, Raimundo Leone e Luciana dos Santos Marques.
 
Com todos os filhos bem encaminhados, era pai da atual superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Amazonas (INCRA), Maria do Socorro Marques Feitosa, que é também servidora de carreira da instituição que hoje dirige no Estado.
Seu José faleceu no dia 4, em São Paulo, onde passou cerca de um mês tentando restabelecer a saúde, mas o dia da última viagem aconteceu, com a morte vencendo a vida do patriarca da família Marques Feitosa.
 
O sepultamento contou com a participação de um grande número de familiares, amigos, políticos e servidores do INCRA, que deram o último adeus ao seu José, após a celebração de um ato ecumênica, com preces ao Senhor, por quem ele foi chamado, após ter cumprido com distinção a sua missão na terra.
Amazonianarede - OsnyAraújo

sexta-feira, 5 de abril de 2013

 

+Jose Marques Sobrinho
A família Marques informa com pesar, o falecimento do patriarca José Marques Sobrinho, ocorrido às 16:00 dia 04.04.2013 (quinta-feira), na cidade de Campinas - São Paulo.
 
José Marques Sobrinho nasceu e viveu a maior parte de sua vida na cidade de Itacoatiara - AM, inicialmente residindo na Rua 15 de Novembro, n° 280, com seus pais Joaquim José Marques Sobrinho e Celina Amorim Marques. Dedicou à sua cidade, Itacoatiara, quase 50 anos de trabalho voltados às áreas comercial e contábil.
 
Permaneceu casado durante 61 anos e 11 meses com sua única esposa Maria José dos Santos Marques, com a qual teve 15 filhos, família esta, composta atualmente por 12 netos.
Em vida, com sua religiosidade sempre fez seus filhos crerem que ‘Deus nos ama’ e que a extensão desse amor traduz-se por Família.
 
Seu corpo será velado na funerária Almir Neves - Monsenhor Coutinho, no dia 06.04.2013 (sábado).
José Marques Sobrinho, era pai da superintendente regional do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa.
 
O sepultamento dar-se-á neste sábado (6), as 16:30hs, no Cemitério São João Batista.
 
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

NOVENTA DIAS APROVADOS PELO POVO



Hoje, dia 1º de abril, consagrado a mentira, é verdade que o prefeito Arthur Virgílio completa 90 dias de administração e recordo que antes de assumir o posto o prefeito prometeu um mutirão na cidade, batizado de programa dos cem dias, que ainda não completou, mas já estamos na contagem regressiva para esse balanço.
 
Com uma dívida milionária herdada do seu antecessor Amazonino Mendes, Arthur vem se desdobrando para começar a transformação na cidade e aos poucos as coisas vão aparecendo. Claro que ainda não existe uma grande mudança a ser comemorada, mas o importante é que a população está sentindo algumas melhorias e mais que isso, tem visto o prefeito pelas ruas, vendo de perto às obras que estão ocorrendo na cidade. Uma espécie de xerife atento a tudo o que se passa em Manaus no que diz respeito às ações da prefeitura.
 
A limpeza das ruas e a operação tapa-buracos, ordenação no trânsito e iluminação pública foram os destaques destes primeiros três de administração, mesmo com o inverno não dando tréguas, ainda assim, o trabalho vem sendo desenvolvido a contento e a população aprova o que está sendo feito, mesmo sabendo que muitas coisas ainda precisarão entrar nos eixos daqui pra frente.
 
Uma coisa é certa. Mesmo enfrentando as dificuldades financeiras, o prefeito não arreda o pé dos compromissos assumidos e vai tocando o barco e os resultados começam a aparecer, mas existem coisas que ainda não puderam acontecer, como é o caso dos camelôs instalados no centro histórico da cidade, que certamente será revitalizado e antes da Copa estaremos livres dessa favela no centro de Manaus. Disso, não tenho nenhuma dúvida.
 
Trabalhando em parceria com o seu ex-adversário político governador Omar Aziz, a Prefeitura traça planos audaciosos para consertar a cidade e recolocar Manaus nos trilhos para que ela volte a ser como no passado a cidade sorriso, orgulho dos manauara e agradável aos olhos dos visitantes desta que é a mais importante capital da Amazônia.
 
Nestes primeiros dias de atuação, o prefeito está em permanente contato com o povo. Vai ao gabinete despacha e em seguida ganha as ruas para ver de perto o que está ocorrendo e cobrar dos seus auxiliares diretos responsabilidades e tudo para recolocar a cidade nos eixos e a população vê e aplaude essa atitude do prefeito.
 
Para tocar com tranqüilidade a administração, mais do que nunca o prefeito vai precisar contar com o apoio da Câmara Municipal de Manaus porque a recuperação da cidade, o Executivo precisa além de recursos financeiros, correr contra o tempo e prepara a casa para o grande momento esportivo que a cidade viverá em 2014 com os jogos da Copa do Mundo.
 
Político acostumado a grandes desafios, Arthur está consciente dos problemas que herdou da administração passada, mas em nenhum momento desanimou e toca o barcom com a determinação de quem está disposto a vencer todos os desafios e obstáculos e dar uma nova cara para Manaus. Uma cara bonita, simpática e limpa como já fora algum dia no passado, especialmente no tradicional centro histórico que os seus ante4cessores deixaram se transformar numa grande favela instalada logo na entrada de Manaus para quem chega por via fluvial.
 
Com certeza, essa anormalidade está com os dias contados, uma vez que a Prefeitura já está trabalhando para conseguir meios de realocar os verdadeiros camelôs em outros pontos da cidade onde poderão continuar a trabalhar com mais dignidade.
 
(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. amazonianarede@gmail.com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fisioterapia nas UTIs reduz tempo de internação dos pacientes

Publicado em Segunda, 01 Abril 2013 08:40
Amazonianarede - Redação

Manaus - Estudos apontam que as sessões de fisioterapia quando realizadas de forma integral reduzem em até 40% o tempo de internação de um paciente em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A atuação do profissional, muitas vezes desconhecida, é uma das etapas mais importantes da recuperação, explica o presidente da Associação Amazonense de Fisioterapia, Daniel Xavier, ( foto).

Xavier, que é doutor em Fisioterapia Intensiva, afirma que o profissional fisioterapeuta tem uma visão geral do paciente, pois atua de maneira complexa no amplo gerenciamento do funcionamento do sistema respiratório e de todas as atividades correlacionadas com a otimização da função ventilatória, que cuida da respiração do paciente. “É fundamental que as vias aéreas estejam sem secreção e os músculos respiratórios funcionem adequadamente. Isso é verificado pelo profissional fisioterapeuta”, explicou.

Daniel ressalta ainda que o fisioterapeuta possui o objetivo de trabalhar a manutenção dos músculos, tanto esqueléticos como respiratórios com técnicas de treinamento muscular, diminuir a retração de tendões e evitar os vícios posturais e imobilidade que podem provocar outras complicações, como úlceras de pressão. “É uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Isso pode ocorrer com um paciente que ficam muito tempo acamado”, informa Daniel.

Para isso, Daniel explica que o profissional utiliza técnicas, recursos e exercícios terapêuticos em diferentes fases do tratamento e de acordo com as condições clínicas e necessidades do paciente, para alcançar uma melhor efetividade do tratamento. “A reabilitação pode auxiliar no desenvolvimento de um sentimento de independência, estabelecer responsabilidade de auto-ajuda e melhorar a auto-estima do paciente. A fisioterapia tem o papel de potencializar o caminho da humanização e projetar uma nova sociabilidade futura”, disse.

Redução de riscos

Para o presidente da Assafi, o trabalho intensivo dos fisioterapeutas diminui o risco de complicações e infecções hospitalares, causando também uma redução do sofrimento dos pacientes e, consequentemente, permite a liberação mais rápida e segura das vagas dos leitos das UTIs.



Grupo Pro-Saúde presente na Corrida
as Mulheres contra o câncer

Publicado em Domingo, 31 Março 2013 12:04

Amazonianarede - Redação

Manaus - Buscando divulgar a importância da prevenção e combate ao câncer, o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) realizou no sábado (30/03), às 17h, na Avenida Coronel Teixeira (Estrada da Ponta Negra), a “4ª Corrida Internacional de Mulheres Contra o Câncer”.

O evento contou com a participação de um grande numero de corredores de ambos os sexos, com destaque para grupos de jovens que cada vez mais buscam o esporte para resguardar a saúde e a mente.

Nessa corrida solidária, divulgando os cuidados que se deve ter para prevenir o câncer na mulher, mais uma vez o grupo de jovens “atletas” do Pro-Saúde, liderado por Fabricio Frank Lacouth de Araújo e Alfredo Guerra, que sempre participa desse tipo de competição, também como uma maneira de incentivar os jovens a pratica salutar do esporte.

Calculadamente quase mil “atletas” participaram do evento e segundo os próprios corredores a afluência poderia ter sido maior se a prova tivesse sido realizada pela manha, considerando que o calor as 17 horas, quando foi dada a larga para a corrida de 5 km o calor estava muito forte.

Na verdade, a 4ª Corrida Internacional de Mulheres contra o câncer, foi uma grande festa de confraternização, sem vencedores e vencidos, por isso, no final da prova, todos os participantes receberam medalhas. O evento contou com integral apoio do Governo do Estado do Amazonas.