Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

                    PROSAMIM ANALISA ÁGUA DA BACIA DO SÃO RAIMUNDO

Manaus - O Governo do Estado, por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), começou nessa semana um trabalho de levantamento da qualidade da água dos principais igarapés urbanos de Manaus. Nesta etapa, uma equipe composta por técnicos do Prosamim, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) percorreram cerca de cinco quilômetros do igarapé do Mindu até sua foz, no São Raimundo.
A meta, segundo a coordenadora de projetos ambientais do Prosamim, Jane Crespo, é atestar como está a qualidade de um dos principais cursos d´água que compõem a bacia do São Raimundo.
“Estamos aqui para fazer o reconhecimento técnico de alguns trechos deste igarapé”, afirmou a coordenadora, destacando que após o levantamento será definido que tipo de tecnologia e processo será empregado para a revitalização de cada igarapé. “Estamos, ao longo do caminho, colhendo amostras para verificar a questão vegetal, além da água e ver como está o parâmetro do igarapé”, explicou.
Jane disse, ainda, que em até dois meses o grupo deve ter os primeiros resultados que irão ajudar a nortear os métodos de revitalização ambiental dos igarapés da bacia do São Raimundo.
“Em um mês e meio estaremos fechando os primeiros estudos, com apoio dos técnicos do Inpa que serão responsáveis pelas análises dos materiais coletados”, detalhou Crespo.
No que diz respeito à competência de cada time de especialistas participantes do estudo, a coordenadora informa que caberá à Semmas a fiscalização das áreas protegidas (neste caso, os corredores ecológicos), e à Semulsp a manutenção da limpeza e serviços dentro e no entorno.
“O Prosamim, com consultoria da Concremat, coordenará as ações”, afirmou. “O que pudemos perceber, de imediato, é que o Mindu ainda está muito poluído, com grande quantidade de material suspenso”, finalizou a coordenadora.Fonte: Agecom - Foto: Roberto Carlos

Nenhum comentário: