Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

Museu Casa de Eduardo Ribeiro
será inaugurado amanhã

Manaus  – O Museu Casa de Eduardo Ribeiro será inaugurado amanhã (18), às 18h, em solenidade na Rua José Clemente, Centro. O Museu recupera a história pessoal e política do ex-governador do Amazonas.
O local é um dos vários palacetes edificados no centro tradicional de Manaus, no período áureo da economia da borracha (1880 -1914). Além dos acervos históricos, que trazem ao presente a vida e o trabalho de Eduardo Ribeiro, funcionará no térreo do palacete, o Museu Digital da História da Medicina do Amazonas.
Casarão
A morada de Eduardo Ribeiro foi edificada no Centro de Manaus, na época conhecido como bairro de São José, na Rua José Clemente, que tinha início no igarapé da Bica e terminava, como ainda hoje, no Largo de São Sebastião.
Após a morte do governador, o palacete teve outros proprietários, entre eles o Dr. Bretislau de Castro, que nele residiu por muitos anos com sua família. Em 1961, o imóvel foi desapropriado pelo Governo da União e tornou-se sede de algumas autarquias como Delegacia Federal de Saúde Pública, Superintendência da Saúde Pública (SUCAM) e Conselho Regional de Medicina.
Em 2002, o palacete foi cedido pela União ao Governo do Estado, via comodato, para a finalidade de recuperação da memória histórica da cidade e da medicina.
Acervo e visitação
Objetos de uso pessoal, equipamentos de vestuário e lazer e registros da atuação do ex-governador como jornalista, militar e político, além de fotografias, textos e documentos digitalizados como cartas, mensagens e relatórios, de cunho pessoal e profissional, formam o conjunto histórico que estará disponível à visitação pública, no dia seguinte à sua inauguração.
As visitas ao palacete deverão ter, em média, uma hora e meia de duração e acontecem das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira; e das 16h às 21h nos domingos. A entrada é livre e os guias apresentarão os espaços. O espaço oferecerá ainda Teatro História com datas agendas, informações na linguagem virtual da vida e obra de Eduardo Ribeiro, da família Bretislau de Castro e do Museu de Medicina.(Fonte: Secretaria da Cultura)





Nenhum comentário: