Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

Político condenado em primeira instância está inelegível

Brasilia - O relatório do dep. Indio da Costa (DEM-RJ) considera inelegíveis os políticos condenados em primeira instância. A medida vale para esta eleição.
O relator do grupo de trabalho sobre ficha limpa (PLP 518/09 e outros), deputado Indio da Costa (DEM-RJ), apresentou hoje (10) em reunião fechada seu relatório preliminar. O relator informou que a inelegibilidade será considerada após a condenação em órgão colegiado, independentemente da instância. Ele explicou que no casos dos militares e dos políticos, eles já são julgados por colegiados na primeira instância.
Caso a lei seja sancionada até as convenções eleitorais, em junho, essa regra poderá ser aplicada ainda nas eleições deste ano. Segundo esclareceu, o projeto muda as regras da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/90), mas não altera a Lei Eleitoral (Lei 9504/97), que define o processo eleitoral e os critérios para campanha. “Por essa razão, a nova lei não estará sujeita ao princípio da anterioridade”, explicou.(Câmara dos deputados)
,

Nenhum comentário: